ALTERNATIVA

Idealizador do movimento "Uberaba Já" anuncia segunda etapa da campanha

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 17/07/2025 às 22:47
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Idealizador e viabilizador da campanha Uberaba Já, o vereador Caio Godoi COI o entrevistado do programa O Pingo do Jota nesta quinta-feira. Ele falou sobre a campanha de mobilização do eleitorado uberabense lançada nas redes sociais, com foco na conscientização para a necessidade de resgatarmos a representatividade política da cidade e da região na Assembleia Legislativa de Minas e na Câmara Federal. A campanha nasceu da indignação ante a orfandade de Uberaba no cenário estadual e federal, e arrastou dezenas de pessoas para participar do primeiro vídeo. Outros vídeos serão produzidos, no mesmo sentido de despertar consciências e o interesse do eleitor em ir às urnas para eleger candidatos de Uberaba.
 
ELE NÃO
Na entrevista, Caio contou que não quis participar do vídeo para não haver contaminação política ou partidária. Convidou algumas lideranças para conclamar a população a refletir sobre a importância de concentrar os votos em candidatos da cidade. “Eu me sinto constrangido quando estou em alguma solenidade fora daqui e as pessoas me perguntam por que Uberaba não tem deputado. É uma vergonha para nós” – frisou o vereador. Caio destacou, ainda, que cada deputado tem R$ 50 milhões em verbas para distribuir aos municípios do seu reduto eleitoral. Por aí dá para perceber o quanto nossa cidade está perdendo...
 
NOTA DE LOUVOR
Especialista em pesquisas eleitorais, Luiz Cláudio Campos elogiou a iniciativa do movimento “Uberaba Já”, no sentido de buscar uma conscientização e um caminho para Uberaba voltar a ter representantes em BH e Brasília. No entanto, adverte que “é preciso apresentar ao eleitor um “produto” que ele tenha vontade de “comprar”, ou seja, um nome que desperte entusiasmo no eleitor.
 
MURALHA DA CHINA
“Quem perde eleição perde reduto. Deputado que não se reelegeu perdeu espaço para quem tem mandato. Por isso, Uberaba está numa posição desfavorável porque não temos deputado. Não será fácil vencer essas barreiras” – destaca Luiz Cláudio, que comanda com assertividade e competência o Instituto de Pesquisas Percent. Para ele, recuperar o espaço político perdido será uma tarefa desafiadora.
 
DIFICULDADE
Quem já teve mandato talvez tenha menos dificuldade para reconquistar espaço do que os novatos na disputa eleitoral para deputado. No entanto, Luiz Cláudio lembra que quem já não estiver se movimentando na região, quem não tiver musculatura política fora da cidade, terá uma enorme dificuldade para alcançar sucesso nas urnas em 2026. “A eleição para deputado é a mais fria que existe. O eleitor não se entusiasma com essa eleição” – diz, ressaltando que os candidatos vão precisar de muita criatividade para despertar o interesse dos eleitores. “Quer ver? Em dezembro do ano que vem, ou seja, três meses depois da eleição, vamos fazer uma pesquisa e perguntar em quem você votou para deputado? Sou capaz de dizer que mais de 60% dos eleitores não vão se lembrar. O desinteresse é muito grande.”
 
ALERTA
Nesse movimento apartidário “Uberaba Já”, o importante é justamente despertar o interesse do eleitor em eleger candidatos de Uberaba.  Além disso, será necessário fazer um trabalho na região, principalmente com as lideranças locais. Romper a fronteira de Uberaba para buscar esses apoios. “Se não mudar a receita, corremos o risco de ficar sem representação novamente” – alerta Luiz Cláudio. Mas qual é essa receita? Quem souber que se habilite!
 
ZUNZUNZUM
Final da tarde desta quinta-feira foi marcada por zunzunzum envolvendo a exoneração de adjunto do governo municipal. Questionada, a Secretaria de Comunicação negou o fato.
 
FÓRUM
Uberaba vai sediar o 1º Fórum Regional de Líderes, nos dias 3 e 4 de setembro, no Centro de Eventos da ABCZ. Promoção conjunto da ACIU e Sebrae, o Fórum vai trazer alguns dos palestrantes exponenciais da atualidade, inclusive internacionais. Anote na sua agenda para não perder essa oportunidade única para empreendedores, prefeitos, vereadores e líderes setoriais.
 
AGORA VAI
Tem tudo para dar certo a parceria entre empresa especializada na captação de interessadas em “batizar” espaços públicos e o Município de Uberaba. De acordo com o vereador Caio Godoi, que aproximou as duas partes para viabilizar o seu projeto Name Right transformado em lei, alguns desses espaços poderão ganhar nomes de patrocinadores como o “MorumBis”, por exemplo. Entre os pontos de interesse estão também as estações do BRT, além do Uberabão e outros espaços públicos.
 
CAPACITAÇÃO
Casa do Educador proporcionou cursos e oficinas práticas de requalificação para 4.782 professores da rede municipal. Segundo o professor Djalma Gonçalves, desse total foram 320 educadores infantis que passaram pelo aperfeiçoamento pedagógico.
 
QUE PELEJA!
Por falar em Djalma Gonçalves, ele revelou em entrevista à Rádio JM que a vencedora da licitação para fornecimento de uniformes escolares só entregou 80% do volume contratado até agora. A Secretaria de Educação já notificou a empresa, que será punida pelo atraso no cumprimento do contrato. Espera-se que essa fornecedora seja impedida de participar da próxima licitação, que foi deflagrada em fevereiro deste ano. Não é possível demorar tanto para entregar os uniformes!
 
PÂNICO
Pior que o BK Bank? Pois é. Essa é a preocupação dos supermercadistas ante a possibilidade de vitória de operadora de cartão alimentação em licitação da Prefeitura de Uberaba. Uma das operadoras interessadas no contrato tem visitado estabelecimentos comerciais da cidade, “anunciando” que vai “vencer” a concorrência e negociando taxas que variam de 8% a 14%, dependendo do volume de vendas de cada um. Como o setor opera com margem de lucro em torno de 3%, essa taxa inviabiliza totalmente o negócio.
 
COMO FUNCIONA?
Como funciona essa licitação do vale-alimentação? Resumindo, funciona assim: a operadora oferece um desconto de x% para a Prefeitura, vence a concorrência pelo critério de maior desconto, e, depois, cobra esse percentual (ou até maior) do comércio local. Assim para vender para os servidores públicos pelo cartão, o comércio “paga para trabalhar”, e ainda recebe o crédito a prazo. Os supermercadistas não concordam com esse critério de “desconto” na licitação, mas nada podem fazer. E muitos supermercados de bairro acabam se endividando para continuar vendendo para servidores. Os grandes, como Mart Minas, enfrentaram a situação e suspenderam as vendas quando o BK Bank venceu a concorrência. Pois é...
 
SUGESTÃO
Sucessor de Aguinaldo Silva no comando da Secretaria do Agronegócio pode sair de indicação do Sindicato Rural de Uberaba. Prefeita Elisa consultou a entidade classista e pediu sugestões de nomes. Um dos cotados para o cargo é Romeu Borges, atual vice-presidente do SRU.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por