ALTERNATIVA

Inicia votação para Miss Mundo Minas Gerais

Mariana Pires é uma das representantes da região, cuja final (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 01/11/2014 às 10:07Atualizado em 17/12/2022 às 02:55
Compartilhar

POR GÊ ALVES – REDATORA INTERINA

BELEZA. Mariana Pires, 19 anos, de Conceição das Alagoas e estudante de Direito em Uberaba e que já estampou páginas da JM Magazine, é a representante da região no Miss Mundo Minas Gerais, cuja final será dia 15 em Itabira. Hoje começa a votação pela internet que dará a uma das 16 finalistas o direito de ir direto para a final

Climão. O bicho está pegando em Araxá. Por lá não se fala em outra coisa que não seja a cassação do prefeito Jeová Moreira. Eram claras as evidências de que seria – e nós vínhamos dizendo isto – praticamente impossível reverter a cassação do agora ex-chefe do Executivo e sua vice, Edna Castro, por abuso de poder econômico nas últimas eleições municipais. Assim, pela terceira vez – o que coloca a cidade numa insegurança administrativa sem tamanho –, Jeová foi afastado do cargo, na quarta-feira, quando o TSE manteve a cassação e assumiu interinamente a Prefeitura o presidente do Legislativo, Miguel Júnior O parlamentar evita entrar no mérito da briga política que resultou na cassação.

Fora. Estrategicamente, apesar de ainda ser possível, Jeová anunciou que não recorrerá. Claro, não há luz no fim do túnel e ele tenta evitar a inelegibilidade. Com isto, no início da semana, Aracely de Paula e Lídia Jordão assumem o Executivo. Aracely já foi prefeito da cidade e estava deputado federal, função da qual já apresentou renúncia.

Apelação. O anúncio de Jeová se deu com a garantia de que volta em 2020. Melhor mesmo é o discurso do cassad “A gente sente uma mistura de tristeza e de indignação, mas, por outro lado, sinto muito honrado em ser cassado ajudando os pobres”, qualificando o processo – e, por conseguinte, as decisões – como “palhaçada”. Tá bom pra vocês?!

Lenga-lenga. Ao longo do processo, Jeová Moreira da Costa chegou a insinuar a renúncia. E o fez em programa semanal de rádio com discurso em tom de despedida quando da decisão do TRE, que confirmou as duas cassações do seu mandato. E, como esta semana, também àquela época quase chorou. Mas, apesar do tom, acabou, depois, afirmando que aguardaria a análise do TSE aos seus pedidos para permanecer no cargo até o julgamento dos seus recursos. Agora cumpriu, não com a renúncia oficializada pró-forma, mas indiretamente ao anunciar o basta nos recursos.

Posse. O novo prefeito de Araxá, Aracely de Paula (PR), está em Brasília cuidando da renúncia de seu mandato de deputado federal para ser diplomado e, junto com sua vice Lídia Jordão (PP), assumir o Executivo. A diplomação está prevista para o mais tardar no começo da semana que vem. Em seguida serão empossados pela Câmara Municipal.

É uma pena! Conforme a Constituição Federal, compete ao Legislativo, sobremaneira, fiscalizar e legislar os atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração Direta. Em verdade, os parlamentares brasileiros, na sua grande maioria (incompetência, medo, outros motivos óbvios!?), preferem receber o salário pago pelo povo sem maiores delongas, não entrando na área de fiscalização.

Apertando. Médicos prometem ser uma pedra – das grandes – no sapato da presidente reeleita do Brasil, Dilma Rousseff. Muitos – inclusive em Uberaba – que ficaram na moita e alguns que sempre se mantiveram alheios à política e a políticos, passadas as eleições, estão se filiando a partidos de oposição ao governo.

EM FESTA. Servidores públicos municipais prestigiaram ontem a festa oferecida pelo sindicato da categoria no Sesi Minas. Durante o dia todo muita música, guloseimas e sorteio de brindes, incluindo um carro e uma moto zero-quilômetro. O operário da Secretaria de Obras Francisco da Silva foi o ganhador do carro

Sucessão. Grupo de advogados se movimenta no sentido de lançar chapa de oposição à Subseção da OAB. Por outro lado, o atual presidente, Vicente Flávio, tenta negar o desejo de continuar no cargo, mas não convence.

Longa espera. Corroborando com informações de advogado militante divulgadas com números por Alternativa esta semana, outro advogado faz contato para dizer que tem audiência de cliente agendada para outubro de 2015 na 1ª Vara do Trabalho em Uberaba.

Chegando. Já é Natal no Shopping Uberaba. Ontem foi inaugurada a decoração, com o tema solidariedade, ao som do Canto Coral Maracanã, regido por Rosana Caetano e com Cristina Arruda ao piano.

“A moda agora é defender a regulamentação da imprensa. Quem propõe isso, obviamente, são os que estão com o poder nas mãos. Alardeiam os defensores desta proposta que o objetivo seria evitar excessos. Pois bem! Nossa legislação já prevê mecanismos de combate aos aloprados. Vejam como exemplos a indenização pelos danos morais sofridos e previsão no Código Penal dos crimes de calúnia, difamação e injúria. Perdoem-me, mas esse discurso de regulamentação da imprensa está me cheirando tentativa de imposição da censura, mais diretamente, cabresto na imprensa brasileira. Fiquemos atentos, pois as cores da nossa bandeira são verde, amarela, azul e branca. Fora, patrulheiros de ideologias!” (José Carlos Fernandes Júnior – promotor de Justiça)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por