ALTERNATIVA

Indignação pública

Projeto que visa desapropriar “Casa da Dilma” gera revolta

Lídia Prata
Publicado em 19/08/2015 às 10:05Atualizado em 16/12/2022 às 22:43
Compartilhar

 Foto/ Rodrigo Garcia

Colégio Nossa Senhora das Dores foi homenageado pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, por ocasião dos seus 130 anos dedicados ao ensino de qualidade em Uberaba. Diretora Marta Queiroz Fabri e equipe receberam a homenagem das mãos do presidente Luiz Dutra

Xô, tapera da Dilma!

A julgar pelo volume de manifestações recebidas ontem por esta coluna, o projeto de desapropriação da tapera da família da presidente Dilma Rousseff, na rua Vigário Silva, está literalmente condenada pela população. Desde o BRT na Leopoldino de Oliveira não via tantos protestos de leitores contra um ato do governo municipal. Mais do que nunca está clara a necessidade de rever esse gasto de dinheiro público para a compra de um imóvel caindo aos pedaços e completamente desnecessário ao patrimônio do Município! Se “Vox populi, Vox Dei”, está na hora do governo municipal usar a razão e ouvir a voz das ruas...

 Xô, tapera 2

Na manifestação de domingo contra o governo Dilma, o engenheiro João Eurípedes Sabino criticou a compra da tapera, ressaltando, ao microfone, que se a família Rousseff tivesse dado de graça a casa de nº 90 da rua Vigário Silva para o município, os estudiosos em matéria de história deveriam honestamente orientar o prefeito Paulo Piau para agradecer e não querer o presente recebido. E destacou: “busquem no livro ‘A vida quer é coragem’ (biografia de Dilma Rousseff), encomendado ao jornalista Ricardo Batista do Amaral, e não encontrarão na obra uma palavra sequer sobre a tal casa que hoje querem transformar em monumento. Tenho vergonha dessa transação”. Eu também. E outros tantos uberabenses indignados com o desperdício do dinheiro público nessa desapropriação.

Xô, tapera 3

“Que casa é essa que a própria dona deixou virar tapera, apesar de manter um cuidador de seus imóveis e negócios em Uberaba?”, questiona Sabino. Vai além, com muita propriedade no que diz: “Eu gostaria que um contemporâneo ou contemporânea de Dilma se apresentasse e dissesse que com ela pelo menos brincou na rua Vigário Silva, 90. Nas férias escolares, segundo o livro, a família Rousseff ia para a praia e não vinha com frequência a Uberaba como querem alguns. Então, onde está a história para justificar a compra?”

Pacote de maldades! – Atenção, aposentados: O Ministério da Fazenda já avisou que não vai antecipar a metade do pagamento do 13º salário de 32 milhões de brasileiros beneficiários da Previdência. Em que pese a guerra travada no governo Dilma por conta dessa decisão, o ministro Joaquim Levy levou a melhor e não há qualquer previsão de data para que esse dinheiro entre na conta dos aposentados. Há 9 anos a antecipação do abono natalino (não obrigatória) era feita em agosto. O maior problema é que, desta vez, o pagamento foi suspenso sem aviso prévio aos aposentados que contavam com esse dinheirinho extra agora. Brasil!!!!!

Reforço - De novembro do ano passado a julho de 2015, o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual – Pace, da Aciu, já levantou mais de 12 milhões de reais para os cofres municipais, o que corresponde a aproximadamente 10% dos créditos inscritos na dívida ativa do município. Esse reforço de caixa é oriundo de conciliações realizadas entre contribuintes e a Prefeitura de Uberaba, e de mutuários e Cohagra.

Culpa de quem?

Depois da bronca dessa coluna, o presidente do Codau mandou checar in loco nesta terça-feira o que está acontecendo na avenida da Saudade e gerando tanta queixa de mau cheiro por parte dos comerciantes locais. Técnicos do Codau concluíram que os problemas na rede de esgoto são fruto de ligações domésticas feitas de forma errada entre caixas de gordura e redes pluviais. O correto é desaguar o esgoto na rede de esgoto, claro. Mas muitas vezes não é o que acontece, principalmente em imóveis adaptados para fins comerciais – explica o presidente Luiz Guaritá Neto.

Regularização já

Onde o Codau detecta essas ligações feitas de forma errada, o proprietário do imóvel está sendo notificado para proceder à correção. Já em relação aos imóveis novos, o habite-se só é liberado depois de vistoria rigorosa do Codau. Intenção é prevenir problemas futuros, brecando ligações irregulares ou malfeitas antes que os moradores ocupem novos imóveis, diz Guaritá.

Sem previsão

Mau cheiro nas imediações do terminal Oeste do BRT, na Univerdecidade, deve persistir ainda por um bom tempo. Com a seca, os canais também secam e todo o esgoto que ainda está misturado à rede pluvial vai parar no córrego ainda descoberto naquele local, gerando o mau cheiro. Não há previsão alguma para canalização do córrego, diga-se de passagem.

 

Unimed Uberaba e Câmara Municipal uniram forças para promover a saúde. O evento destacou a criação de salas para amamentação e a importância de políticas públicas que garantam o direito das famílias nessa fase de desenvolvimento do bebê. Uma exposição com fotos de mães que trabalham e amamentam pode ser visitada gratuitamente no Paço Municipal. O projeto é resultado de ações de uma equipe multiprofissional e contou com o talento da fotógrafa Francis Prado para registrar as imagens. O convite para a mostra foi feito pelo vereador João Gilberto Ripposati e teve a participação ativa de todos os edis. Na foto, o presidente Sétimo Bóscolo acompanhado por diretores da Unimed e vereadores

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por