ALTERNATIVA

Grilo não confirma intenção de sair candidato a prefeito em 2020

Lídia Prata
Publicado em 08/08/2019 às 20:27Atualizado em 17/12/2022 às 23:16
Compartilhar

Foto/André Santos

Prefeito Paulo Piau pediu paciência ao governador Romeu Zema antes de tirar de combate o helicóptero para resgate de vítimas na região. Ponderou que 10 dos 27 municípios beneficiados pelo serviço já concordaram em participar do rateio das despesas e os outros vão acabar aderindo também. Aliás, o Estado vem enrolando há meses para fazer repasses de recursos para o Hospital Regional. Não pode exigir rapidez dos municípios para solução do impasse relacionado à manutenção do helicóptero...

Questão de persistência

Vinda do governador Romeu Zema para a Megacana Tech Show movimentou o meio político de toda a região. Prefeitos de vários municípios estiveram em Campo Florido na manhã dessa quinta-feira, levando um “caminhão” de reivindicações a fazer. O prefeito Paulo Piau, por exemplo, voltou a insistir na questão do gasoduto, reforçando a necessidade de trazer o ramal de São Carlos até a região. “O Triângulo Mineiro está esperando a chegada do gás há 35 anos” – frisou Piau, revelando que Uberaba perdeu recentemente um investimento da ordem de R$25 milhões justamente por falta do gás.

Agora vai?

As tratativas sobre o gasoduto na região do Triângulo Mineiro já se arrastam há muito tempo, mas agora foram retomadas no governo Zema, com chances maiores de viabilização. Ainda que o Estado esteja literalmente “quebrado”, pode atuar politicamente para a solução desse imbróglio. Vale lembrar que no ano que vem o gasoduto de São Carlos deve chegar a Orlândia e, de lá para cá, atravessar a ponte do rio Grande é “um pulo”. Basta que haja vontade política do Estado para dar andamento ao projeto e, nesse sentido, o prefeito Paulo Piau garante que viu interesse e boa vontade por parte do governador Romeu Zema. Oremos!

Novos parceiros

Ciente de que não adianta “pelejar” sozinho por esse gasoduto de transporte vindo de São Carlos, o prefeito Paulo Piau tem tratado de buscar novos aliados. Em maio, por exemplo, o prefeito Paulo Piau iniciou conversas com o novo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, quando ele esteve em Uberaba para participar da ExpoZebu. No dia 21 os dois voltarão a tratar do assunto, desta vez em Brasília e já com detalhamento mais avançado. Seja como for, para o gás chegar à capital do país terá de passar por Uberaba. Daí a necessidade da união de forças.

Brasa pra sardinha

Durante a Megacana, o CEO da Usina Coruripe enalteceu os produtores de cana da região, dizendo que são os mais competentes do mundo. Quando chegou a vez do prefeito Paulo Piau, ele não se fez de rogad “Se tem os produtores de cana mais competentes, tem também o técnico mais competente”. Piau se referiu, claro, ao filho Rodrigo, que é engenheiro agrônomo e orientador técnico da Megacana.

Me dá um troquinho aí

Outro tema que voltou à pauta das tratativas entre o prefeito Paulo Piau e o governador Romeu Zema foi a fábrica de amônia/ureia. A tecla é a mesma: onde tem mercado, tem negócio. Ou seja, aqui tem consumidor (Mosaic, por exemplo) interessado na matéria-prima dessa fábrica tão sonhada. Piau não pediu que o Estado viabilize a planta, mas banque a segunda fase dos estudos de viabilidade técnico-econômica que a Fundação Getulio Vargas está fazendo. Na primeira etapa, para se ter uma ideia, a FGV concluiu que a fábrica é viável, daria um retorno de 22% a 25% ao investidor, num prazo de seis anos. A ideia é colocar Cemig, Gasmig e Codemig para complementar esse investimento no projeto, estimado em R$3,9 milhões.

Fora do páreo

Deputado estadual Heli Andrade, o Grilo, não confirma intenção de sair candidato a prefeito em 2020. Mesmo com seu nome sendo cogitado a todo instante para a sucessão de Paulo Piau, Heli ressalta que tem um compromisso com a região toda que o elegeu, e não apenas com Uberaba. “Tenho responsabilidade” – frisa o deputado do PSL. Ele pondera que se deixasse a Assembleia Legislativa para disputar eleição do ano que vem, tanto Uberaba quanto os demais municípios onde foi bem votado ficariam “na mão”. Nem o seu suplente é da região. Aliás, o suplente tem domicílio eleitoral em Leopoldina, Zona da Mata mineira.

Visita

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, estará em Uberaba amanhã, a convite do deputado estadual Heli Andrade, que também é presidente do PSL no município. O ministro vai conhecer Peirópolis, às 9h, e na sequência estará na Câmara Municipal para encontro com lideranças políticas e comunitárias.

Como assim???

Acredite, se quiser: o deputado André Janones vai receber título de cidadão uberabense. Mesmo depois de todas as barbaridades que ele fez com nossa cidade, esculhambando com a saúde pública no município sem conhecimento de causa, a Câmara Municipal aprovou a concessão do título. Socorro!

De matar!

Por falar em saúde, fechamento dos números de atendimentos na rede municipal no ano passado mostra que quase a metade dos agendamentos não se efetivou. Pois é. Mais de 47% dos pacientes faltaram às consultas e exames. O maior índice de faltas foi registrado nos agendamentos para consultas com urologista, batendo a marca de 88%. O pior é que quem marca e não aparece acaba tirando a chance de outro paciente ser atendido mais rapidamente...

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por