VITÓRIA
O ex-deputado federal Franco Cartafina teve motivos para dupla comemoração nesta sexta-feira. Primeiro foi seu aniversário de 37 anos. Segundo, a confirmação da conquista do Avante por seu grupo político.
O comando do partido em Uberaba já foi publicado, tendo na presidência Rodrigo Vieira, assessor de Franco e ex-secretário municipal de Administração do Governo Paulo Piau. Na nova executiva constam também Robert Boaventura, que integrou os quadros da Secretaria de Saúde, contemporâneo de Rodrigo Vieira, e será o vice-presidente do Avante.
Compõem o time Avante ainda Abrão Fernandes Baptista Neto (primeiro tesoureiro), Alisson de Oliveira Carramilo (secretário-geral), Gilmar Marques (primeiro secretário). Publicação do documento será na segunda-feira, ao que tudo indica. Mas essa composição já está no site da Justiça Eleitoral.
DISPUTA
O Avante estava sem comissão provisória em Uberaba desde 2021, mas vinha sendo cobiçado por grupos políticos da cidade há um bom tempo. Em nível nacional, o partido tem como uma de suas principais lideranças a deputada federal Greyce Elias, de Patrocínio, e, em Uberaba, a Pastora Regiane Isidoro, nome considerado forte para a disputa eleitoral de 2024.
VAI FICAR?
Um dos desafios da nova executiva do Avante será convencer a Pastora Regiane a permanecer filiada ao partido. Não se pode esquecer que o marido, Pastor Eduardo Isidoro, ocupa atualmente a presidência do PRTB e já externou desejo de disputar as eleições para prefeito em 2024. Além disso, o casal Isidoro tem bom relacionamento a prefeita, o que poderá obviamente complicar a permanência de Regiane no partido, já que o Avante certamente marchará na oposição à prefeita.
No entanto, se depender do presidente Rodrigo Vieira, a Pastora Regiane permanecerá no partido. “Vamos fazer de tudo para mantê-la” – disse Rodrigo, ao ser questionado sobre o assunto.
FUTURO INCERTO
Pelo lado do Republicanos, ainda não há definição sobre o futuro do partido na cidade. Leonardo Barbosa revela que ainda aguarda a decisão da Estadual para saber como o partido caminhará aqui. Leo atualmente assessora do deputado estadual Charles Santos, do Republicanos MG, e ainda responde pelo partido na cidade.
GRUPO UNIDO
A propósito, Leonardo Barbosa viu como natural a conquista do Avante pelo grupo político de Franco Cartafina: “Ele tem influência ainda muito grande no cenário político”, disse.
Por outro lado, Leo revela que o grupo político do qual ele participa ao lado do Pastor Eduardo Isidoro continua unido e trabalhando forte para 2024. “Faremos parte desta eleição”, garante, frisando que estão dialogando com outros partidos e pré-candidatos já cogitados.
NA FILA
Já pelos lados do PDT de Rochelle Bazaga, está dissipada a dúvida envolvendo o ex-deputado Lerin e o partido. Questionado, Lerin não só garantiu que vai continuar filiado, como adiantou seu interesse em disputar a eleição para prefeito no ano que vem.
BOLA DA VEZ
De olho nas eleições (e tempo de TV no horário eleitoral gratuito de 2024), a disputa pelo controle dos partidos está a cada dia mais acirrada. A bola da vez agora é o PP. Consta que até o prefeito Odelmo Leão, de Uberlândia, teria sido acionado para interceder a favor de grupo político local junto à direção nacional do Progressistas...
RUMO À ÁSIA
Governador Romeu Zema embarcou na quarta-feira rumo Ásia, incluindo China e Japão no roteiro. O objetivo é buscar investimentos para Minas, além de promover o Estado para o mercado asiático, líder em setores importantes da economia mundial, como tecnologia e logística de exportações. A viagem terá duração de 18 dias.
Na comitiva mineira está a empresária Miria Resende, presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico de Uberaba, o Sindplast.
HOMENAGEM
Será às 19 horas no dia 7 de dezembro, no Fórum de Uberaba, a homenagem ao Promotor José Carlos Fernandes, a quem será outorgada a medalha Desembargador Hélio Costa, conferida a cada dois anos àqueles que prestam serviços relevantes ao Judiciário mineiro. Homenagem justíssima!
OLHA A COVID AÍ!
Uso de máscara voltou a ser obrigatório em Santa Luzia, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, depois que os casos de Covid-19 voltaram a disparar por lá. Os casos confirmados tiveram aumento de 306,6%, passando de 30 nos primeiros 15 dias de outubro, para 122, na segunda quinzena. Situação não é menos preocupante em BH, onde os números da Covid mostram 225% de aumento entre a primeira e a última semana do mês de outubro. Se não bastasse, entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro foram confirmados 502 casos na capital, além de cinco mortes confirmadas pela doença nos últimos sete dias.
Por lá, a vacinação contra a Covid deve ser intensificada a partir dos próximos dias. Antes que essa nova onda se alastre, não custa alertar para Uberaba também retomar a campanha, com apelo popular mais incisivo.