ALTERNATIVA

Infectologista defende retomada imediata das cirurgias eletivas em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 03/08/2021 às 20:16Atualizado em 18/12/2022 às 15:18
Compartilhar

DE OLHO NA DELTA

Impossível saber se a variante Delta chegou a Uberaba apenas pelos exames convencionais de Covid, como PCR rápido, por exemplo. Segundo o infectologista Vitor Maluf, somente através do sequenciamento genético é possível detectar se a cepa em circulação é a indiana ou não. Aqui é comum fazermos a dosagem de antígeno, mas o material genético nem vai para análise.

VIGILÂNCIA PERMANENTE

Vitor Maluf alerta que o Poder Público precisa manter a vigilância permanente sobre os índices de controle para pandemia e, diante de qualquer alteração importante, não ter medo de retroceder para impor novamente medidas mais restritivas para enfrentamento ao coronavírus. Essa variante Delta, como se sabe, é mais contagiosa que as anteriores.

SOB CONTROLE

No entanto, Vitor Maluf explica que os números estão sob controle em Uberaba, especialmente os índices de transmissibilidade. Mas isso não significa que assim permanecerão. Daí a necessidade de acompanhar de perto as taxas de positividade, assim como de transmissibilidade, ocupação de leitos de UTI, dentre outros. 

TUDO PRONTO

Comandando as ações de enfrentamento à pandemia no Hospital São Domingos desde o início, Maluf ressalta que a desativação de uma ala inteira de leitos Covid foi pensada, repensada e postergada por muitos dias seguidos, até ser tomada a decisão, fundamentada, porém, nas taxas de ocupação em torno de 50%. Todavia, os leitos foram desativados, mas não foram desabilitados.  Por essa razão, poderão ser reativados rapidamente, se o número de casos de Covid voltar a crescer.

ELETIVAS JÁ

Por outro lado, o infectologista Vitor Maluf defende a retomada imediata das cirurgias eletivas de baixa complexidade, que não demandam internação prolongada, nem ocupam leitos de UTI. É o caso das cirurgias de vesícula, por exemplo, à qual ele próprio teve de ser submetido, porém, de emergência, no fim de semana. Antes que outros pacientes tenham agravamento do quadro clínico enquanto aguardam a liberação das cirurgias, ele sugere que sejam autorizadas, em pequeno número e de forma gradativa. “A fila de espera está enorme. Vamos demorar um ano para colocá-la em dia” - ressalta Vitor Maluf.  

VIOLÊNCIA URBANA

Será aberta nesta quarta-feira a Semana de Enfentamento à Violência contra a Mulher, iniciativa do juiz Fabiano Garcia Veronez, titular da 2ª Vara Criminal e diretor do Foro da Comarca de Uberaba. Solenidade está marcada para às 9h, no saguão do Forum Melo Viana e contará com exposição de arte como extensão da memória do Judiciário, apresentada pelo servidor aposentado Roberto Rodrigues. 

CRESCIMENTO EXPONENCIAL

Nesta terça-feira, em entrevista à Rádio JM, o juiz Fabiano Garcia Veronez revelou que o número de ocorrências envolvendo violência contra mulheres tem crescido ano a ano em Uberaba, desde que começaram a ser efetivamente contabilizadas. De 2017 para 2020, os números saltaram de 447 para 828. Em parte, esse aumento pode ser justificado pela reação das vítimas, hoje mais conscientes em registrar os casos de agressões. Em parte, pela pandemia, que colocou as famílias em casa por muito tempo no ano passado.  Porém, seja qual for a justificativa,  o número de ocorrências praticamente dobrou em quatro anos, gerando preocupação.

REAÇÃO IMEDIATA

Poucos sabem, mas o juiz Fabiano Garcia Veronez tem desenvolvido um trabalho extraordinário envolvendo o enfrentamento à violência contra as mulheres. Com apoio do Instituto Daniel Franco, ele tem conseguido assistência jurídica, emocional, assim como qualificar e requalificar mulheres vítimas de violência doméstica para buscarem a independência financeira. É um trabalho que merece o reconhecimento da comunidade, assim como apoio, para que possa ganhar maior dimensão.

CALMA!!!   

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, está tudo dentro dos conformes com a ZPE, embora o prazo para comprovação da execução de 10% do projeto tenha se esgotado no sábado. Uberaba não conseguiu cumprir esse prazo e pediu prorrogação, ainda sem resposta por parte do governo federal. Rui Ramos destaca, todavia, que o pedido foi encaminhado para o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação dia 10 junho de 2021. Ainda de acordo com ele, quando, apesar de todos os esforços para as providências necessárias para a licitação, percebeu que a licitação poderia não ser concluída em tempo,  principalmente devido a recursos e outros imprevistos, pediu a dilatação do prazo imediatamente. 

PÉ NA TÁBUA

Rui Ramos afirma que neste ano o governo municipal iniciou e concluiu serviços sem os quais não seria possível fazer a licitação das obras. Cita, por exemplo, averbação do decreto presidencial de 2012 na matrícula da área; levantamento topográfico; projeto arquitetônico do loteamento; execução dos projetos de água, esgoto e drenagem e aprovação na Codau; orçamento das obras e termo de referência; e finalmente a licitação, que está em andamento. Vale lembrar que as empresas que tiveram a análise documental indeferida entraram com recursos e ainda não foram abertos os envelopes contendo as propostas de preço da obra.

POR QUÊ?

Até hoje não consegui entender por que razão a ZPE terá entrada por uma rua secundária, que ainda precisa ser pavimentada, quando poderia ser vitrine do desenvolvimento econômico de Uberaba se tivesse seu pórtico imponente voltado para a BR 050...

INCONGRUÊNCIAS

Por falar em fatos inexplicáveis, veja esta. Uberaba já foi uma das únicas 4 cidades mineiras a ter redes subterrâneas de iluminação pública, mas de uns tempos pra cá, quem passa pelas ruas do centro  percebe que os “varais elétricos” estão de volta à paisagem urbana. É fio pendurado que não acaba mais, ligando um poste a outro, sem pudor. Aliás, tempos atrás o ex-deputado Tony Carlos alertou a prefeita Elisa sobre esse problema, pedindo que ela intercedesse junto à Cemig para eliminar a fiação aérea e restabelecer a subterrânea. Mas, até agora, a Cemig não se mexeu. Nem vai, porque a aérea é infinitamente mais barata que a subterrânea. Interessante que na época em que revitalizou o Calçadão da Artur Machado, a Prefeitura não atentou para a necessidade de exigir que a fiação fosse mantida debaixo da terra. Agora voltou a ter fios que não acabam mais…

CABRESTO, QUE NADA!

Ex-deputado Tony Carlos reagiu às declarações do deputado federal Aelton Freitas, em áudio que circulou nas redes sociais recentemente. No áudio, Aelton revela à prefeita Elisa que já teria conversado com Tony para parar de criticar o governo municipal e estaria tudo certo. Questionado pela coluna, Tony garante que não tem nada disso e vai continuar criticando o que ele achar que deve. E ponto final.

INAUGURAÇÃO

Por outro lado, o ex-deputado Tony Carlos participou na tarde desta terça-feira da inauguração da Escola Municipal Anísio Teixeira, antigo CAIC, cujos recursos para a reforma foram obtidos através de emenda parlamentar por ele conseguida durante seu mandato de deputado estadual. Foi convidado pela prefeita e prestigiou o evento.

NOS TRINQUES!

Nova diretoria do Jockey está trabalhando a todo vapor para revitalizar o clube e neste sábado inaugura as novas quadras do beach tênis, durante evento marcado para às 10h. O clube está sendo “passado a limpo”, com obras e reforma em praticamente toda a sua estrutura. Os quiosques, que sempre foram os queridinhos dos associados, vão passar por completa repaginação. Um trabalho de fôlego comandado pelo presidente Renato Luiz da Costa, do Renato Pato, como é carinhosamente chamado pelos amigos. 

Presidente do Jockey Club, Renato Pato, entregou à prefeita Elisa o convite do evento deste sábado e aproveitou para colocar o clube à disposição do município para atividades com escolas, por exemplo, além de convidar a prefeita a se associar, juntamente com a família, e ver de perto todas as melhorias que a nova gestão tem promovido no clube

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por