Fora do palanque
Palanque do Parque Fernando Costa na inauguração da ExpoZebu pode ficar mais vazio do que o esperado. Governador Romeu Zema cancelou a vinda, que era dada como certa pela diretoria da ABCZ. Zema alegou que terá uma reunião de governadores das regiões Sul e Sudeste na mesma data, convocada pelo governador João Dória. Pois é. Outros cinco governadores de Estado estão confirmados para a grande festa da pecuária brasileira em Uberaba. Menos o governador de Minas, num evento de projeção nacional realizado em solo mineiro. E olhe que o governador obteve uma votação histórica em Uberaba nas eleições do ano passado. Vá entender a ordem de importância e as prioridades do nosso governador...
Outro bolo
O presidente Jair Bolsonaro também não virá a Uberaba, embora tenha recebido com entusiasmo o convite para a abertura da ExpoZebu quando diretores da ABCZ estiveram em Brasília, no mês passado. Segundo informações de bastidores, Bolsonaro teria sido aconselhado a ir à abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, por ser um evento considerado de “maior peso” que a ExpoZebu. É o tal negóci se conselho fosse bom...
Talvez Mourão
Ainda resta um fio de esperança em relação à vinda do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, para a inauguração da Expozebu. Confirmação poderá ser feita nas próximas horas, considerando que a festa está marcada para este sábado. O general Mourão tem sido uma figura de destaque no governo Bolsonaro, não apenas por suas declarações equilibradas em relação a temas espinhosos, mas também por reunir boa bagagem cultural.
Agilidade
Depois de uma verdadeira novela nas tratativas entre PMU e Caixa, os servidores municipais passam a ser atendidos na agência novinha da CEF no bairro São Benedito, exatamente no mesmo local onde funcionava o Banco do Brasil. Com isso, os servidores poderão ser atendidos com mais comodidade e rapidez, segundo avaliação do secretário de Administração, Rodrigo Vieira, que conduziu as negociações para a mudança de agência.
Feiura
Nova pintura do Paço municipal tem gerado toda espécie de crítica. Ainda que a cor original do prédio histórico seja amarela, o tom usado na pintura externa ficou de tal forma gritante que está chocando a população. Nas redes sociais não faltam apelidos jocosos ao imóvel da praça Rui Barbosa.
Baixa no Zoo
Mais um animal veio a óbito no Zoológico de Uberaba, no fim de semana. Desta vez foi uma fêmea da espécie lobo-guará, que, segundo denúncias, teria morrido por inanição. Em nota, a Prefeitura nega essa versão, alegando que o animal recebeu assistência da médica veterinária lotada no Zoo e, apesar disso, o quadro clínico se agravou, levando-o a ser internado no Hospital Veterinário, mas ele não resistiu. Pelo sim, pelo não, o Zoo anda no paredão faz tempo, desafiando medidas mais eficazes de revitalização do espaço. Ou pelo menos uma prestação de contas transparente das ações desenvolvidas pela Prefeitura para garantir a segurança e a saúde dos animais. Vale lembrar que dias atrás foi furtada uma arara do Zoo, sem que os vigias do local sequer tivessem dado falta da ave.
Rol de preocupações
Violência, lixo acumulado em terrenos baldios e falta de policiamento foram algumas das preocupações levantadas por jovens das escolas municipais da cidade e apresentadas ao prefeito Paulo Piau, nos desdobramentos do projeto PesquisAção. Interessante como o foco das preocupações muda, quando são ouvidos os alunos das escolas rurais, que vivem realidade bem diferente. Para esses, os maiores problemas enfrentados são o comércio de drogas, a insegurança, a má conservação das estradas de acesso às fazendas, abandono de animais e falta de local adequado para descarte de embalagens de agrotóxicos. A “bola” agora está com o prefeito, para as ações.
Primeiro passo
A Codau vai iniciar a instalação de novas lixeiras na área central e nos bairros da cidade. Ao todo serão 300 lixeiras, das quais 110 apenas no centro da cidade. Próximo passo será uma campanha de conscientização da população para usar a lixeira, em vez de descartar latas, bitucas de cigarro, e toda espécie de sujeira nas ruas.
Para todos
No feriadão circularam críticas nas redes sociais à ação filantrópica da ABCZ batizada de Zebu para Todos, por destinar parte da arrecadação para o Hospital do Câncer de Barretos. Os críticos, porém, omitiram que a maior parte da renda vai contemplar a Oasis e a Vencer, duas instituições de amparo a pacientes com câncer em Uberaba. É bem verdade que o ideal seria deixar a arrecadação integral para instituições locais, mas é preciso reconhecer que a ABCZ é uma entidade de âmbito nacional. O Zebu para Todos vai acontecer no dia 5 de maio, com perspectivas de entrar para o Guiness Book como a maior panela de cozido do mundo. Ingressos serão vendidos a cinco reais.
Corrupção
Novos Rumos do Combate à Corrupção. Este é o tema da palestra a ser proferida pela ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon Alves, nesta sexta-feira, no auditório da OAB Uberaba.
Olha ela aí!
Nova JM Magazine está chegando! Lançamento da edição 64 será amanhã, no Romma, em noite Black & Gold. Decoração assinada pelo criativo Alexandre Assumpção, buffet Sancielo, som de DJ Julinho Oliveira e show da banda Mané Galinha estão programados para encantar os parceiros e convidados da revista. Na quinta-feira cedinho os exemplares estarão à venda nas bancas. Reserve desde já o seu.