FALTOU SOLIDARIEDADE
Vice-prefeito Moacyr Lopes comunicou ao presidente do Solidariedade, deputado Zé Silva, sua intenção de deixar o partido. Logo pela manhã ele informou à colunista, em primeira mão, que a decisão estava tomada e que sua desfiliação aconteceria nesta quarta-feira. Moacyr ainda não decidiu seu futuro partidário.
“Incompatibilidade”. Este foi o motivo alegado pelo vice-prefeito para justificar sua decisão de deixar o Solidariedade, pelo qual se elegeu em dobradinha com Elisa Araújo.
ESPECULAÇÕES
Bastou esta coluna divulgar a desfiliação de Moacyr para pipocarem as especulações em torno dos verdadeiros motivos que o teriam levado a deixar o Solidariedade.
Para muitos, esse foi apenas o primeiro passo para o vice anunciar o rompimento definitivo com a prefeita, pois os dois andam se estranhando com frequência. Para outros, Moacyr não encontrou respaldo no Solidariedade para disputar as eleições de outubro, hipótese em que particularmente não acredito.
PRA ESCANTEIO
Outra corrente especulou que a saída de Moacyr coincide com a entrada do vereador Túlio Michelli no SDD, e já com evidente sinalização de sua provável candidatura a deputado estadual, fazendo dobradinha com o deputado Zé Silva. Moacyr teria se sentido desprestigiado por não ter sido convidado para participar das tratativas sobre essa questão.
Qual é a hipótese mais provável, na sua opinião?
AINDA NÃO
Questionado sobre a eventual dobradinha eleitoral do Solidariedade, o vereador Túlio Michelli foi categóric “Não tive essa conversa com o deputado Zé Silva. Nossos encontros se resumiram na minha filiação ao partido e as nossas ações futuras para uma atuação política que efetivamente beneficie a população”.
TINTIM POR TINTIM
Falando em Túlio Michelli, ele disse que tomou todas as providências exigidas pela legislação eleitoral para trocar de partido. Recentemente, ele anunciou sua filiação ao Solidariedade, após a fusão oficial do PSL (seu antigo partido) com o DEM para formar o União Brasil. A mudança partidária para vereadores, aliás, tem sido objeto de muita discussão pelo país afora, com muitas correntes defendendo a impossibilidade dessa troca de siglas. Mas, Túlio Michelli argumenta que promoveu todas as ações necessárias que a situação pedia. “Fomos instruídos por uma equipe jurídica e de outros especialistas na área do direito eleitoral” - acrescenta.
MALA PRONTA
O ex-prefeito Anderson Adauto está com um pé no Partido Verde. Segundo apurou a coluna, ele esteve reunido com integrantes do PV para ajustar essa questão. Filiação pode ser anunciada oficialmente a qualquer momento.
FEDERAÇÃO
Em contato com a colunista, Anderson explicou que optou por um partido federado com o PT, porque, assim, se sentirá mais à vontade para trabalhar por sua pré-candidatura e pela volta do ex-presidente Lula ao poder.
Federação, como se sabe, funciona como um “casamento” entre partidos e tem duração mínima de 4 anos, o que dá segurança aos eleitos para manterem o compasso durante o mandato. O PV e o PT ajustaram essa federação. Já o PSB, partido inicialmente cogitado para a filiação de Anderson, não aceita a tese da federação.
DOBRADINHAS
Com o prazo para as definições partidárias se afunilando, o ex-vereador Luiz Dutra conta que está estudando com os companheiros qual será o seu destino. Atualmente ele está filiado no MDB, mas já adiantou que vai deixar a sigla. Uma das opções em análise é o PSDB, onde Dutra poderá formar dobradinha com o deputado federal Aécio Neves em Uberaba e região.
NO FIM
Advertência é do advogado especialista em Direito eleitoral, Carlos Bracarense: termina no dia 1º de abril o prazo para quem quiser trocar de partido político, de olho nas eleições de outubro. Isso vale, por exemplo, para o presidente da Câmara municipal, Ismar Marão, caso queira trocar o PSD (de Kassab) pelo Avante (de Janones), como se especula por aí. Resta saber se Marão correrá o risco de trocar de sigla nesse momento.
SALTO OLÍMPICO
A propósito, se Marcos Montes for confirmado Ministro da Agricultura com a desincompatibilização de Teresa Cristina, a situação eleitoral de Marão tende a ser altamente vitaminada.
SOLUÇÃO
Governo Municipal encontrou solução para os moradores do Estrela da Vitória. Em reunião nesta segunda-feira, conduzida pela prefeita Elisa Araújo, o proprietário do imóvel ocupado concordou em fazer uma permuta de área com o Município. A medida permitirá ao Governo promover uma política de regularização fundiária no Estrela da Vitória, considerando que essas famílias são consideradas posseiras. De acordo com a Procuradora Geral Fabiana Pinheiro, a partir de agora, o Município dará início aos trâmites legais para formalizar a permuta e o acordo judicial, evitando, também, que sejam cumpridos os mandados de reintegração de posse expedidos pela Justiça.
MUTIRÕES EM SÉRIE
Hospital de Clínicas da UFTM prepara uma série de mutirões de cirurgias eletivas para as próximas semanas. Segundo a diretora de Atenção à Saúde do HC, que é a médica Andrea Duarte Resende, esses mutirões vão contemplar pacientes que estão na fila à espera de cirurgias ortopédicas, urológicas, vasculares, pediátricas, além de cirurgias do aparelho digestivo. O calendário está em fase de definição, mas já se sabe que os mutirões serão realizados aos sábados.