Hedi Lamar Marques
Homenageados com a Comenda Mário de Almeida Franco na prestigiada noite festiva da Câmara Municipal. Da esquerda para a direita, o professor Bilharinho, Eurípedes Carvalho, monsenhor Valmir Ribeiro, Délcio Scandiuzzi e Cláudio Ottoni
Dois pesos, duas medidas
A Administração municipal proíbe borracheiros (e outros pequenos comerciantes) de colocarem faixas e cavaletes de propaganda nas calçadas, rotatórias e praças próximas aos seus estabelecimentos. Mas permite que os barzinhos usem calçadas e praças públicas como se fossem particulares. Diretor do setor de Posturas da PMU, Renato Formiga, disse à Rádio JM AM 730 esta semana que os donos dos barzinhos fazem o compromisso de manter as praças que ocupam. Não é bem isso o que se vê na prática. Mas serve como alerta para que a PMU estude uma contrapartida a ser oportunizada aos pequenos comerciantes que queiram o mesmo privilégio de usar calçadas e praças. Ou que se repense essa história de “privatizar” as praças públicas para uns poucos privilegiados...
Pedestres
Outra medida que a PMU precisa adotar é fiscalizar os excessos praticados por barzinhos que ocupam a calçada inteira com mesas e cadeiras, impedindo que os pedestres usem o espaço que lhes é de direito.
Dor de cabeça
Não são apenas os “prefeitáveis” do PMDB que estão com insônia diante do imbróglio judicial sobre a validade ou não da intervenção no diretório municipal. A Justiça Eleitoral também está com a batata quente nas mãos, pois vence no dia 5 de agosto o prazo para decisão final sobre quem será o candidato do partido a prefeito, se Paulo Piau ou Rodrigo Mateus. Ou se o PMDB ficará de fora da disputa majoritária este ano.
Insegurança
Clima de intranquilidade entre os candidatos a vereadores pelo PMDB, diante do parecer do Ministério Público Eleitoral pela impugnação de todos eles até que se resolva a novela judicial sobre a intervenção. Mas os advogados da coligação entendem que o prazo para a impugnação venceu no dia 5 de julho e esse posterior posicionamento do MP Eleitoral não invalida os registros anteriormente deferidos para os candidatos.
Baixas
Mais uma baixa no governo Anderson Adauto, como reflexo da briga pelo poder no PMDB. Wellington Félix Cornélio, o Zuzu, perdeu o cargo ontem na Fundação Cultural, em razão do apoio de seu partido, o PCdoB, a Paulo Piau. Onde isso vai parar???
Sortudo
Tudo indica que o vereador Tony Carlos deverá manter este ano o mesmo número 15.200 que usou na campanha passada para vereador, assim que se resolver essa confusão eleitoral envolvendo o PMDB.
Mais um
Não será apenas o imóvel do Carrefour que a rede de supermercados Bretas irá inaugurar no segundo semestre deste ano. Em agosto começam as obras do novo Bretas da Santos Dumont, na área que pertenceu ao Hospital Santa Helena, com previsão de 90 dias para conclusão. Ali serão três mil metros quadrados de área construída, com três pavimentos, dois dos quais dedicados a estacionamento, com acesso pela rua José Furtado. Essa loja do Bretas substituirá o supermercado que funciona há anos na esquina da Jaime Bilharinho com Leopoldino de Oliveira, perto do Uberabão.
Torpedo TIM
Depois de ter sido punida pela Anatel e proibida de vender novos chips de celulares em Minas Gerais (e em vários outros estados), a TIM disparou torpedos ontem dizendo que “continua investindo para garantir a qualidade dos serviços e a satisfação de seus clientes”. Acredite, se quiser...
Blitz inédita
A PM realizou ontem uma blitz inédita em Uberaba, voltada para motoqueiros. Além de conferir os documentos, colocou um mecânico para checar as condições da moto (parte elétrica, pneus, desgaste do motor, etc.) e orientar os condutores. Medida merece aplausos, sobretudo diante de estatísticas que revelam os números assustadores de acidentes envolvendo motos, muitos deles com vítimas fatais.
Sinal de alerta
Presidente do Hospital “Dr. Hélio Angotti”, Délcio Scandiuzzi, enviou ofício a todos os candidatos a prefeito, reforçando dados importantes relativos ao câncer e à instituição filantrópica, além de pontuar conceitos que têm sido a tônica das abordagens de especialistas no tratamento da doença em todo o mundo. Scandiuzzi quer o compromisso dos prefeitáveis com o hospital, que é hoje uma referência no Brasil central.
Agradou em cheio a iniciativa do presidente da Unimed Uberaba, Sétimo Bóscolo Neto, de instituir o “café com o cooperado”, encontro para mostrar resultados e buscar melhorias para a cooperativa, com transparência e democracia. Na foto, a diretoria e cooperados num desses elogiados “cafés”