ALTERNATIVA

Helder Queiroz fala sobre o gasoduto na revista Exame

ANP terá mais poder do que a palavra da presidente da República?

Lídia Prata
Publicado em 13/06/2013 às 13:04Atualizado em 19/12/2022 às 12:29
Compartilhar

E agora?

Na edição de terça-feira da Exame.com, o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Helder Queiroz, afirmou que o gasoduto Brasil Central, ainda em fase de projeto, será o duto de transporte que irá abastecer a futura fábrica de fertilizantes que a Petrobras pretende construir em Uberaba. Na matéria da revista eletrônica, ele afirma, textualmente: “Atende a fábrica e tem o efeito estruturante de levar o duto para outras partes do País.” O gasoduto Brasil Central liga Brasília a São Carlos. Na semana passada, a ANP emitiu uma portaria para desapropriação das áreas onde o gasoduto irá passar. O problema é que, segundo a matéria da Exame.com, “caso seja efetivamente construído, o gasoduto Brasil Central irá inviabilizar a construção de um gasoduto de distribuição interestadual entre Ribeirão Preto e Uberaba para abastecer a fábrica de amônia que está sendo planejada entre a Petrobras e a Cemig”. Se a matéria estiver correta, provavelmente o nosso duto vai demorar muito mais, porque esse "braço" que começa em Brasília sequer foi construído, ao passo que de São Carlos a Uberaba bastaria "puxar" um duto de Ribeirão Preto para cá. Ou seja, muito mais perto e rápido.

Tem mais...

Ainda na Exame.com consta que “a ANP se mostrou contrária ao projeto (que interessa a Uberaba), já que não há previsão legal no marco regulatório do setor de gás natural no País sobre a construção de gasodutos interestaduais de distribuição. Na prática, isso pode ter consequências sobre o acordo de venda da Petrobras de 40% de sua participação na distribuidora Gás Brasiliano para a Cemig. No fim de abril deste ano, o diretor de Gás & Energia da Petrobras, José Alcides Santoro, explicou que o contrato firmado entre as partes estava condicionado ao investimento da estatal mineira na construção do gasoduto entre Ribeirão Preto e Uberaba”. Será o Benedito que a ANP terá mais poder do que a palavra empenhada pela presidente da República, que há mais de um ano veio aqui para anunciar a planta de amônia da Petrobras em Uberaba? Será que vamos ter de esperar esse gasoduto de Brasília a São Carlos sair do papel, sem previsão alguma de data para chegar aqui?

Sobre os quebra-molas

Depois da chiadeira, ontem finalmente o quebra-molas instalado na avenida Santana Borges foi revisto. No entanto, outro quebra-molas excessivamente alto na Odilon Fernandes derrubou entregador de jornais do JM ontem cedo. O rapaz machucou bastante e os jornais se perderam. Um prejuízo enorme, que sabemos não é o único desde que esses quebra-molas foram instalados na cidade.

Pra saber - Diz o parágrafo único do artigo 94 da Resolução 39/98 do Contran/Denatran: “É proibida a utilização de ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou pela entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran”.

 

Tipos de "tartarugas" - O artigo 94 da Resolução do Contran estabelece dois tipos de ondulações. Tipo 1: altura 8cm (máximo) e 1,50m de largura. Só pode ser colocada em vias locais onde há velocidade até 20km/h e que não tenha transporte coletivo. Tipo 2: o máximo de 10cm de altura por 3,70m de largura. Só pode ser instalada em vias, coletoras, locais onde deve ser desenvolvida velocidade até 30km/h, e em rodovias, temporariamente, quando houver obras na pista.

Conclusão lógica

Diante disso, a conclusão é única: os quebra-molas construídos pela Prefeitura de Uberaba não têm amparo legal, além de estarem fora dos padrões. Não é de se estranhar que estejam causando tantos acidentes e provocando tanta revolta na população. Além disso, essas "tartarugas" construídas em locais onde o trânsito deveria fluir com maior rapidez poderá retardar emergências médicas, atrapalhar perseguições policiais, além de causar os congestionamentos no trânsito que já estamos testemunhando. Aliás, vale lembrar que o quebra-molas da Santana Borges está pertinho do Hospital Regional...

O outro lado

Sou contra quebra-molas, mas respeito quem os defenda. Moradores da rua Álfen Paixão, por exemplo, querem tirar o quebra-molas construído desnecessariamente perto da esquina com a Alexandre Barbosa para colocá-lo antes da Afonso Ratto. Alegam que aquele é um cruzamento muito perigoso e os motoristas entram em alta velocidade na Álfen Paixão, após da rotatória do Uberabão. Como não há sequer sinaleiro ali perto da esquina da Afonso Ratto, os moradores reclamam da dificuldade em atravessar a rua para chegar em casa.

Sugestões

Ontem foi o dia dos e-mails de protestos e sugestões de leitores sobre o trânsito da cidade. Selecionei alguns para dividir com vocês. O leitor Enio Finholdt, por exemplo, sugere que a Settrans libere a Álfen Paixão apenas para tráfego de veículos leves, desviando os ônibus, caminhões e demais veículos pesados para a Cândida Mendonça e a Bento Ferreira, que são ruas de pista dupla.

Trrrrrimmmm...

Câmara Municipal de Uberaba precisa urgentemente comprar um bom relógio e passar a começar suas solenidades na hora marcada. É um tremendo desrespeito deixar os convidados esperando por mais de uma hora, como se viu terça-feira, com a cerimônia de entrega de diplomas de honra ao mérito. Vale "ressuscitar" o bom exemplo da gestão Tony Carlos, quando todas as sessões da Casa começavam na hora certa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por