ALTERNATIVA

Implantação do cemitério-parque deve sair a qualquer momento

Lídia Prata
Publicado em 20/07/2017 às 11:36Atualizado em 16/12/2022 às 11:53
Compartilhar

Mais 300 uberabenses na rua

Caiu como uma bomba nessa quarta-feira a confirmação do fechamento do call center da Algar Tech na cidade, com a consequente demissão de 300 funcionários de uma vez. A notícia não poderia ser pior, principalmente considerando que Uberaba vinha mantendo saldo positivo de empregos nos últimos três meses e agora, com essa medida adotada pelo Grupo Algar, dificilmente conseguirá sustentar essa boa performance nos próximos meses. Lamentável, sob todos os aspectos.

Saindo de fininho

Deputado estadual Tony Carlos estava indignado com a forma como se deu o fechamento da Algar Tech em Uberaba. O parlamentar lembra que, em 2014, o município concedeu isenção de ISSQN e outros tantos benefícios para o Grupo Algar instalar seu call center aqui, mediante a promessa da empresa de geração de mais de 1.200 empregos. Além disso, a Algar Tech foi recebida com toda pompa e circunstância. Mas, lamentavelmente, fechou as portas, demitiu 300 empregados sem sequer dar uma satisfação à comunidade.

Questão mercadológica

Nos bastidores o que se comenta é que a Algar Tech perdeu o contrato que mantinha com a Caixa para prestação de serviços de call center e que era responsável pelo grosso do faturamento da unidade de Uberaba. A Caixa optou por contratar o mesmo serviço com empresa do Nordeste, por preços bem menores. Aliás, no Nordeste a mão de obra é mesmo mais barata. Com isso, a Algar decidiu desativar o call center daqui e levar para Uberlândia o atendimento a outros clientes menores, inclusive os locais. Resta saber se a clientela uberabense vai manter esses serviços com a empresa, agora que será realizado em Uberlândia.

Cara nova – Caberá ao ex-secretário de Planejamento, arquiteto Marcondes Nunes de Freitas, a repaginação de aproximadamente 15 praças da cidade. Na lista daquelas que serão embelezadas estão as feiosas praças Jorge Frange, Carlos Gomes, Henrique Krugger (Correios), Por do Sol e Concha Acústica, onde até grade tem atualmente.

Flores, por favor! – Além de feias, as praças da cidade andam num abandono de dar dó. Não têm flores. Não têm um jardim atraente. Mas sobram mato, sujeira, bancos quebrados (quando existem), calçamento estragado...

Agora vai

Secretário municipal de Serviços Urbano, Toninho Oliveira, garante que deve ser publicado a qualquer momento o novo edital de concessão de serviço público para a implantação do cemitério-parque em Uberaba. A ideia, segundo o secretário, é que o novo cemitério ocupe área particular e seja confiado a empresa que tenha expertise na gestão de campos-santos. Toninho quer aventureiros fora desse processo, embora certamente não faltarão interessados de olho apenas em eventuais lucros do negócio.

Modernização

Por falar em cemitério, o secretário Toninho Oliveira promete melhorar o acesso a informações no cemitério São João Batista. Um programa específico para localização de jazigos está sendo desenvolvido pela Codiub e em breve essa e outras informações serão disponibilizadas em terminais (tipo caixa eletrônico de bancos) a serem instalados em pontos estratégicos do cemitério.

Pra futuro

Por enquanto a privatização dos dois cemitérios de Uberaba está apenas em fase de estudos, mas vem ganhando musculatura ultimamente.

Curiosidades

Mera curiosidade: no cemitério São João Batista há cerca de 126 mil pessoas sepultadas em 21 mil sepulturas. Esse número é estimado, já que não existia qualquer controle anteriormente na PMU. No cemitério da Medalha Milagrosa (Candongas) há 12.350 sepultados em 12 mil sepulturas, enquanto no cemitério de Paineiras, em Ponte Alta, 659.

Prepare o bolso

Em entrevista à jornalista Miriam Leitão exibida na noite passada no canal GloboNews, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu que o governo estuda se haverá necessidade de aumento de impostos para fechar as contas públicas este ano. Só falta essa... Com a economia paralisada e empresas passando por um enorme sufoco para sobreviverem à crise econômica, esse provável aumento da carga tributária é inaceitável.

É verdade

Cumprindo ordem do juiz Sergio Moro, o Banco Central bloqueou R$606.727,12 de contas bancárias do ex-presidente Lula. Também ocorreram sequestro e arresto de bens de Lula, entre os quais dois carros, três apartamentos e um terreno em São Bernardo do Campo. O sequestro e o arresto são medidas cautelares determinadas para evitar que o réu se desfaça de bens ou valores que poderão vir a ser entregues à Justiça após decisão definitiva. Até lá, Lula poderá continuar desfrutando dos bens. Só não poderá dispor deles.

É mentira

Embora viralizado nas redes sociais, não é verdade que Marisa Letícia tenha sido funcionária do Congresso Nacional, segundo desmentido da Veja online. A denúncia de que Lula teria requerido pensão vitalícia foi divulgada em papel timbrado do Congresso, mas, segundo a revista, tudo não passou de boato. Menos mal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por