ALTERNATIVA

Hospital de Clínicas volta a reter macas

Lídia Prata
Publicado em 26/08/2021 às 21:13Atualizado em 19/12/2022 às 02:26
Compartilhar

MACAS RETIDAS, DE NOVO, NO HC

Problema com retenção de macas pelo Hospital de Clínicas só foi resolvido esta semana após ameaça de lavratura de  BO. Superlotação volta a preocupar no hospital que é referência para atendimento de alta complexidade. A superintendente Ana Lúcia foi procurada para se manifestar a respeito, mas está de férias. Já na avaliação do vice-prefeito Moacyr Lopes, que tem acompanhado de perto o problema do HC, “ali o problema é interno. Eles precisam entender que existem 300 leitos contratados pelo município e que eles têm de cumprir o atendimento. Não dá para aceitar mais todos entrarem pelo PS para triagem, sendo que já foram regulados para os leitos. Pode colocar ali 500 macas que ainda vai faltar”.

AMPLIAÇÃO JÁ!

Diante desse quadro recorrente, não estaria na hora de nossas autoridades colocarem na pauta de discussão a ampliação do nosso hospital da UFTM, de modo a ampliar suas instalações e respectiva capacidade de atendimento à comunidade? Aliás, o vice-prefeito Moacyr Lopes comunga esse pensamento. Há quantos anos o Hospital de Clínicas tem somente 3 andares? Já era para estar no 8º andar ou até mais. Vejam o  Hospital de Base de Rio Preto (SP), que também é hospital escola e cresce ano a ano, desde 1967 quando foi fundado. E não se tem notícias de retenção de macas lá por falta de leitos. Precisamos pensar grande. Olhar pra frente. Não podemos continuar com o HC nos moldes de 10 ou 20 anos atrás, atendendo a uma população crescente em toda a região.

QUE BREU!

Por falar no  vice-prefeito, ele oficiou a Ecovias para dar manutenção à iluminação na BR 050, em todo o trajeto que margeia Uberaba, incluindo entroncamentos com outras vias e rodovias. O vice-prefeito oficiou o coordenador de obras da Eco 050, Daniel Lopes, pedindo providências no prazo de 15 dias, sob pena de serem tomadas medidas judiciais contra a concessionária. Cá pra nós: a iluminação está uma vergonha. Várias lâmpadas estão queimadas há meses, sem substituição...

MERENDA NO PAREDÃO

A polêmica denúncia de substituição de refeição por sanduíche de pão com moela na  merenda escolar gerou muito bafafá nos grupos de whatsapp nesta quinta-feira. Mais cedo, questionei novamente a Secretaria municipal de Educação sobre as apurações da denúncia e, no final do dia, veio a seguinte posiçã  “Desde a retomada das aulas presenciais, a Semed recebeu relatos de problemas com a merenda fornecida aos alunos da rede municipal de ensino, mas adianta que nenhum deles ficou sem alimentação, assim como mantém-se atenta na fiscalização do contrato. A Semed já fez duas notificações à empresa: a primeira em função do fornecimento de pão impróprio para consumo e também por alterações de última hora no cardápio. A empresa justificou que teve problemas com o fornecedor, que foi substituído. A segunda notificação foi encaminhada pela Semed nesta quarta-feira, 25, acompanhada de um relatório de ocorrências elaborado após informações dos gestores, via e-mail e telefone, e também após visitas técnicas da Seção de Alimentação Escolar às unidades de ensino.  A empresa tem cinco dias a partir da notificação para se manifestar, prazo ainda em curso.”

RELATOS DOS GESTORES

Ainda na nota, a Semed expõe o seguinte: “Segundo relatos dos gestores e também conforme apurado em visitas técnicas, houve casos de pães mofados, crus, secos e com forte odor de fermento. Nenhum desses alimentos foi servido aos alunos da rede municipal, sendo substituídos por bolacha com suco. Também houve alteração no cardápio, sem prévia comunicação. Na sexta-feira, dia 20, o cardápio estipulava galinhada, mas a quantidade de frango fornecida à empresa foi inferior à necessária para atender à rede, e algumas escolas adaptaram a refeição, servindo arroz com carne moída, cenoura e milho, e maçã de sobremesa.  Em outras ocasiões houve substituição do suco de laranja por leite, de pão por biscoito, e de leite com café por leite com achocolatado.”

E O PÃO COM MOELA?

Em relação à denúncia sobre o fornecimento de pão com moela nesta quarta-feira, 25, a Semed garante que não procede, e que o cardápio do dia foi arroz, feijão, carne picadinha com mandioca, salada e banana de sobremesa, o qual foi servido para todas as unidades da rede municipal.  “A Semed informa ainda que tão logo teve conhecimento da denúncia, a secretária adjunta da Pasta, professora Cristiana Borges, esteve na unidade de ensino onde supostamente foi servido pão com moela. No local ela verificou que a merenda servida era a mesma constante no cardápio do dia. Além disso, as demais unidades de ensino que compõem a rede municipal foram acionadas pelo gabinete Semed, equipes da Seção de Alimentação Escolar e assessores pedagógicos, com objetivo de identificar se em alguma delas houve substituição do cardápio por pão com moela, o que não se confirmou.” Ainda conforme a Secretaria de Educação, toda e qualquer ocorrência em desacordo com o contrato vigente está sendo formalmente questionada pela Semed.

INVESTIGAÇÕES PARALELAS

Em que pesem a seriedade e a responsabilidade que caracterizam o trabalho da secretária Sidneia Zafalon, posto que ela determinou de imediato as apurações das denúncias envolvendo a merenda escolar, o fato relacionado especificamente ao sanduíche de pão com moela está sendo investigado pela vereadora Luciene Fachineli. Ela já pediu o cardápio semanal completo à Semed e está aguardando resposta. Lu tem visitado escola por escola, Cemei por Cemei. “Vou fundo na investigação” – garante a vereadora.

NÃO FUNCIONA

Contrária à terceirização, a vereadora Luciene Fachinelli teme pelo fracasso do Restaurante Popular caso  sua gestão seja entregue à iniciativa privada. Cita, por exemplo, os problemas que o Município tem enfrentado com a gestão terceirizada da Rodoviária, da merenda, assim como com a locação de veículos. “Tem coisas que precisam ser revistas” – destaca a parlamentar. 

DE PERTO

Chefe de seção do Serviço de Epidemiologia do município, Isabela Rodrigues da Cunha revela que a interdição do Lar Lição de Vida vai continuar por mais alguns dias. Foi lá que ocorreu o surto de Covid esta semana. O isolamento dos idosos com a doença foi determinado, assim como a sanitização das instalações, uso de máscara N95 e face shields pelos cuidadores sempre que forem atender os idosos. No final da tarde de hoje havia uma idosa internada na UTI e outras duas na enfermaria, mas passando bem e com expectativa de alta nesta sexta-feira. Porém, até que a situação esteja sob controle, o Lar Lição de Vida não poderá receber nenhum novo interno.  tudo se 

PREFEITA NO PINGO

Prefeita Elisa vai começar seu dia de aniversário em entrevista no Pingo do Jota,  nesta sexta-feira. Programa começará às 8h30, pela Rádio JM FM 95.5. Você pode acompanhar também pelo facebook da Rádio JM. Não perca!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por