“Tive votação muito ruim. Caí de 75 mil votos para apenas 22 mil votos este ano”. Análise é do deputado estadual Hely Grilo, que não conseguiu se reeleger. Além do excesso de candidatos na disputa por cadeira na Assembleia de Minas, Grilo contou que secretários do governo Zema jogaram pesado contra sua reeleição, em represália à sua atuação independente no legislativo mineiro. “Percebi ação deliberada do governo do Estado em cima dos meus municípios para inviabilizar minha reeleição” - desabafou o parlamentar em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta quarta-feira. Segundo Grilo, o pedido de CPI da Cemig assinado por ele teria sido a “gota d´água” para provocar a ira do governo Zema.
CHEGA PARA LÁ
Hely Grilo também reclamou que seu trabalho não teve o reconhecimento merecido, inclusive pelo governo municipal, nas solenidades públicas para divulgação de conquistas asseguradas por ele através de emendas parlamentares. Citou, como exemplo, os recursos para reforço na segurança pública. Na solenidade de entrega das novas viaturas às polícias, até um deputado de Araxá foi citado nominalmente, menos ele, Grilo, que garantiu os recursos para comprá-las.
SEM DESCULPAS
Ainda engasgado com o governo do Estado, o deputado Hely Grilo adianta que ficará atento aos prejuízos de Uberaba daqui pra frente, por causa da falta de representantes em BH e Brasília. E mais: para ele, Zema terá de mudar seu discurso e parar de olhar no retrovisor para governar. Esse papo de que herdou um Estado quebrado “colou” no primeiro mandato, mas agora no segundo terá de mostrar serviço.
E 2024?
Indagado se vai disputar a Prefeitura em 2024, o deputado Hely Grilo não pestanejou para responder negativamente. Disse que vai cumprir seu mandato parlamentar até o último dia e, depois, se dedicará a projetos sociais, em especial no Centro Espírita Bezerra de Menezes.
Se ele não mudar de ideia, em 2 de fevereiro do ano que vem Grilo irá dependurar as chuteiras políticas.
ORDEM E PROGRESSO
As articulações dos movimentos de apoio aos dois presidenciáveis com vistas ao segundo turno estão a todo vapor em Uberaba. Pela manhã, o grupo denominado “Ordem e Progresso” esteve reunido na sede do Sindicato Rural de Uberaba para definir as estratégias a serem adotadas para ampliar a votação obtida pelo Presidente no primeiro turno. Lideranças de diversos segmentos participaram da reunião, incluindo presidentes da ACIU, Anderson Cadima; CDL, Fernando Xavier; Sindicomércio, Luciano Ciabotti; Cigra, Maurício Pincelli; reitor da Uniube, Marcelo Palmério; deputado estadual Hely Grilo; empresários, produtores rurais, lideranças políticas, dentre outros apoiadores de Bolsonaro. Reunião foi conduzida pela prefeita Elisa Araújo, que tomou as rédeas da campanha bolsonarista na cidade.
Prefeita Elisa e o líder bolsonarista em Uberaba mostram o adesivo de apoio à reeleição do presidente da República (Foto/Divulgação)
ESTRELA DO DIA
Eleito deputado federal por Minas Gerais, o ex-jogador de vôlei Maurício Souza (PL) foi uma das estrelas da reunião dos bolsonaristas na sede do Sindicato dos Produtores Rurais. Dis 83.396 votos obtidos por Maurício, 1.825 foram conquistados em Uberaba. Além de agradecer a votação, Maurício disse que está “pronto para trabalhar por Uberaba”. Seu principal foco será a formação de jovens através do esporte.
FAKE NEWS
Juízes eleitorais na comarca tiveram trabalho dobrado hoje para desmentir os vídeos que circularam o dia todo nos grupos de whatsapp, sugerindo a ocorrência de fraudes nas eleições. No meio da tarde a Justiça Eleitoral de Uberaba divulgou nota de esclarecimento, ressaltando se tratarem de informações falsas. Segundo a nota, a divergência entre o número de eleitores e o de votos computados tem explicação e não configura indício de fraude. Ocorre que, “em razão do VOTO EM TR NSITO, os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral e se cadastrarem conforme previsto na lei, podem votar em seções eleitorais previamente indicadas”. Diz a nota, ainda: “Tais seções, portanto, terão votos superiores aos de seus eleitores originários. Além disso, aqueles eleitores que estiverem fora de sua unidade federativa, somente poderão votar para Presidente (Art. 233, A, parágrafo primeiro, inciso II). Daí a razão da divergência apontada como fraude e que, em verdade, configura situação prevista em Lei.”
ADEUS DEFINITIVO
A querida jornalista Indiara Ferreira está de volta definitivamente à iniciativa privada. No meio deste ano ela deixou o comando da Secretaria municipal de Comunicação para se dedicar à campanha de reeleição de Zé Silva e a outros projetos profissionais de assessoria. Mas Indiara está decidida a não voltar a integrar o governo, embora faça questão de ressaltar sua enorme gratidão pela oportunidade que Elisa lhe deu. Foi um aprendizado e tanto. Na verdade, Indiara saiu maior do que entrou, e fez um trabalho excepcional, graças à sua competência profissional e à sua incrível perspicácia. O compromisso feito por ela com a prefeita era de ficar um ano no governo. Ficou mais que isso. Saiu com a certeza do dever cumprido. E bem cumprido.
MUITO CEDO
Presidente da Câmara, Ismar Marão, considera que ainda está muito cedo para startar o processo sucessório na Casa. Segundo ele, um colega que começou a trabalhar durante a campanha eleitoral acabou “queimando na largada”.Ismar acredita que logo após o segundo turno essas tratativas sobre a eleição da próxima Mesa Diretora deverão ganhar corpo.
HAJA LIMÃO!
Ismar Marão acredita que daqui pra frente as relações entre o Legislativo e o Executivo deverão azedar, como reflexo do resultado das urnas no domingo. O quadro eleitoral para 2024 já começou a ser definido desde segunda-feira.
TERRA DA LATINHA
Ainda sobre a falta de representantes locais em Brasília e BH, Marão considerou “um absurdo” o fato de vereadores daqui trabalharem para candidatos de fora. Sem citar nomes - nem precisa - ele disse que Uberaba vai pagar um preço alto por atitudes como esta, que tiraram a eleição dos candidatos da cidade para engordar a votação de forasteiros. “Corremos o risco de Uberaba voltar a ser a “cidade lá tinha”. Lá tinha isso, lá tinha aquilo” - observou o presidente da Câmara, inconformado com a derrota dos candidatos locais nas urnas.
ORGULHO DA GENTE
Com apenas 15 anos de idade, Renan Araújo Fernandes, do Programa de Bem-Estar do Menor (Probem), da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI), foi reconhecido pela competência do trabalho como o destaque do mês no McDonald’s de Uberaba. A conquista veio no sétimo mês de serviço de Renan. E a escolha se deu por votação direta dos colegas de trabalho. O prêmio recebido foi uma bonificação no salário. Olha só que orgulho!
Capitaneados pelo diretor financeiro Alceu Vieira Neto, representantes da Sociedade Civil Organizada (SCO) e do governo municipal estiveram em Maringá, conhecendo a estrutura da Associação Comercial e Industrial daquela cidade e dos projetos estruturantes do desenvolvimento do município para as próximas décadas. A ACIU foi representada por sua secretária executiva, Marcela Pires. Detalhe: com cerca de 400 mil habitantes, Maringá elegeu 9 deputados no domingo!!!!!!