(Foto/Lauren Bishop-CDC)
Incidência do mosquito da dengue em Uberaba despencou de 6,7% no começo do ano para 2,36% agora. É o que revela o 2º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), feito agora em maio pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, via Seção de Controle de Endemias. O Liraa é importante porque mostra o grau de risco de epidemia de dengue na cidade, e no caso atual, os números apontam melhora substancial no combate ao aedes, colocando Uberaba no nível médio de risco, que varia de 1% a 3,9%. Vale lembrar que no começo do ano nosso risco era alto, de acordo com os parâmetros de avaliação do Ministério da Saúde. Vencemos a primeira batalha!
MELHOR DA DÉCADA
Desde 2014 não se viu um índice tão baixo no segundo levantamento do ano Da mesma foram, se comparados os números anuais medidos no primeiro semestre, o Liraa deste ano também é o menor desde 2016. É bem verdade que não dá para esmorecermos no combate aos focos do mosquito, e devemos manter a vigilância sobre recipientes que acumulam água parada, como vasos de plantas, pratinhos, tampinhas, fontes ornamentais, bebedouros de animais, caixas d´água etc. Cuidar de manter quintais e terrenos sempre limpos. E por aí afora. Os números estão bem menores, e devemos trabalhar para reduzi-los ainda mais.
ATENÇÃO REDOBRADA
Em que pese o Liraa ter despencado de janeiro até agora, alguns bairros continuam preocupando as autoridades de saúde, porque os índices permanecem altíssimos. Neste caso estão o Jardim Santa Clara (14,29%, liderando o ranking), seguido pelos bairros São Cristóvão (11,76%), Jardim São Bento (11,11%) e Res. Tancredo Neves (10,34%).
AEDES PARA TODOS
Em situação de alerta máximo ainda estão o Recreio dos Bandeirantes (9,80%), Pontal (8,70%), Moradas Uberaba (8,70%), Pacaembu (8,33%), Antônio Caiado (8,33%), Cássio Rezende (7,14%), Jockey Park (6,67%), Morada das Fontes (6,52%), Jardim Uberaba (6,20%), Vila Planalto (6%). Interessante observar que nesse grupo com índices variando em 9,8% e 6% há bairros de classe média alta, como Morada das Fontes e Jockey Park, superando até mesmo os números de bairros Jardim Uberaba e Vila Planalto, onde moram famílias com padrão de renda familiar menor.
OLHA O VIZINHO
O democrata mosquitinho da dengue transita com desenvoltura também por bairros tradicionais da cidade e por novos núcleos habitacionais. Veja outros índices igualmente preocupantes do Liraa de maio: Jardim Induberaba (5,66%), Parque do Mirante (5,36%), Copacabana (5,26%), Calixto Cecílio (5,17%), Alfredo Freire (5,04%), Res. Damha 2 (5%), Parque das Américas (4,97%), Res. Jardim Califórnia (4,76%), Santa Marta (4,67%), São Vicente (4,60%), Res. Estados Unidos (4,55%), Amoroso Costa (4,55%), Parque dos Girassóis (4,35%), Res. Uberaba 1 (4,29%), Costa Teles (4,24%), Fabrício (4,08%), Res. Mário Franco (4%), Cidade Jardim (4%).
EMERGÊNCIA SANITÁRIA
Na vizinha Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão decretou situação de emergência sanitário nesta terça-feira, em razão do número excessivo de casos e internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave e gripal. Muitos casos, segundo a Secretaria de Saúde uberlandense, apresentam complicações graves e todos os 943 leitos da rede municipal estavam ocupados nesta segunda-feira, assim como as oito Unidades de Atenção Integradas, similares às nossas UPAs. Diante desse quadro, vale o alerta: a vacina é a melhor arma contra as síndromes gripais.
MUDANÇAS
Time da prefeita Elisa sofrerá alterações nos próximos dias, com o desligamento de alguns secretários para se dedicarem integralmente à campanha de reeleição. Pelo menos três homens de confiança do primeiro escalão vão se despedir do cargo. Um deles é Celso Neto, que comanda a pasta da Educação. Para seu lugar ainda não está definido o nome. Especula-se que a escolha poderá recair sobre Maria Abadia, que atualmente ocupa cargo na Fundação Cultural de Uberaba. A prefeita tem verdadeiro apreço por ela.
BATEU, LEVOU!
A briga entre o ex-prefeito Anderson Adauto e o vereador Cabo Diego Fabiano teve novo round nesta terça-feira. Na véspera, o vereador havia rebatido a crítica feita por Anderson à Câmara Municipal, por ele qualificada como “uma vergonha”. Pois bem: cabo Diego rebateu em plenário, segunda-feira, dizendo que vergonha maior é o ex-prefeito, citando condenações judiciais de Anderson. O troco veio a galope: nesta terça-feira, a assessoria de Anderson (que está em Cuba) divulgou nota, ressaltando que as citações do vereador são “falsas ilações, citando episódios antigos” e processos em que o ex-prefeito foi absolvido das acusações. Reforçou que nenhuma condenação ou processo transacionado com o Ministério Público alicerçou-se em ato de corrupção.
MAIS DONATIVOS
Nesta quarta-feira, às 6h, mais um caminhão será carregado no aeroporto de Uberaba com doações ao povo gaúcho. São caixas de leite, sacos de ração para animais, água potável, cobertores e produtos e higiene e limpeza doados pelo povo uberabense para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, o comandante da Defesa Civil, Capitão Eliel, não conteve a emoção ao agradecer a generosidade dos uberabenses. Toneladas e mais toneladas de donativos já pegaram a estrada daqui para Porto Alegre, Canoas e outras cidades devastadas pelas chuvas.
MÉRITO
Mérito a quem tem muitos méritos. Pensando assim, a ACIU vai render homenagens aos destaques do setor industrial de Uberaba na próxima terça-feira, dia 28, no Tatersal Rubico de Carvalho. Serão cinco homenageados: Arnaldo Santos Junior (Fardas Uniformes), Maria Inês Carvalho Marzola (Reginez), José Toubes Neto (Construtora Toubes), Cervejaria Petrópolis e Fábrica de Sinos de Uberaba. Convites, por adesão, podem ser reservados pelo telefone 3331-5500. Mérito Industrial é uma oportunidade de valorização daqueles que muito fazem pelo desenvolvimento econômico de Uberaba, gerando empregos e renda.