ALTERNATIVA

Infectologista libera abraços no natal

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 21/12/2021 às 22:48Atualizado em 19/12/2022 às 00:42
Compartilhar

“Aquela situação desesperadora do início do ano não deve se repetir em 2022”. Essa é a expectativa do infectologista Vitor Maluf, avaliando que as festas de fim de ano não deverão ter agora o impacto assustador na evolução dos casos de Covid em Uberaba. Segundo Vitor Maluf, as medidas sanitárias precisam continuar sendo observadas pela população, mas a arma realmente eficaz contra a doença é a vacina. “Precisamos continuar vacinando, vacinando, vacinando” - aconselha o especialista, que comanda desde o ano passado as ações de enfrentamento à pandemia no Hospital São Domingos. Por outro lado, apesar do avanço da variante ômicron, Maluf não vê problema em troca de abraços entre familiares neste Natal. Sem exageros, claro. Ele também não vê empecilho às viagens para cidades de praia, desde que as pessoas evitem aglomerações, especialmente em locais fechados e com ventilação precária. Vai além: ir a um restaurante e se contaminar com a Covid é muito difícil.

INDISPENSÁVEL

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, Vitor Maluf defendeu a exigência do passaporte vacinal para acesso de turistas no Brasil, assim como da apresentação de resultado de teste de Covid realizado antes da entrada de visitantes no país, como já acontece em outros países da Europa, por exemplo. “É preciso respeitar a liberdade de cada um, sempre. Mas, desde que não coloque em risco a vida de outras pessoas” - enfatiza. Aliás, é muito simples: a partir do momento que o passe vacinal for exigido para acesso a eventos, restaurantes, shopping e outros locais de grande movimento as pessoas vão tratar de se vacinar. Ou então que fiquem em casa, para não expor as outras pessoas a risco de contaminação.

VACINA JÁ

Vitor Maluf também defende a liberação das vacinas para crianças com idade entre 5 e 11 anos, como têm feito outros países. Ele ressalta que a Covid liderou o ranking das causas de mortes nessa faixa etária este ano, o que é motivo mais do que suficiente para proteger os baixinhos com vacina.

CADÊ O CARTÃO???

Por falar em vacina, não adianta ir ao postinho em busca de 2ª ou 3ª dose contra Covid sem levar o cartão de vacinação. Nem dizer que perdeu o cartão. Aliás, quem perdeu está literalmente “enrolado”. Para obter a segunda via do cartão é preciso recorrer à Central de Vacinas, com paciência e tempo, principalmente quem tomou as doses em drives desativados.

EM APUROS

Brasileiros com viagem marcada para o exterior neste fim de ano estão em apuros. Com o ataque de hackers no site, o Ministério da Saúde não consegue emitir o certificado de vacinação digital. A alternativa encontrada pelo Governo foi apelar ao Ministério das Relações Exteriores para emitir um comunicado sobre a indisponibilidade do sistema. Com isso, os brasileiros terão de levar o documento físico e rezar para as autoridades sanitárias e os serviços de imigração dos outros países aceitarem essa solução.

GRANA BOA

Chegam a R$ 4 milhões 775 mil os recursos liberados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, através do secretário executivo Marcos Montes, para a revitalização do Mercado Municipal. Além da reforma interna do prédio, o projeto contempla a construção de um calçadão no entorno e repaginação externa.

PRÓXIMO PASSO

Com o dinheiro na conta, resta à Prefeitura negociar com os permissionários a data para o início das obras. E, cá pra nós, os permissionários também precisam encontrar uma alternativa para continuarem trabalhando em outro local, seja na parte externa do Mercado, ou outro local. Só não é admissível que insistam em manter o Mercado em funcionamento durante as obras. Não faz sentido conjugar alimentos com cimento e poeira…

MAIS CEDO

Coleta de lixo será antecipada para às 15h nos dias 24 e 31 nos bairros estabelecidos na programação desse serviço. Prefeitura e todas as repartições municipais estarão fechadas nos dias 24 e 31.

FAKE NEWS

Não procedem as conversas dando conta da insatisfação do vereador Samuel Pereira com o MDB, a ponto de levá-lo a mudar de sigla. Ele garante que está muito bem no partido, ainda mais agora, com a filiação de seu “guru” Carlos Vianna.

RANKING

Arthur, com 50 registros, e Helena, com 49, foram os nomes mais escolhidos pelos uberabenses para registro de nascimento de seus filhos em 2021. O ranking geral dos nomes mais escolhidos no ano mostra a preferência por nomes simples, curtos, em uma tendência observada pelos Cartórios de Registro Civil de Uberaba, responsáveis por registrar os nascimentos dos mais de 3.800 bebês neste ano. A lista de nomes masculinos, liderada por Arthur, tem na sequência Miguel (45), Gael (43) e Benício (41). Já na escolha dos nomes femininos, além de Helena em primeiro lugar, estão Alice (36), Cecilia (31) e Laura (29). Nesta classificação, outros três nomes compostos integram o Top Ten: Maria Alice (27), na 5ª colocação; Maria Cecília (27), na 6ª;, e Maria Clara (18), no 10º lugar.

NA CABEÇA

A chapa única encabeçada pela arquiteta Alê Rôso e pelo engenheiro Reinaldo Ribeiro para a gestão 2022/2023 do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro foi registrada nesta segunda-feira. Na história de mais de 60 anos, será a primeira vez que a entidade será presidida por uma mulher. E também será a primeira vez que o IEATM ficará sob o comando de uma arquiteta. Um marco importante e que evidencia o trabalho das mulheres como importante para a construção de uma sociedade cada vez melhor. Os dois receberam o abraço da prefeita Elisa Araújo, também arquiteta e associada ao IEATM.

NA FILA

Os próprios professores organizaram a fila na calçada de acesso à Câmara, na tarde desta terça-feira, para não atrapalhar os pedestres.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por