ALTERNATIVA

Grupo de empresários locais realiza pesquisa de intenção eleitoral

Lídia Prata
Publicado em 16/12/2019 às 19:34Atualizado em 18/12/2022 às 02:51
Compartilhar

Foto/Divulgação

Querido amigo Rivaldo Machado Borges Júnior assume hoje o comando da ABCZ, sucedendo a Arnaldo Manuel Machado Borges, cuja gestão marcou época na associação. Além de cumprir a promessa de campanha, fazendo uma ABCZ para todos, Arnaldo Manuel abriu as portas da entidade para Uberaba, em especial o Parque Fernando Costa e a ExpoZebu. Além do belíssimo Natal de Luzes, exposições de antigomobilismo, feiras setoriais, eventos beneficentes... a ABCZ esteve em todas! Arnaldo deixa o cargo com 100% de aprovação interna e da comunidade, um fato raríssimo de se ver.

Quem vai ganhar a eleição?

Esta é a pergunta que não quer calar. E por isso mesmo, tem despertado desde já o maior frisson nos bastidores políticos. Nesse fim de semana, o ti-ti-ti foi incrementado com números de uma pesquisa realizada por um grupo de empresários locais para posicionar os nomes cogitados para prefeito junto ao eleitorado uberabense. Provavelmente esta seja a última pesquisa de intenção eleitoral conhecida este ano. Alternativa conseguiu acesso aos números.

Cenário inicial

A pesquisa foi realizada pelo instituto HC7 Pesquisa e Inteligência de Mercado, de São Paulo. Ouviu 807 eleitores entre os dias 25 e 26 de novembro, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Vários cenários foram testados, pelo método estimulado. Como falta muito tempo para as próximas eleições, obviamente o índice de votos brancos e nulos foi altíssimo, em todos os cenários. No primeiro deles, por exemplo, brancos e nulos totalizaram 29%.

Grilo na frente

No primeiro cenário foram apresentados 7 nomes de prováveis candidatos aos entrevistados: o deputado Heli Andrade obteve 25% das intenções de voto, seguido pelo ex-deputado Lerin, com 10%, e pelo vereador Thiago Mariscal, com 9%. Presidente da Cohagra, Marcos Jammal, e o vereador Kaká Carneiro empataram com 5% cada, enquanto Elisa Araújo, do Novo, obteve 2% e Dê Só Faróis apenas 1%. Não souberam ou não responderam totalizaram 14%. Nesse cenário, fica claro que Jammal tira um percentual razoável de votos de Heli Grilo.

Cenário 2

No segundo cenário, Heli Grilo foi substituído pelo deputado Franco Cartafina, que ficou com 29% das citações, contra 12% de Lerin, 10% de Mariscal, 6% de Kaká, 3% de Elisa e 2% de Dê Só Faróis. Brancos/nulos totalizaram 27% e não sabem/não responderam 11%. Nesse cenário não foi testado o nome de Marcos Jammal, o que, provavelmente, explique que Franco Cartafina tenha tido um percentual de votos superior ao de Heli Grilo nesse momento.

Cenário 3

Num outro cenário, o HC7 excluiu os deputados para incluir um nome relativamente novo na disputa para prefeito, com perfil de empresário bem-sucedido. No caso, o testado foi Carlão dos materiais de construção. Por incrível que pareça, Carlão obteve 4% das respostas, mesmo percentual de Elisa Araújo, e 1% a mais que Dê Só Faróis. Nesse cenário, Lerin e Mariscal aparecem tecnicamente empatados, com 16% e 15% respectivamente, Kaká Carneiro ficou com 6%. Brancos e nulos subiram para 39%, e ns/nr totalizaram 13%.

Guaritá na liderança

No 4º cenário testado pelo HC7, o ex-prefeito Luiz Guaritá Neto lidera com 19% das intenções de votos, seguido por Lerin e Mariscal mais uma vez empatados, com 10% cada, e Kaká Carneiro com 8%, atrás de Wagner Junior, com 9%, que ainda tem um eleitorado consistente em Uberaba embora esteja afastado da cidade desde as últimas eleições. Elisa Araújo mantém os 4%. Brancos e nulos somaram 30%, ns/nr 10%.

Último cenário

O último cenário é impossível, mas ainda assim foi testado pelo HC7. Foram apresentados aos entrevistados os nomes do prefeito Paulo Piau (que não pode ser candidato à reeleição), dos ex-prefeitos Luiz Guaritá Neto e Anderson Adauto (também impossibilitado legalmente de disputar a eleição), com os deputados Heli Grilo, Franco Cartafina, e os vereadores Kaká e Mariscal, além de Lerin. Nesse cenário impossível, Luiz Guaritá lidera com 5% das citações, seguido por Piau e Franco, com 2% cada. Todos os demais obtiveram 1% das citações, enquanto a opção “outros” ficou com 3%. Brancos e nulos totalizaram 16%. Não sabem ou não responderam chegaram a absurdos 67%.

Pano pra manga

É certo que daqui até a eleição do ano que vem ainda há muito chão a percorrer. Não há candidaturas ainda, apenas pré-candidaturas que poderão (ou não) se confirmar. Mas esses cenários testados pelo instituto de São Paulo já serve de balizador sobre o potencial de cada nome, assim como indica, de certa forma, o que cada um precisa fazer nesse momento. É certo, porém, que não será fácil para ninguém, seja nome novo ou já testado nas urnas. Além disso, não se pode perder de vista que Franco Cartafina e Heli Grilo ainda estão com seus nomes “frescos” na cabeça dos eleitores, pois acabaram de sair de uma campanha para deputado. Daqui até outubro, ambos terão pouquíssimo tempo para mostrar resultados do trabalho como parlamentares a fim de convencer os eleitores. E pensar bem, pois poderão deixar Uberaba sem representante no Congresso e na Assembleia de Minas.

Na raça

Presidente da Cohagra confirma para esta quinta-feira, depois de amanhã, a entrega das chaves das casas do Girassóis 3. "Vamos fazer a entrega na raça" - diz Marcos Jammal, lembrando da peleja que foi para resolver os entraves burocráticos que tiveram até denúncia ao Ministério das Cidades dando conta de que o residencial seria entregue sem estar com o acesso iluminado. Problema contornado, ainda restou a pendência da exigência da Caixa para averbações e registros das escrituras antes da entrega das chaves. Enfim, agora o prefeito Paulo Piau e Jammal garantem a entrega das chaves nesta quinta, às 9h, para os futuros moradores passarem o Natal debaixo do teto próprio.

JM nas bancas

Lançamento da JM Magazine 67 movimentou o Parthenon Vip à noite passada. Show da Banda Samba Surf fez o maior sucesso, levando os convidados à pista de dança na maior animação. O casal Hanne Wehbe e Luiz Carlos Cruxen ilustra a capa desta edição da revista, cujos exemplares já estão nas bancas a partir de hoje

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por