Escolha certa
Com as limitações impostas pela legislação eleitoral à divulgação das candidaturas, os veículos de comunicação assumiram este ano o papel de informar os cidadãos para que exerçam o direito de escolha com conhecimento de causa. No caso específico do Grupo JM Comunicação, estamos franqueando as páginas do Jornal da Manhã para divulgação de ideias, propostas e ações de todos os prefeitáveis – sem exceção. Na Rádio JM AM 730, ontem teve início a série de sabatinas diárias com os candidatos à eleição majoritária, inaugurada por Paulo Piau e sequenciada hoje pelo petista Adelmo Carneiro. E, no hot site das eleições 2012, o JM tem dado um show de cobertura, com informações e comentários exclusivos que valem a pena a sua visita diária. Assim como o JM, outros veículos também estão promovendo debates, acompanhando as candidaturas e levando aos uberabenses a possibilidade de fazer a melhor escolha, segundo critério individual de cada um. E também ajudando a acabar com o voto pela simpatia, amizade ou piedade – que é pior!
Nem tanto ao mar…
Peemedebista Paulo Piau abriu a sabatina pela Rádio JM AM 730 com muita tranquilidade. Fez elogios pontuais à atual administração (adoção das apostilas do Colégio Zé Ferreira, por exemplo), mas também teceu algumas críticas, como fez à atuação pífia da Guarda Municipal e ao fechamento da UPA Abadia, motivo de protestos populares no fim de semana. Foi mais duro, porém, relação ao abastecimento d’água…
Nem tanto à terra…
Para Paulo Piau, a gestão do abastecimento de água na cidade precisa ser revista, de modo a contemplar os novos bairros com reservação suficiente para atender à população dessas regiões, de modo a evitar o recorrente problema das torneiras secas nas casas. Alertou ainda quanto ao que chamou de uso abusivo da água do Rio Uberaba, acusando o Município de infringir leis ambientais. Por fim, desafiou o Ministério Público a investigar os fatos.
Transparência
Prometendo uma auditoria profunda nas contas da Prefeitura de Uberaba, Piau negou que pretenda desencadear alguma “caça às bruxas”. Garante que quer apenas expor claramente para a população a situação das finanças do Município. Hugo Rodrigues da Cunha fez o mesmo, quando sucedeu Wagner do Nascimento na Prefeitura…
Ao trabalho
Atenção servidores que estão “encostados” em casa, recebendo sem trabalhar. Piau quer todo mundo de volta ao batente, caso seja eleito, e defende a implementação de um plano de cargos e salários para o funcionalismo municipal. Esse talvez seja um dos grandes desafios da próxima administração, vença quem vencer.
Bom exemplo
Para Piau, não há precedentes na história de Uberaba para o que chama de “fúria arrecadatória” do governo municipal. Na opinião do prefeitável do PMDB, o Poder Público deve dar o bom exemplo, pagando em dia aos seus fornecedores e limpando seus imóveis, antes de exigir que o contribuinte o faça. Da mesma forma, criticou a indústria da multa instalada na Vigilância Sanitária, que se mostra extremamente exigente com as clínicas particulares e faz vistas grossas às clínicas odontológicas da Prefeitura. Segundo ele, as multas viraram engorda de Orçamento nos últimos anos, citando como principal exemplo os radares móveis com “pegadinhas” de velocidade…
Que nível!
O horário eleitoral na TV está de “doer” olhos e ouvidos. Claro que beleza física não credencia candidato algum, sendo até dispensável. Mas ter um certo domínio da Língua Portuguesa é requisito indispensável a todo aquele que se propõe a representar o povo. Como legislar e fiscalizar sem conhecer regras mínimas de Português? Candidatos que se propõem a resolver os “pobremas” ou acham que vão atuar na “Câmera” só podem estar no lugar errado…
E os nomes?
Pior que os deslizes de linguagem são os apelidos de certos candidatos a vereadores. “Doidão”, “Babão”, “Pequeno Cavalinho do Lava Jato”, “Mércia da Bicicletinha”… Gente! Onde estamos??? Imagine você, caso esses candidatos sejam eleitos, como serão chamados durante uma sessão legislativa: “Com a palavra Sua Excelência Pequeno Cavalinho do Lava-Jato”. Francamente!