ALTERNATIVA

Hospital Mário Palmério é moderno e bem equipado

Uma obra surpreendente e espetacular sob todos os (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 05/02/2014 às 10:19Atualizado em 19/12/2022 às 09:09
Compartilhar

Tirando o chapéu

São 18 mil metros quadrados de área construída que vão dotar Uberaba de um dos mais modernos e bem equipados hospitais do país. Falo do Hospital Universitário Mário Palmério, que visitei ontem e de onde saí de “queixo caído” com o que vi. Uma obra surpreendente e espetacular sob todos os aspectos, que será entregue à população dentro de 30 dias, num verdadeiro presente no aniversário da cidade. Fiquei literalmente encantada com o que vi nas duas horas em que estive lá em companhia da equipe de repórteres do Jornal da Manhã e dos diretores Denise Monteiro e Alaor Vilela, da Uniube.

Por dentro

Os uberabenses precisam conhecer o hospital que a Uniube vai inaugurar oficialmente no dia 17 de março. Vou contar um pouco do que vi lá, porque é impossível dizer tudo nesse curto espaço da coluna. Para começar, foram investidos R$63 milhões na obra, grande parte com recursos próprios. Ao todo, serão oferecidos 145 leitos para atendimento hospitalar de média e alta complexidade. A exemplo de outros hospitais-escolas do país, 60% dos leitos serão destinados a pacientes do SUS e os 40% restantes a pacientes de convênios e particulares. Esta foi a fórmula encontrada para bancar os custos (estimados em R$60 milhões por ano) de manutenção do Hospital Universitário.

UTI

Impossível destacar o que mais me encantou – além do conjunto da obra –, mas arrisco dizer que foi a UTI, especialmente a neonatal, com seus 10 leitos, que vão poder acudir nossos recém-nascidos, sem precisar levá-los para Uberlândia, Goiânia, etc. O Hospital Mário Palmério terá ainda 20 leitos de UTI para adultos e outros 19 para crianças. Tudo com equipamentos de última geração, respiradores artificiais novíssimos, monitoramento eletrônico sofisticado, coisa de Primeiro Mundo.

Cozinha – A cozinha do Hospital Universitário da Uniube é um capítulo à parte. Sinceramente, muitos hospitais de São Paulo não contam com uma estrutura tão grandiosa e equipada! Para se ter uma ideia, a cozinha é compartimentada para que os alimentos sejam manuseados de acordo com sua classificação. Assim, há segmento específico para legumes, outro específico para carnes e assim por diante. Impressionante a estrutura!

Copacabana aqui – Outro detalhe que chama a atenção no Hospital Mário Palmério é o paisagismo, com detalhes geniais projetados pelo arquiteto Ney Ururahy, antes de morrer. Um deles é uma passarela entre os blocos de prédios do hospital. Essa passarela foi feita com areia clara e escura, lembrando o calçadão de Copacabana. Show!

Escola para todos

Como hospital, o projeto realmente é fantástico. Mas o espaço do Mário Palmério foi pensado também e principalmente para ser uma escola para alunos dos cursos de saúde oferecidos pela Uniube. Ali os futuros médicos poderão acompanhar as cirurgias realizadas por seus mestres, seja pessoalmente no centro cirúrgico, ou por videoconferências, transmitidas ao vivo para a sala de aula. Da mesma forma, será um laboratório para alunos dos cursos de Nutrição (a Uniube conseguiu parceria com a Nestlé), Psicologia, Odontologia (especialmente na área de traumas), entre outros.

Transplantes

Entre os incontáveis procedimentos que poderão ser realizados pelo Hospital Mário Palmério, destaque para as cirurgias bariátricas (por enquanto apenas para pacientes com convênios, mas futuramente também pelo SUS) e os transplantes de córnea, rins e fígado.

Exames

Tomografia, raios X, ultrassom (inclusive ecofetal), endoscopia, colonoscopia, exames de sangue e praticamente todos os outros poderão ser feitos no Hospital da Uniube. Os equipamentos já estão instalados para entrar em funcionamento no começo de março. Haverá, ainda, salas especiais para hemodiálise e quimioterapia. Tudo novinho em folha.

Por quê? – Reservei a coluna de hoje para falar um pouco sobre o Hospital Mário Palmério porque realmente saí de lá impactada. É uma conquista sem precedentes para Uberaba e que virá num momento de verdadeiro caos na saúde em nossa cidade, principalmente pela superlotação dos nossos hospitais e falta de leitos para nossos doentes. É claro que o HU não vai resolver todo o problema, mas será importante para minimizá-lo e com qualidade.

É o cara!

Para encerrar, é preciso fazer justiça ao reitor Marcelo Palmério. Não fosse ele um sujeito arrojado e empreendedor (quase um visionário), Uberaba não teria um hospital com a qualidade das instalações que vi ontem no Hospital Universitário, que não apenas homenageia o fundador da Uniube, como faz jus ao trabalho que Mário Palmério começou e do qual muitos de nós nos beneficiamos obtendo lá o diploma universitário.

Viva!

Por falar em obra, vai levar a assinatura da genial arquiteta uberabense Paula Hueb Abdala a futura agência estilo do Banco do Brasil na avenida Santos Dumont. Isso é que é reconhecimento de um banco com atuação nacional ao talento “prata da casa”! A Paula realmente é 10!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por