ALTERNATIVA

Horário estendido de natal ainda não atrai consumidor

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 14/12/2021 às 18:49Atualizado em 19/12/2022 às 00:54
Compartilhar

FRAQUINHO FRAQUINHO

No segundo dia de horário estendido de funcionamento do comércio, nem os lojistas, nem os consumidores se entusiasmaram. Poucas lojas do centro aderiram ao horário mais longo. Idem consumidores, que, certamente, estão esperando receber a segunda parcela do 13º salário, no dia 20. Ou talvez porque tenham se esbaldado nas compras da Black Friday. Ou talvez pela mania que todos temos de deixar as compras para última hora. O certo é que o movimento depois das 18h não registrou aumento ainda em Uberaba.

ABRA OS OLHOS

Observador atento da política local alerta o governo municipal para a necessidade de proibir, expressamente, a terceirização do contrato de fornecimento da merenda escolar à empresa que vencer a próxima licitação. Essa proibição precisa constar do edital de licitação, inclusive. Sem isso, a Nutriplus poderá continuar prestando serviços à Prefeitura por via oblíqua. Se a intenção é afastá-la do certame, evitando a repetição dos incontáveis problemas por ela causados ao município, é preciso adotar todas as cautelas…

POUCAS OPÇÕES

Segundo apurou esta coluna, no Brasil há um número limitado de empresas fornecedoras de merenda escolar. Algumas dessas empresas estão nas mãos de um mesmo grupo. Ou seja, a Nutriplus enfrenta pequena concorrência, quase nula. Por outro lado, essas empresas faturam milhões de reais. Basta ver Uberaba, cujo contrato com a Nutriplus vem se mantendo desde 2005, uma vez que a empresa venceu todas as licitações desde então. O último contrato foi firmado pela Prefeitura de Uberaba em 2018, com término previsto para 28 de fevereiro do ano que vem, e valor global de R$ 18,6 milhões. Multiplique esse valor pelo número de municípios que o Brasil tem, para chegar ao volume de recursos que a merenda escolar gera em receita para as fornecedoras. São cifras astronômicas!

NO RALO

Veja o que a cidade de Pedro Leopoldo jogou fora: investimento de R$ 1,8 bilhão para a construção de uma cervejaria da Heineken e centenas de empregos diretos e indiretos. Tudo por conta da localização da fábrica, próxima a um sítio arqueológico. Após embargos e disputas judiciais pela área que se arrastaram desde 2020, a cervejaria optou por recomeçar seu projeto em Minas, realizando novos estudos. O anúncio do município escolhido está programado para o início de 2022.

A SETE CHAVES

Se o critério para a escolha da nova sede da fábrica da Heineken for a qualidade da água, Uberaba está na frente. A Petrópolis já fez estudos neste sentido. Conta a nosso favor também a posição estratégica privilegiada no Brasil central, com acessos rodoviários para todo o país. Em matéria de logística, também estamos bem. Temos ainda uma fábrica de latinhas em construção, voltada para o atendimento à Cervejaria Petrópolis. Mas que poderá atender também a outras cervejarias. Sem contar que Uberaba conseguiu aviar as licenças ambientais e tramitar toda a papelada para desembaraçar a obra da Cervejaria Petrópolis em pouco mais de dois meses.

Por outro lado, se o critério for político, aí serão outros 500. Por mais que a prefeita Elisa tenha prestígio com Romeu Zema, dependerá do Estado influenciar a decisão, direcionando a Heineken para este ou aquele município, de acordo com os interesses políticos do governador. Nesse primeiro mandato Zema tem sinalizado no sentido de canalizar investimentos para diversas regiões, e não apenas para o Triângulo Mineiro. Portanto…

SOB SIGILO

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, não vai se manifestar sobre a Heineken até que haja uma definição por parte da empresa. Lembra que o “segredo é a alma do negócio”. Mas é certo que Uberaba está na briga. Vale destacar que a Heineken é a cervejaria número 1 na Europa e a segunda maior do mundo em rentabilidade no setor, com cerca de 250 marcas, mais de 85 mil empregados (dos quais 13 mil no Brasil), 165 cervejarias (sendo 15 no Brasil) e atuação em mais de 70 países. No Brasil, a Heineken chegou em 2010 e tem fábricas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Blumenau (SC), Campos de Jordão (SP), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Manaus (AM), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). Seu portfólio no Brasil inclui a própria Heineken, Sol, Kaiser, Bavaria, Bavaria 0,0%, Xingu, Amstel, Kirin Ichiban, Schin, Schin 0,0%, No Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn e Glacial.

TÔ FORA

Ex-superintendente regional de Saúde, Professor Maurício Ferreira descarta intenção de disputar as eleições para deputado em 2022. Mas confirma que estará no páreo para vereador, em 2024. No final de semana ele esteve com as principais lideranças do seu partido, o Novo, na convenção realizada sábado na capital mineira. Voltou energizado.

Prof Maurício com o governador Zema e Felipe D´Ávila, pré-candidato do Novo a Presidente da República, em BH, no sábado

NA BRONCA

Já o pré-candidato a deputado estadual Tony Carlos não poupou críticas ao grupo Algar no seu programa de rádio, nesta terça-feira. Reclamou que a empresa faz tudo por Uberlândia e nada por Uberaba, incluindo a iluminação da sua torre. Na vizinha cidade, sede do grupo, a torre da Algar está toda iluminada para o Natal. Aqui, apesar de ter uma torre igualzinha, nem tem uma lâmpada acesa sequer. “Parece que o pessoal da Algar não gosta de Uberaba” - criticou Tony.

QUEM VAI

Nos bastidores políticos não faltam especulações sobre quantos e quais vereadores irão disputar as eleições do ano que vem. Além do presidente Ismar Marão, pré-candidato declarado a deputado federal, e da vereadora Rochelle Bazaga, outros nomes estão sendo cogitados. Um deles é o do Pastor Eloísio Santos. Será?

DE FORA

Fora do páreo para deputado no ano que vem estão os vereadores China; Luciene Faquineli, Celso Neto, e Cabo Diego Fabiano, que abriu mão em favor da colega Rochelle Bazaga; Todos esses já declararam expressamente que não pretendem disputar eleição em 2022. Todos os demais continuam sendo alvo de especulações…

EM DEFINIÇÃO

Convenção do MDB, sábado, em Uberaba, foi realizada em clima de confraternização. Os três vereadores eleitos pelo partido estiveram presentes, assim como o ex-prefeito Paulo Piau e vários de seus ex-secretários. A formatação da nova executiva do partido, com indicação do próximo presidente, ainda está em fase de discussões, segundo Fabiano Elias. Nos próximos dias o partido deve anunciar os nomes.

 

DIA D

Prefeita Elisa reúne-se nesta quarta-feira, às 9h, com a vereadora Lu Faquineli e representantes de entidades de classe que apoiam o projeto de congelamento do IPTU em 2022. Presidente Anderson Cadima e ex-presidentes da Aciu vão participada reunião também. Lu vai apresentar os números do impacto financeiro que o congelamento terá no Orçamento do Município e demonstrar que sua proposta não representa renúncia fiscal, ao contrário do que argumenta o secretário municipal da Fazenda. 

A sorte do contribuinte está lançada!

Primeiro abraço recebido pelo senador Anastasia após ser eleito ministro do TCU foi do deputado federal Franco Cartafina

É O CARA!

Senador mineiro Antônio Anastasia é o mais novo ministro do Tribunal de Contas da União. Ele foi eleito nesta terça-feira com extraordinários 52 votos. Além de exímio orador, respeitável político, é um ser humano admirável.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por