ALTERNATIVA

"Ignorância" da SMS trava projetos de saúde mental do "Maria Modesto", diz Palmério

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 08/02/2023 às 21:15Atualizado em 09/02/2023 às 19:56
Compartilhar

Reitor Marcelo Palmério foi o entrevistado desta quarta-feira no Pingo do Jota. Além de abordar temas como os 75 anos da Uniube e os rumos do ensino no Brasil, ele revelou que há meses a Uniube aguarda liberação de projetos apresentados à Secretaria municipal de Saúde para ampliar o atendimento em saúde mental no “Maria Modesto”, ex-Sanatório Espírita de Uberaba. Segundo Marcelo, em que pese o secretário Sétimo Bóscolo já ter se manifestado favorável às propostas, os projetos estão travados na Secretaria, “por ignorância, ideologia, preconceito” dos seus comandados.

PERDENDO TEMPO
Uma das propostas apresentadas pela Uniube objetiva a criação de um ambulatório, que seria importante para ajudar a aliviar a fila de mais de 4 mil pessoas que hoje aguardam atendimento em saúde mental. Outro projeto revela o interesse da Uniube em implantar um hospital-dia para pacientes, que é uma forma de desospitalização adotada em todo o mundo. Nesse hospital-dia o paciente é atendido por equipe multidisciplinar durante o dia e retorna para casa à noite, mantendo os vínculos familiares. Todas essas iniciativas podem ser implantadas de imediato, mas dependem da liberação da Secretaria municipal de Saúde.  Segundo o reitor, ele já conversou por diversas vezes com o secretário Sétimo Bóscolo Neto, mas os processos continuam emperrados na SMS.

PASSOS LENTOS
Uniube também está tentando credenciar o Mário Palmério Hospital Universitário para a realização de cirurgias oncológicas. Mas esse processo também não avançou até agora na Secretaria municipal de Saúde, embora a fila de pacientes à espera desses procedimentos seja igualmente gigantesca em Uberaba. 

E O HOSPITAL DA CRIANÇA?
No final do ano passado,  surgiu uma proposta de parceria entre Uniube e Hospital da Criança, para minimizar os problemas constantes que havia no atendimento prestado ao público infantil. Desde então, a Uniube esteve fazendo levantamentos e colhendo subsídios para um diagnóstico da situação, mas até agora não houve uma definição sobre o assunto. O reitor Marcelo Palmério reiterou que não há interesse em encampar o Hospital da Criança, mas adiantou que um dos principais problemas é a falta de sistemas de gestão. 

DEPENDE
A propósito, Palmério afirmou que a participação da Uniube na licitação para a gestão das UPAs vai depender da modelagem a ser adotada. “Estamos tendo muito sucesso na gestão do Hospital Regional. Para você ter uma ideia, o índice de satisfação lá é superior a 90%. A gestão é muito elogiada. E, obviamente, isso faz com que a Uniube seja sempre lembrada para assumir as UPAs. Mas, no modelo atual, eu não me arriscaria.” - ressaltou o reitor. Ele defende que seja adotado um sistema que agilize o atendimento aos pacientes, tal e qual funciona em Santa Catarina, onde o paciente fica na UPA por no máximo 24 horas e, depois, se for necessário, é transferido para um hospital-dia até ser encaminhado para a internação hospitalar.

O grande problema, no entanto, é fazer esse processo da licitação da gestão das UPAs avançar…

LIMPA PÁTIO
Prefeitura espera reforçar seu caixa com pelo menos meio milhão de reais no primeiro leilão de bens inservíveis da gestão da prefeita Elisa Araújo. Pregão será realizado nesta quinta-feira, contando com 55 lotes de itens diversos, dentre os quais estão quatro ambulâncias do SAMU baixadas no Horto Municipal (FOTO ABAIXO). São dois veículos de 2006 e dois de 2010/2011.

Ambulância parada no Horto Municipal (Foto/Divulgação)

SÓ SUCATA!
A propósito, a coordenadora do SAMU, Juliana dos Santos Cucio, revela que há outros 4 veículos encostados no Horto, sendo uma moto, e 3 viaturas. A Secretaria de Saúde pediu autorização ao Ministério da Saúde para o desfazimento desses veículos, porque não servem mais para o SAMU. Um desses, porém, terá de ser devolvido ao Estado. 

FROTA ATIVA 
Ainda de acordo com Juliana Cucio, a Secretaria municipal de Saúde já pediu a renovação da frota do SAMU, no ano passado. Mas, o Ministério da Saúde argumenta que não há viatura suficiente para atender a todos os pedidos e vai priorizar aqueles que estão com frota mais antiga. 

Uberaba atualmente conta com 1 USA (Unidade de Suporte Avançado), doada em 2020, e 3 USB (unidades de saúde básica) de 2018, sendo duas exclusivas do SAMU e outra destinada ao Resgate. De quebra, tem uma viatura Águia, para transporte de pacientes sem gravidade. Juliana espera que até o final deste ano a frota do SAMU seja renovada.

HAJA DINHEIRO    
Sabe quanto a Prefeitura gastou em manutenção das viaturas do SAMU, apenas no governo Elisa? Mais de R$ 400 mil, segundo levantamento feito por Juliana Cucio. Somente nos últimos seis meses foram gastos mais de R$ 136 mil com reparos na frota. 

Como diz o matuto, carro velho só dá oficina…

VOLTA POR CIMA
PSB de Minas Gerais deve ter novo comandante. Mário Assad Jr. deve presidí-lo e o ex-deputado Narcio Rodrigues tende a ser o secretário geral do partido em MG.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por