Com 208 novos casos de Covid confirmados em Uberaba nas últimas 24 horas, é de se pensar onde iremos parar… De domingo para segunda-feira foram confirmados mais 5 óbitos por Covid e outros três estão em investigação. UTIs dos hospitais continuam superlotadas, registrando 54 pacientes internados nesta segunda-feira, além de 139 pacientes tratando da Covid em leitos de enfermaria. Mas o que chama a atenção no boletim epidemiológico desta segunda-feira é o óbito registrado em casa, sendo a vítima uma mulher de 78 anos, e outro óbito registrado na Unidade de Pronto Atendimento, onde a vítima de 50 e poucos anos estava internada à espera de transferência para hospital.
MAIS LEITOS
Nesta fatídica segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde também anunciou a ampliação de leitos hospitalares privados para atendimento à Covid. São 12 novos leitos no Hospital Unimed São Domingos, o que significa que Uberaba passa a ter 229 leitos de enfermaria e 77 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes Covid.
MULHER MULHER
ACIU programa 4 palestras online de peso, para celebrar o mês das mulheres. A estréia da programação será nesta quinta-feira, com videopalestra de Janete Vaz, fundadora do Grupo Sabin, que tem mais de 200 laboratórios e clínicas médicas espalhados por 11 estados brasileiros e um faturamento anual fabuloso. Janete é bioquímica e considerada uma das mulheres mais influentes da atualidade. Na quinta-feira que vem, dia 18, será a vez da prefeita Elisa Araújo conversar com empresárias e profissionais liberais convidadas da Aciu. Já para o dia 25 está programado o encontro virtual com a atriz Denise Fraga, e finalmente no dia 30, encerrando a programação, será a vez da vereadora Rochele Bazaga dar o seu recado sobre o empoderamento feminino. Vale destacar que a diretoria do presidente Anderson Cadima conta com 6 empresárias nesta gestão, um recorde histórico na associação.
ENTRADA PROIBIDA
Edição extraordinária do jornal oficial Porta Voz neste domingo trouxe a regulamentação das regras da onda roxa em Uberaba, através do Decreto 345. Mas a situação ainda está um tanto confusa e na segunda-feira, primeiro dia útil de vigência das novas medidas restritivas, as dúvidas ainda persistiram. Logo pela manhã, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, falou ao programa O Pingo do Jota e explicou que o comércio pode funcionar, mas as vendas serão permitidas somente através de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares. Não é permitida a entrada do cliente nas lojas, nem mesmo de materiais de construção. O cliente pode fazer sua encomenda e retirar a mercadoria na loja, ou optar pela entrega em domicílio. Isso vale também para lojas de materiais elétricos. Delivery só até as 20h, incluindo pizza, lanches e similares.
MUITAS DÚVIDAS
Em que pese a regulamentação da onda roxa, em Uberaba, ainda há muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser feito, de que forma pode ser feito e por aí afora. Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, na Prefeitura, a Procuradora Geral do Município, Fabiana Gomes Pinheiro, destacou que até mesmo o governo municipal tem suas dúvidas e está buscando respostas. Isso significa que nas próximas horas alguns entendimentos de hoje poderão ser mudados, mediante orientação do Estado.
NO PAREDÃO
Por outro lado, o Decreto 345 continua provocando críticas. O alvo é o conflito entre o que estabelece o Minas Consciente sobre os critérios da onda roxa, proibindo reuniões em locais públicos e privados, assim como excluindo as atividades religiosas presenciais da lista das consideradas essenciais (art. 5, inciso XIII), e a regulamentação do Decreto municipal. Um proíbe, outro permite.
AO VIVO
Embora as igrejas evangélicas tenham inicialmente comunicado a suspensão temporária de todas as atividades litúrgicas abertas ao público nos seus templos, a edição do Decreto 345 no domingo à tarde mudou tudo. O Conselho de Pastores optou por rever a suspensão e restabelecer os cultos presenciais. Segundo o Pastor Eduardo Isidoro, em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, “a igreja é o hospital da alma”, justificando, assim, a necessidade das celebrações presenciais neste momento em que as pessoas estão desesperadas. Ele contou que as igrejas evangélicas se organizaram e estão fazendo confirmações de presença online, para não haver superlotação nos cultos presenciais, que também são transmitidos pela internet para os demais seguidores.
EM NOME DA VIDA
Já o Conselho das Igrejas Presbiterianas adotou postura diferente. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o Conselho manteve a suspensão por 15 dias de todas as atividades presenciais, “mesmo diante da regulamentação da onda roxa em Uberaba, pelo poder municipal, que libera as Igrejas para se reunirem”. E explicou: “O Conselho entende que, diante do momento crítico, com alto número de contaminações pelo COVID 19, nos cabe, como cristãos, cuidar uns dos outros, e cooperar com a sociedade na busca da erradicação dessa pandemia”.
FIQUE EM CASA
A partir das 20h, só os casos excepcionais poderão transitar pelas ruas da cidade. Motoboys, táxi, Uber, veículos particulares, pessoas a pé estão proibidas. A ordem é ficar em casa das 8h da noite até as 5h da manhã. Isso porque a onda roxa quer diminuir a circulação das pessoas neste momento em que a rede hospitalar de Uberaba entrou em colapso.
DOCUMENTO NA MÃO
Fiscalização vai estar nas ruas para exigir o cumprimento do toque de recolher. Depois das 20h, o cidadão poderá ser abordado pela PM ou Fiscalização e terá de apresentar carteira de trabalho ou outro documento que comprove vínculo empregatício, de modo a justificar o trânsito além do horário permitido. A propósito, o decreto 345 traz um anexo que as empresas devem preencher para comprovar o vínculo empregatício, jornada de trabalho e função daqueles que eventualmente possam ter de se deslocar no período das 20h às 5h, como no caso de vigias, guarda-noturno, porteiros de edifícios, dentre outros.
PARA DEPOIS
Clínicas de estética e similares estão proibidas de funcionar durante o período de onda roxa. Mas, clínicas médicas para tratamento poderão abrir, segundo a prefeita Elisa, em resposta a questionamento feito por seguidora em rede social. Ocorre que o atendimento médico e odontológico a pacientes só pode ser feito em casos de urgência e emergência. Traduzindo em miúdos: emergência é tudo o que implica em risco potencial de morte, e precisa ser diagnosticado e tratado rapidamente, Urgência é uma ocorrência imprevista de agravamento à saúde, com ou sem risco de morte, mas que exige assistência médica imediata.
Vale destacar que o secretário Sétimo Bóscolo também explicou que as clínicas de fisioterapia para tratamento de dores e reabilitação também poderão prestar seus serviços, normalmente, seguindo as regras sanitárias.
EXAMES
Laboratórios e clínicas de imagem estão autorizadas a trabalhar na quinzena da onda roxa.
PORTAS FECHADAS
Fórum da Justiça do Trabalho não terá atendimento presencial enquanto Uberaba estiver enquadrada na onda roxa. De acordo com o diretor do Foro Trabalhista, juiz Alexandre Chibante, os processos continuarão tramitando normalmente, graças ao teletrabalho. O magistrado salienta que a tecnologia é uma arma poderosa nesse momento de crise sanitária aguda e não traz prejuízo para o Judiciário, nem para as partes. Pelo contrário. Agiliza o andamento dos feitos e evita a disseminação do vírus.
LEI DE GERSON
Ainda de acordo com o juiz federal do Trabalho Alexandre Chibante, as pessoas devem ter em mente que o momento não é para umas e outras pensarem em levar vantagem com a pandemia. “Esse momento é de solidariedade” - frisou.
ALÔ POSTURAS
Calçadão amanheceu lotado de ambulantes e pedestres nesta segunda-feira. Ônibus circularam feito “sardinha na lata” no início da manhã, com registro de presença de idosos de várias faixas etárias. Filas e mais filas para acesso às agências bancárias e nenhum funcionário para disciplinar o distanciamento entre os clientes. Nos bairros, as campeãs das aglomerações foram as lotéricas, como esta na Avenida Abílio Borges:
Foto/Leitora
PORTA FECHADA
Câmara Municipal ainda não conseguiu superar seus problemas técnicos para a realização das sessões virtuais. Por isso, segundo o presidente Ismar Marão, as reuniões ficarão suspensas pelos próximos 15 dias, com a possibilidade de compensação dessas 4 sessões nas duas últimas semanas de março. Nesse período, a Câmara também não terá expediente ao público, limitando-se ao teletrabalho. Esta decisão provocou polêmica nas redes sociais, depois de anunciada por Ismar no programa O Pingo do Jota. Muita gente questionando o que chamou de “mamata” para os vereadores, num momento em que os representantes do povo deveriam arregaçar as mangas para ajudar o Executivo a enfrentar a onda roxa.
VAI DAR
Mesmo com esses obstáculos para a realização das sessões legislativas nessas duas semanas, o presidente Ismar Marão acredita que dará tempo de votar o projeto de lei que autoriza o Executivo a comprar vacinas no exterior, integrando o consórcio de municípios criado pela Frente Nacional de Prefeitos. Prazo foi fixado em 22 de março pela FNP.
LULA LIVRE
Depois de tudo, o ministro Edson Fachin anulou todas as condenações judiciais de Lula e o ex-presidente está livre para voltar a disputar eleições… Que país é este, meu Deus???
Uberaba ganha mais uma nova loja “Empresta”, localizada na Rua Tenente Wenceslau de Oliveira, 930, pertinho da Prudente de Morais, no Bairro Abadia. A Empresta trabalha com produtos diferenciados de crédito para os seus clientes, inclusive com margem livre, refinanciamento, portabilidade e cartões consignados, direcionados para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos estaduais e federais, ativos e inativos. Oferece ainda soluções de crédito para trabalhadores da iniciativa privada, com registro na carteira de trabalho, e servidores municipais. Para saber mais, ligue (34) 3313 2121 ou pelo Whatsapp 9 9878 0021.