ALTERNATIVA

Insegurança em Uberaba pode ser por falta de policiais

Dentre aquelas de mesmo porte no estado, que não (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 05/09/2013 às 09:08Atualizado em 19/12/2022 às 11:16
Compartilhar

Daniela Brito - redatora interina

daniela.brito@jmonline.com.br

Congresso

Tem início nesta quinta-feira a sétima edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba. A expectativa é reunir um público de aproximadamente quinhentos profissionais. O advogado João Delfino é o homenageado da Comenda Professor Edson Prata.

Insegurança pública

Uberaba é a única cidade, dentre aquelas de mesmo porte no estado, que não possui dois batalhões da Polícia Militar – o que seria necessário para o combate à criminalidade. A situação aqui está cada vez pior. O efetivo da corporação na cidade caiu quase pela metade nos últimos dez anos. Os números explicam a sensação de insegurança que vem tomando conta da população.

Sensibilizando

O segundo batalhão é primordial em cidades próximas a fronteiras, como é o caso de Uberaba, localizada a apenas trinta quilômetros do Estado de São Paulo. O governador Antonio Anastasia, que hoje visita a região, bem que poderia se sensibilizar pelos números e atender a reivindicação – que aliás foi uma das bandeiras defendidas até pelo atual prefeito, Paulo Piau, durante as eleições de 2012.

E mais - Aqueles que defendem um segundo batalhão para Uberaba também são favoráveis a outra Delegacia Regional. Até porque, nas cidades com população semelhante a nossa, é desta forma que a PM vem trabalhando.

Confirmado - Desfile do 7 de Setembro está confirmado para a praça do Magalhães Pinto a partir das 8h deste sábado. Escolas estaduais e municipais estão confirmadas no evento que vem sendo organizado pela Polícia Militar e Prefeitura de Uberaba.

Em vão

Conforme já dito aqui neste espaço, mudança praticamente certa no comando do PV de Uberaba. A peregrinação de Vicentinho Araújo Neto e do ex-vereador Paulo Pires na terça-feira passada não surtiu efeito.  Em vão, ambos tentaram articular junto aos deputados o comando municipal. Nem a possibilidade de seduzi-los com uma possível candidatura a deputado de Fahim Sawan (que sequer está filiado)  contribuiu para a permanência dos dois frente ao PV de Uberaba. Atos ilícitos praticados  pela dupla ferem a condição essencial de filiação no PV ser ficha limpa.

Convite

Superintendente do Shopping Uberaba, Guilherme Vilela de Castro e Silva, está hoje em São Paulo a convite da Associação Brasileira de Shopping Centers  (Abrasce) para integrar como membro o Comitê Econômico da instituição. Ele também participa da rodada de discussões sobre a performance do setor para troca de ideias e experiências. O Comitê formado por seleto grupo de conceituados profissionais do setor de Shopping Centers, diretores e superintendentes, que em conjunto representam mais de 60 empreendimentos em todo o Brasil,  se reúne semestralmente.

Visita

Presidente da Assembleia está se transformando em “figurinha carimbada” em Uberaba. Hoje à tarde ele desembarca na cidade para o Encontro Técnico do TCEMG com os Municípios.  Nada como ano pré-eleitoral...

Recebendo  - Paulo Piau será o anfitrião do evento que além do presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, também receberá a presidente do Tribunal de Contas, conselheira Adriene Andrade, o vice-presidente, conselheiro Sebastião Helvécio e o prefeito de Barbacena, Antônio Andrada.

“Tá difícil” - Depois do hospital que absurdamente possui portas mais estreitas do que as macas e das obras do terminal de ônibus que precisaram ser paralisadas para que o sistema de escoamento da água da chuva fosse feito, aí vem mais uma da série dos projetos mal-elaborados que oneram as obras públicas. As casas feitas para abrigar as famílias instaladas em áreas de risco, no Parque das Gameleiras, podem cair porque não previram a necessidade do muro de arrimo. Ou seja, as famílias ali instaladas, ainda correm risco por conta do problema. É chover no molhado.

E pior

Não há possibilidade de a administração municipal arcar com a construção do muro de arrimo no Parque das Gameleiras. A execução não estava prevista no projeto inicial. Com isso, não existe a legalidade para que o município construa os muros. Porém, em contato com a assessoria de comunicação, a coluna foi informada que o caso está em análise pelo jurídico.

Decisão

Empresa de transporte interestadual terá de pagar R$ 5 mil a um usuário que durante uma viagem de Cuiabá (MT)  para Uberaba  passou por uma série de problemas como mau funcionamento do ar condicionado, falta de água no sanitário e quebra do próprio veículo. A indenização a título de dano moral foi determinada pelo juiz do Terceiro Juizado Cível da Comarca de Cuiabá, Edson Dias Reis.

No aguardo

Deputado federal Aelton Freitas não foi ainda notificado  para se manifestar sobre quebra de decoro parlamentar em virtude da aula dada, em cadeia nacional, sobre como comprar voto em Capetinga, na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por