ALTERNATIVA

Governo marca audiência pública do Orçamento 2025

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 08/05/2024 às 20:12Atualizado em 13/05/2024 às 21:36
Compartilhar

Lei de diretrizes Orçamentárias para o ano que vem será tema de audiência pública nesta quinta-feira, a partir das 15h30, no auditório do Centro Administrativo. Como o próprio nome diz, a audiência estará aberta à participação popular, apesar do horário ingrato para quem trabalha. A LDO aponta as prioridades que o próximo governo deverá atacar, em 2025. Daí a sua importância.

MISSÃO DESAFIADORA
Livrar o Calçadão da ação dos ambulantes é uma missão desafiadora. Avaliação é do secretário municipal de Defesa Social, trânsito e transportes, Roberto Benigno. Segundo ele, é preciso encontrar uma solução mais duradoura, porque apenas a fiscalização não tem sido suficiente. Os agentes de Postura e de Segurança tiram os ambulantes num dia e no dia seguinte, ou até no mesmo dia, eles retornam ao local. E ali vendem de tudo, fazendo concorrência ao comércio regularmente instalado no Calçadão. Há relatos de ambulantes que chegam a assediar os consumidores, a ponto de evitar a entrada deles nas lojas. Aí não dá!

DE SOBRA
O interessante é que o Camelódromo da avenida Artur Machado foi criado justamente para tirar os ambulantes do Calçadão. Mas, hoje em dia, o que se vê são boxes desocupados, tornando aquele centro popular de compras um espaço subutilizado. Quem sabe agora que a LDO 2025 começará a ser discutida possa ser incluída a reforma do Camelódromo, ou, pelo menos, sua repaginação?

SINAL AMARELO
Pra pensar: O número de acidentes de trânsito com vítima no ano passado totalizou 1.380, em 12 meses, levando a óbito 70 pessoas. Em 2024, já foram registrados 386 até abril, com 16 mortes. Por outro lado, os acidentes sem vítima somaram 3.424 em 2023, enquanto nos primeiros quatro meses deste ano, 1.153. Os atropelamentos fizeram 73 vítimas no ano passado e somam 20, entre janeiro e abril de 2024.

PODE ISSO?
Apesar do excesso de velocidade e imprudência de alguns motociclistas, os acidentes de trânsito envolveram mais automóveis no ano passado foram 4.457 contra 1.197 motos. Este ano, os automóveis continuam liderando o ranking de envolvimento em sinistros de trânsito, com registro de 1.895 carros acidentados, contra 359 motos.

É MUITO?
Embora não se tenha o volume de novos motoristas envolvidos nos acidentes de trânsito, o número de CNH expedidas no ano passado é surpreendente: 7.229 documentos. No primeiro quadrimestre de 2024 outros 1.294 cidadãos conseguiram a habilitação. Pois é...

Vale lembrar que a frota de Uberaba conta com 251.684 veículos.

INFRAÇÕES
Por falar em trânsito, as maiores causas de autuações de motoristas ao volante continuam sendo o uso do celular, o avanço de sinal e o excesso de velocidade.

CONSULTA PRÉVIA
Presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Marco Túlio Prata, alerta os produtores rurais para não assinarem Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com Ministério Público sem, antes, consultar o jurídico da entidade. “Não assinem às cegas”, orienta o presidente. Ocorre que no final de abril, o MP do Meio Ambiente desencadeou uma ação para identificar áreas de solo degradado nas fazendas da região, num projeto piloto para Minas Gerais. Porém, Marco Túlio ressalta que o Sindicato pode orientar e ajudar seus associados, antes que façam compromissos que dificilmente conseguirão cumprir. “Recuperação de solo não fica barato. Além disso, o descumprimento de TAC acarreta multas pesadas, podendo até inviabilizar a atividade para o produtor rural” - adverte o líder classista.

NO SUFOCO
Em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira, Marco Túlio Prata ressaltou a importância da adoção de uma política padronizada para proteger a produção de leite no país. O produto hoje sofre uma concorrência considerada desigual do leite importado do Mercosul, especialmente da Argentina, que entra no Brasil com preços mais baratos porque têm subsídios dos seus respectivos países. “O produtor rural brasileiro é competitivo, mas desde que as regras sejam as mesmas”, frisou o presidente. Marco Túlio ainda lembrou que Minas foi o primeiro estado brasileiro a criar barreiras para o leite importado. Durante evento promovido pela Faemg, em Belo Horizonte, cerca 9 mil produtores de leite protestaram contra o que chamaram de concorrência desleal. Até o governador Romeu Zema participou do ato. Logo depois, na abertura da Expozebu, as lideranças do agro reivindicaram o apoio do ministro Carlos Fávaro à causa.

“O CARA”
Centro Cultural Cecília Palmério será reaberto ao público neste mês para a primeira mostra sob a batuta da sua nova gestora, Thaís Sylos Colus. Evento fará homenagem a Jorge Nabut, que comandou com dinamismo ímpar o CCCP.

SOS RIO GRANDE DO SUL
Você pode fazer sua doação para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul pela chave PIX uberabasolidaria@gmail.com. Doe a partir de um real. Se preferir doar alimentos não perecíveis (arroz, feijão, açúcar, sal, macarrão, fubá etc), os pontos de coleta são a sede da Fiemg na Praça Frei Eugênio e as 9 lojas do Zebu Carnes Supermercados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por