Novos capítulos do gasoduto
O imbróglio em torno do gasoduto ainda não chegou ao fim. Em entrevista à Rádio JM, na manhã desta sexta-feira, o prefeito Paulo Piau revelou que há um “Plano B”, caso o governo de São Paulo prefira emperrar o gasoduto de distribuição a partir de Ribeirão Preto. Essa opção é a mais barata, daí a insistência em esperar que Alckmin ceda à pressão e autorize o gasoduto chegar até Igarapava. De lá até Uberaba, ligando os dois Estados, já estaria tudo resolvido. Mas o trecho de Ribeirão a Igarapava depende de autorização do governador Alckmin, que não parece muito entusiasmado com a ideia de ajudar Minas Gerais. Afinal, como governador de São Paulo, é natural que ele queira deixar o gasoduto parado em Ribeirão e tente levar pra lá a planta de amônia da Petrobras, mesmo que a presidente Dilma tenha declarado oficialmente que esse investimento é de Uberaba. O fato é que essa novela parece não ter fim...
Outras opções
Segundo o prefeito Paulo Piau, outra alternativa para viabilizar a fábrica de amônia seria trazer o gás a partir de São Carlos, mas o custo ficaria maior do que consegui-lo via Ribeirão Preto. Há ainda uma terceira opçã buscar o gás em Belo Horizonte, mas esta é a mais cara das três alternativas. Enfim, não há uma definição até agora sobre o que será feito, como e quando. E o prazo de 15 dias dado pelo governador Anastasia ficou mesmo na promessa...
Em cima do muro
O que não dá para entender é o silêncio do senador tucano Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República. Nessa guerra entre Minas e São Paulo, Aécio anda em cima do muro, quando já deveria ter arregaçado as mangas e se engajado nas negociações com Alckmin para viabilizar o gasoduto por Ribeirão Preto até Uberaba. Essa é a opção que seu aliado, o governador Anastasia, está defendendo por ser a menos dispendiosa para Minas. Mas o senador mineiro ainda não abriu o bico sobre o assunto. Até parece que Aécio não quer se comprometer, pensando nos seus próprios interesses eleitorais. Afinal, ele e Serra disputam a indicação do PSDB e ambos querem o apoio de Alckmin. E, pelo visto, ele prefere o apoio de Alckmin à sua candidatura presidencial do que a fábrica da Petrobras em solo mineiro... Ou não?
Mais uma – À Rádio JM o prefeito Paulo Piau confirmou a aprovação dos recursos para implantação de outra linha do BRT, desta vez beneficiando os bairros Valim de Melo, Gameleiras e adjacências.
Caos – Antes de colocar os BRTs em circulação, a Prefeitura de Uberaba terá de resolver os pontos de estrangulamento no trânsito. Tanto na rotatória do Uberabão quanto naquela após o viaduto de acesso ao Manoel Mendes, o caos está instalado há muito tempo.
Novo modelo
Se o governo Fernando Henrique Cardoso ficou marcado por privatizações, o governo Dilma tem optado por outro modelo, o das concessões públicas de portos, aeroportos e rodovias. O prefeito Paulo Piau quer seguir a mesma linha em Uberaba. Neste caso, a primeira experiência poderá ser com o Hospital Regional, pois existe um consenso de que a Prefeitura não assumirá a administração do HR. Piau defende que seja concedida a gestão a uma organização social especializada em hospitais. O problema é que a Câmara Municipal ainda titubeia em aprovar projeto autorizando a adoção desse modelo.
Incógnita - Prefeito ainda não definiu quem será seu próximo líder na Câmara Municipal. O vice-líder Samuel Pereira, que deverá disputar as eleições para deputado no ano que vem, está descartado, assim como Marcelo Borjão, por seu temperamento explosivo, e Samir Cecílio, próximo presidente da Mesa Diretora. Outra opção seria Luiz Dutra, mas ele está queimadíssimo com a imprensa desde a recente tagarelice leviana em plenário.
Tempo quente
Denúncias distribuídas na internet envolvendo gerente de UBS pode ter outro foco. Segundo consta, algumas funcionárias antigas da unidade estavam mal acostumadas. Havia relatos de folgas não autorizadas, almoço de mais de quatro horas e queixas contra o mau atendimento ao público. A nova gestora acabou com a “baderna” e agora estaria sendo atacada. Ao menos dois e-mails foram identificados e teriam partido de servidoras que estão respondendo processo administrativo por insubordinação.
Atualização - A diretora-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG, Silvana Lobo, estará em Uberaba no dia 31 para ministrar palestra sobre as atualidades do direito penal, voltada para os acadêmicos do curso de Direito da Facthus. O evento será realizado no campus 01 da Faculdade, a partir de 19h, e conta com a organização da estimada advogada Fabiana Faquim, que também é docente da instituição.
Prefeito Bruno Cordeiro saiu de Brasília esta semana com boas notícias e milhões em recursos federais do PAC 2 para Sacramento. Na foto, Bruno e a presidente Dilma Rousseff. Impossível não tietá-la!