ALTERNATIVA

Helicoptero e airbus fazem Uberaba olhar para o céu

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 11/07/2025 às 19:41Atualizado em 15/07/2025 às 21:58
Compartilhar

De helicóptero a aviões a jato, a sexta-feira em Uberaba foi de boas “notícias aéreas”. Pela manhã, a inauguração do heliponto no Hospital de Clínicas da UFTM, e no final da tarde, a confirmação das operações da Latam no aeroporto local a partir de janeiro do ano que vem, com voos para Guarulhos.

COMO ASSIM?
Ministro da Educação, Camilo Santana, acabou não vindo prestigiar a solenidade de inauguração oficial do heliponto. Nem o governador Romeu Zema, que foi representado pelo distraído Secretário de Estado de Educação. No momento da execução do Hino Nacional, o secretário ficou de pé, porém olhando para a plateia, em vez de postar-se de frente para a Bandeira do Brasil. Era o único dissonante no dispositivo do palco.

ESTRELA DA FESTA
Solenidade na UFTM foi inspiradora: rápida,  muito prestigiada  e sem blábláblá interminável de autoridades. Interessante também foi a homenagem àqueles que trabalharam pela viabilização do heliponto, com citações recorrentes ao Coronel Anderson Passos, de quem partiu a provocação sobre a necessidade dessa conquista quando comandou o 8º Batalhão de Bombeiros.

ESTRELA DA FESTA
A grande estrela da festa da UFTM estava nas alturas: o heliponto (foto/André Santos). Grupos de 15 pessoas por vez foram convidadas a conhece-lo in loco. Porém, o que era para ser apenas um momento de tietagem acabou revelando um fato surpreendente. Minutos antes do pouso oficial do Arcanjo 6 no heliponto, ele já “trabalhou” transportando um fígado humano até o aeroporto para ser levado a Belo Horizonte, onde um paciente que aguardava o órgão para transplante no Hospital Felício Roxo. Responsável por essa façanha, o médico Ilídio Antunes Oliveira Junior estava numa alegria só! E com razão.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

 MAIS UM
Em conversa com a colunista após o evento na UFTM, o comandante Anderson Passos contou que dois dias antes teve o privilégio Divino de pousar um helicóptero particular que ele pilotava, estreando o heliponto do HC. E também se emocionou muito. Por outro lado, reforçou a necessidade de termos um heliponto específico para o transporte de pacientes até o Hospital Regional, sobretudo a partir do esperado aumento na demanda com o início das operações do Samu Regional. Ele sugeriu, inclusive, que esse heliponto seja feito na área descampada do imóvel compartilhado entre os bombeiros e o DER-MG. Bastaria a demarcação no chão e a sinalização adequada, sem necessidade de construção. Prefeita Elisa já tomou conhecimento da sugestão.

PERIGO
Atualmente, o transporte de pacientes acidentados até o Hospital Regional obriga o Arcanjo 6 a posar na rua, o que é totalmente desaconselhável. Comandante Passos destaca que os aparelhos ficam mais suscetíveis a acidentes, além de colocar em risco a vida de terceiros. O ideal é que se busque um heliponto adequado para o Arcanjo 6, até porque em caso de acidentes com o aparelho, o custo será maior, tanto financeiro, quanto para o transporte de pacientes. Sabe quanto custa, em média, um helicóptero desses? De R$ 20 milhões para mais.

ATRASO
Dificilmente o Samu Regional entrará em operação em agosto, como inicialmente previsto. Superintendente regional de Saúde, Ana Maria Bernardes, acredita que será necessário rever o cronograma em razão de contratempos nas licitações. Muitas delas restaram desertas, obrigando à retomada dos processos desde o início.

VENHA, LATAM!
Simmmmmm! Teremos voo para São Paulo, novamente, a partir de janeiro do ano que vem. A Latam confirmou que passará a operar no aeroporto de Uberaba com Airbus A320, que tem capacidade para até 174 passageiros. Os voos terão frequência de três vezes por semana, com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos. A venda de passagens vai começar nos próximos dias. Aleluia!

JUSTA CAUSA
Mais um servidor da Codau demitido por justa causa. Publicação está na edição do Porta Voz desta sexta-feira, que traz também a portaria instaurando sindicância investigativa contra outro servidor.

DINDIM
Secretário municipal do Agronegócio, Aguinaldo Silva está esperançoso de conseguir a liberação de R$ 88 milhões pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para recuperação e pavimentação de estradas no município. A pavimentação, no caso, contemplará as estradas do Café e de São Basílio. No pacote de pedidos estão ainda recursos para compra de escavadeira, motoniveladora, caminhão pipa, dentre outros.

SELF SERVICE
Tentativa de instalar uma choperia no mezanino do Mercado Municipal não deu certo, mas Aguinaldo Silva não desistiu totalmente da ideia. Pelo contrário. Um novo edital está sendo formatado para ampliar os atrativos para a iniciativa privada. A busca ativa de interessados também está na mira do secretário, que vai fazer contato com empresários do setor para convidá-los a participar do chamamento público. Ele também considera a possibilidade de trocar a choperia por um restaurante self servisse naquele espaço do Mercado.

INDEFINIDO
Ainda não tem previsão de prazo para conclusão das obras de reparo no viaduto da avenida Claricinda Alves de Resende, próximo aos condomínios Flamboyant. Aliás, ainda nem sabe ao certo que tipo de obra será feita pela VLi. Esse viaduto foi interditado esta semana, e há dois dias vem sendo escorado, para evitar desabamento. O trânsito foi interditado na Claricinda, sem data para liberação, obviamente. É um baita transtorno para quem utiliza aquela via, o que impõe celeridade na realização dos reparos no ciaduto.

COMPLEXIDADE
Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, é provável que a interdição permaneça por pelo menos mais esta próxima semana, porque será necessário recuperar a estrutura. A boa notícia agora: por ser de estrutura metálica, será menos complicada a recuperação do que se fosse viaduto de concreto armado.

SEBO NAS CANELAS
Domingo tem Corrida Solidária da Aciu, a partir das 7h30, com largada e chegada na Praça Por do Sol. Para quem não é adepto da corrida, a caminhada também vale. E depois, claro, premiação para os ganhadores e tradicional confraternização regada a chopp oferecido pela Petrópolis e espetinhos Seara. A praça ainda terá muitas atrações para as famílias, nessa manhã de saúde, boa música e diversão garantida Passe por lá que você vai gostar!

[galeria_heliponto]

LEGENDA:
Nas imagens de André Santos, um pouco do que foi a sexta-feira de inauguração do heliponto no Hospital de Clínicas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por