SOLUÇÃO PARA O HC
Foram mais de três horas de discussões na manhã desta segunda-feira sobre as medidas a serem tomadas para contornar eventuais problemas no atendimento ambulatorial infantil na quarta-feira, pós-feriado. Com a paralisação de 24 horas dos prestadores de serviço do Hospital da Criança, a Prefeitura já havia anunciado que reforçaria o atendimento no Ambulatório Milton Toubes, em frente ao Hospital. Mas hoje ficou decidido que o atendimento naquele ambulatório será exclusivo para pediatria nesta quarta-feira. Obviamente que os médicos da rede municipal serão destacados para lá, a fim de reforçar o atendimento.
QUESTÃO DE SEGURANÇA
Ainda na reunião sobre o Hospital da Criança, ficou acertado que a Guarda Civil Municipal vai montar um base nas proximidades do hospital para garantir a segurança do trabalho dos colaboradores. Claro que a medida é bem vinda, mas certamente não pode ser temporária. O problema das agressões sofridas pelos trabalhadores não é recente, nem isolada. Por isso, a questão da segurança precisa ser melhor estruturada para se tornar duradoura. Caso contrário a medida será meramente paliativa, em resposta à paralisação dos profissionais. E não é isso o que se pretende.
AÇÕES EFETIVAS
Por várias vezes a médica Ana Paula Bosi reclamou da forma como o atendimento no Hospital da Criança tem sido desqualificado perante a opinião pública, incluindo agressões verbais aos profissionais que lá trabalham. Está coberta de razão. Algumas pessoas usam as redes sociais para denegrir a imagem do Hospital, e fazem um barulhão danado. Contra esses elementos que apenas desconstroem ou exageram fatos ou falam inverdades para autopromoção política, há o caminho da Justiça. O Hospital da Criança deve buscar o amparo dos seus direitos na esfera judicial, até mesmo como forma de evitar a continuidade do uso desses expedientes mesquinhos por terceiros mal intencionados.
Não basta ao HC ter proteção policial. Sua direção precisa tomar a iniciativa de identificar aqueles que estão atrapalhando a prestação de serviços do hospital ao seu público. E, cá entre nós, precisa melhorar também a sua comunicação com a comunidade, que, convenhamos, deixa muito a desejar. Muitos pais se irritam com a forma como são tratados num momento de angústia pela doença do filho.
NO ENCALÇO
“Nós nunca perdemos a esperança e estamos prontos para receber a Heineken na hora em que ela quiser. Mas temos de respeitar os trâmites da cidade de Passos. Vamos aguardar e acompanhar atentamente o desenrolar dos fatos”. Declaração foi dada pela prefeita Elisa Araújo em entrevista à colega Rafaela Massa, no fim de semana, a propósito dos problemas enfrentados pela Heineken para instalar sua nova fábrica mineira de cerveja.
CERVEJA QUENTE
Em abril, a Heineken anunciou a cidade de Passos para receber sua nova cervejaria, em detrimento de Uberaba, que estava no páreo. No entanto, até agora a empresa não conseguiu o licenciamento ambiental. O documento, que é fundamental para o início das obras, estava previsto para setembro. Se não bastasse esse entrave, os recursos de R$ 12 milhões prometidos pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foram bloqueados semana passada pelo Ministério da Economia. Esses recursos são considerados importantes para a pavimentação do trecho que liga as rodovias MGC-146 e MG 50, no acesso até a fábrica da Heineken.
DIRETO DO CAIXA
Mas os uberabenses não devem se animar muito não. O prefeito de Passos, Diego Oliveira, anunciou no fim de semana que a Prefeitura tem dinheiro em caixa para bancar as obras desse acesso das rodovias, considerado essencial para o escoamento da produção da Heineken. A cervejaria tem previsão de início de operações para 2025. Segundo Diego, os R$ 12 milhões vão fazer falta na pavimentação de ruas da cidade de Passos, mas a prioridade é garantir o investimento da Keineken.
CABEÇAS A PRÊMIO
Podem sair na próxima edição do jornal oficial do município as exonerações anunciadas pela prefeita Elisa para seu time. As alterações estavam sendo aguardadas para a edição de sexta-feira passada, mas não se confirmaram. Nos bastidores, são dadas como certas as substituições dos ocupantes das secretarias de Educação, Governo e Desenvolvimento Social, assim como do chefe de gabinete. Questionada sobre as mudanças, a prefeita Elisa preferiu não alimentar as especulações, nem antecipar nomes. Disse apenas que na hora certa as alterações serão comunicadas.
OLHA A COVID DE VOLTA
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, a renomada infectologista Cristina Barata alertou os ouvintes sobre a possibilidade de uma nova explosão de casos de Covid nas próximas semanas. Fator preponderante para o aumento do número da incidência são as aglomerações, como se viu no evento universitário do fim de semana em Uberaba. A médica infectologista alertou, ainda, sobre os cuidados necessários durante a Copa do Mundo, quando muitos torcedores acabarão se aglomerando para assistir aos jogos. Ela sugere que os torcedores optem por assistir aos jogos em locais arejados, mantendo o distanciamento entre as pessoas.
VACINA JÁ!
Quem ainda não tomou a 4ª dose da vacina contra Covid deve tratar de tomá-la o quanto antes. Ainda que se diga que essas vacinas atuais foram desenvolvidas antes da Ômicron e de suas variantes, Cristina Barata explica que elas reforçam a reação do organismo contra agressores externos. Além disso, com o passar do tempo, aquelas doses da vacina anti-Covid vão perdendo a eficácia. Por isso é necessário tomar a 4ª dose. Se fosse possível, até mesmo a 5ª dose viria a calhar, embora só o estado do Rio de Janeiro esteja disponibilizando essa dose extra de proteção vacinal.
ESCÂNDALO A CAMINHO
Deflagrada pela Polícia Civil, a Operação Brahma pode respingar em ocupantes de cargos comissionados no governo passado e pelo menos uma dezena de servidores municipais ligados à fiscalização. Alguns por ação, outros por omissão. Essa operação é aquela que investiga roubo de gado na zona rural e o comércio irregular de carne em Uberaba., com suspeita de envolvimento de fiscais da Vigilância Sanitária no esquema.
SAPATINHO BRANCO
Outra operação que pode até levar gestores públicos a enfrentar as “barras da Justiça” envolve o Cisvalegran, em razão da contratação de profissionais da área de saúde. Embora as investigações estejam sob sigilo, nos bastidores comenta-se que há pelo menos três nomes da área de Medicina na cidade suspeitos de envolvendo num esquema de contratação irregular e desvio de recursos públicos.
SESSENTONA
Academia de Letras do Triângulo Mineiro completa nesta terça-feira seus 60 anos bem vividos. Fundada em 1962 por um grupo de intelectuais liderados pelos saudosos Prof. José Mendonça, Monsenhor Juvenal Arduini, José Soares Bilharinho, César Vanucci e meu saudoso pai, Edson Prata, a ALTM tem hoje no seu comando o entusiasmado presidente João Eurípedes Sabino. É uma honra fazer parte da Academia, ao lado de grandes escritores e personalidades triangulinas do mais alto quilate. Vida longa à nossa ALTM!