Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Rescisão
Após ameaça de rescisão de contrato pela administração municipal, representantes das duas concessionárias do transporte coletivo sentaram ontem à tarde com os sindicalistas e negociaram pelo fim da greve. Menos mal para a população, que por dois dias ficou prejudicado em virtude da paralisação.
Manobra
Embora tenha ocorrido acordo, a greve no transporte coletivo foi vista, por muitos, como manobra política e não como busca por melhores condições de trabalho. Ao que tudo indica, os próprios trabalhadores estavam servindo de massa de manobra com vistas ao resultado na eleição da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário, cujo resultado está sendo questionado na Justiça. Com o fim da greve tendo as reivindicações praticamente atendidas pelas empresas, ponto para a atual diretoria que saiu vitoriosa na eleição.
Salários
Os motoristas do transporte coletivo pleiteavam reajuste de 10% de aumento. Conseguiram 8%. Um avanço significativo para a categoria que recebia salário de aproximadamente R$ 1.300 além de horas extras e adicional de dupla função – que será reajustada em 12%. Ainda há o tíquete alimentação de R$ 300 (a ser corrigido em 10%) além de cesta básica, plano de saúde e odontológico.
Dupla função - Por outro lado, não há como discordar da queixa dos motoristas quanto exercer ainda a função de cobrador. Em várias linhas, a função foi extinta e o motorista, além de dirigir no trânsito caótico da cidade, ainda é obrigado a cobrar a passagem dos usuários. E a dupla função irá permanecer. É o fim da picada.
Fora - Paulo Piau não acompanhou ontem as discussões que culminaram em notificação às empresas com possibilidade de rompimento de contrato. Ele estava cumprindo agenda em Brasília. Toda a situação foi conduzida pela Procuradoria-Geral do Município.
Atenção
Alguns comerciantes uberabenses pedem atenção redobrada quanto a uma loira de boa aparência que vem furtando várias lojas em Uberaba. Todo cuidado é pouco.
Palestra
Sócio-fundador do escritório Mannrich, Senra e Vasconcelos, o advogado Breno Vasconcelos participará do VII Congresso de Direito Processual de Uberaba. Ele é filho do conceituado advogado Gilberto Vasconcelos, que comanda a filial em Uberaba. Breno fará uma palestra na quinta-feira, às 14h, sobre o tema “Responsabilidade tributária dos administradores ou sócios”. O tema tem ganhado repercussão por ser controverso e causar insegurança jurídica, em virtude da falta de critérios claros sobre quando o patrimônio pessoal responderá pelas dívidas da empresa. O assunto atinge diretamente empresários e investidores brasileiros e estrangeiros.
Rasteira
Advogado Lawrence Borges poderá assumir a presidência do Partido Verde, tirando-o das mãos do também advogado Vicente Araújo Neto – o qual já foi aliado de primeira hora.
Feriado
Comércio de rua estará fechado no sábado, feriado do “Dia da Independência”. A informação foi confirmada ontem pelo Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba. Restaurantes e lanchonetes, o ponto é facultativo.
Divulgação
Peça. Será lançado no dia 15, às 19h30, no Teatro Vera Cruz, o novo produto da Câmara de Dirigentes Lojistas aos seus associados: CDL Vida. Como atração especial, a peça de teatro “Os homens querem casar e as mulheres querem sexo”, com classificação 14 anos. A entrada será dois quilos de alimento não perecível (exceto sal e fubá). Ponto de troca, na sede da CDL, na rua Luiz Soares, 520 – Vila Olímpica. Os alimentos arrecadados serão doados a três instituições locais: Sanatório Espírita, Lar da Caridade (Hospital do Pênfigo) e Instituto de Cegos