ALTERNATIVA

Inauguração do heliponto do Hospital de Clínicas deve ficar para junho

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 12/05/2025 às 22:28Atualizado em 14/05/2025 às 10:24
Compartilhar

Inauguração do heliponto do Hospital de Clínicas da UFTM deve ser marcada para junho, mais provavelmente na primeira quinzena. De acordo com a reitora Marinalva Vieira, a definição depende apenas do cerimonial do governador Romeu Zema, uma vez que a obra foi viabilizada graças aos recursos do Estado. Mas, os pilotos do Corpo de Bombeiros já estão em treinamento para pousar o Arcanjo 6 no local, enquanto a pista não é oficialmente liberada para operação.
 
MUDANÇA NO COMANDO
Regiane Dutra Silva acaba de ser nomeada para comandar a Superintendência do Bem Estar Animal, substituindo Ana Paula Boaventura no cargo. Regiane é esposa do suplente de vereador Thiago Silva, que teve pouco mais de 1.300 votos no ano passado. Thiago disputou a eleição pelo PP, partido comandado por Franco Cartafina, adversário político da prefeita Elisa. Biomédica formada pela Uniube, Regiane também é filha do ex-vereador Luiz Dutra (PSB), que teve 771 votos e também não se elegeu em 2024.
 
EMBATES
Por outro lado, a superintendente substituída não tinha apoio dos protetores independentes, com quem chegou a ter alguns embates difíceis. As melhores entregas da sua gestão foram os mutirões de castração. Na seara política, Ana Paula Boaventura foi candidata a vereadora, em 2024, apresentando-se como “Lady Di”, dada a fisionomia semelhante à princesa. Mas alcançou apenas 221 votos.
 
BATE-PRONTO
Equipe do Ministério da Educação já está em Uberaba. Técnicos chegaram no início da manhã e foram direto para a Prefeitura. Sem data para concluir o trabalho, eles passaram o dia reunidos com a secretária Juliana Petek discutindo as medidas a serem adotadas nas escolas públicas e particulares para garantir a segurança dos alunos e professores. Nesta terça-feira, a secretária vai contar o resultado das tratativas e seus desdobramentos, em entrevista ao programa O Pingo do Jota, às 8h45min. Não perca.
 
E AGORA?
Por outro lado, o advogado criminalista Júlio César Ferreira Fonseca viu com preocupação a ordem judicial para internação dos dois garotos envolvidos no homicídio da colega de sala em escola particular de Uberaba. Não pela medida em si, mas pelo fato de que pressupõe extrema gravidade da situação. Ele pondera que o juiz Marcelo Lemos, titular da Vara da Infância e Juventude, é muito humano e procura evitar a internação em casos de atos infracionais cometidos por menores de idade, exceto em casos realmente graves.
 
DIFERENÇAS
O advogado Júlio César explica que a Constituição federal não admite falar em homicídio praticado por adolescentes, usando o termo “ato infracional”. Na prática, dá na mesma. No entanto, a punição é muito diferente. Enquanto para o adulto a pena por homicídio é de 30 anos (em média), para o “ato infracional” praticado por menores de idade a punição não passa de 3 anos de internação em instituição.
 
COMO FICA
No caso dos dois garotos apreendidos como suspeitos da morte da colega de sala de aula, o criminalista Júlio César explica que, nessa fase, eles poderão ficar no máximo 45 dias internados em instituição (Cseur, antigo Caresami), mas depois o Ministério Público terá de decidir entre pedir o arquivamento do processo ou sugerir a remissão (perdão), o que ele particularmente acha pouco provável. A terceira opção é a mais plausível, segundo Julio Cesar: oferecer a representação contra os autores. Aí se iniciará o procedimento judicial propriamente dito, com oportunidade às partes para apresentar defesa, ouvir testemunhas, etc. Se forem condenados, ficarão no máximo 3 anos internados na instituição penal. Nada mais...
 
NOSSA PRAÇA
Vice-prefeito Mauricinho de Sá e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, participaram da reunião de diretoria da ACIU na noite desta segunda-feira. Foram apresentar o projeto “A Praça é Nossa”, propondo a adoção desses espaços públicos pelo empresariado local. Ao todo Uberaba tem 160 praças para serem adotadas.

(Foto/Divulgação

(Foto/Divulgação

 
APOIO
Além da apresentação dos detalhes do interessante projeto de adoção das praças, o vice-prefeito ouviu a demanda de associados, que são pequenos produtores rurais de mel, farinha e hortifruti. Interessados em fornecer produtos ao município, eles revelaram a dificuldade que enfrentam atualmente. Queixaram-se da falta de informação, do empurra-empurra e principalmente da burocracia. Mauricinho se prontificou a checar onde esse processo de compra está emperrando e resolver a situação. Também presente na reunião da ACIU, o vereador Ripposati Filho se ofereceu para colaborar.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por