Na mosca
Instituto Ápice, sucessor do Percent, acertou na mosca a pesquisa de boca de urna sobre as eleições em Uberaba. Às 17h de domingo, a Rádio JM AM 730 divulgou com exclusividade a pesquisa de boca de urna do Ápice que apontava Lerin no 2º turno, com 20% dos votos válidos. Não deu outra. Mais uma vez o Ápice, de Luiz Cláudio Campos, acertou em cheio.
Crédito x descrédito
Na campanha eleitoral do 1º turno, cada instituto de pesquisa mostrou um resultado diferente. Mas todos foram unânimes em afirmar o empate técnico entre Lerin e Adelmo. A diferença entre o 2º e o 3º colocado foi de menos de 3%, ou seja, dentro da margem de erro das pesquisas.
Outra eleição
Na região, somente Uberaba terá de esperar um pouco mais para conhecer o próximo prefeito. Agora zera tudo e os dois candidatos mais votados começam uma nova campanha para o 2º turno, que será no dia 28 de outubro. Particularmente acho um desperdício de tempo e de dinheiro esse sistema de votação em dois turnos. Mas, quem sabe agora teremos oportunidade de conhecer melhor as propostas dos dois que passaram para a nova fase do “vestibular eleitoral”?
De virada
A vitória de Bruno Cordeiro (PSD) em Sacramento já era prevista, como mostrou pesquisa publicada no dia 24/9 pelo JM. Bruno ganhou de virada, derrotando o prefeito Baguá.
De fora
É uma pena que a próxima legislatura fique sem representante feminina na Câmara de Uberaba. Bons nomes como Marilda (PT), Eclair (DEM) e Denise (da Supra) não conseguiram se eleger.
Renovação na Câmara
A dança das cadeiras no Legislativo uberabense trouxe boas novidades, como a eleição de Kaká Se Liga e Franco Cartafina, dois jovens que terão oportunidade de mostrar que têm conteúdo além da “fina estampa”. No entanto, pensar que perderemos o combativo Itamar Ribeiro ou o sensato Professor Godoy e ganharemos o “ressuscitado” China... Lamentável.
Pole position
Conforme esta coluna previu em 07/07, Samir Cecílio Filho foi o campeão de votos na eleição para vereador. Obteve quase oito mil votos!
Cacife
Quem saiu mais cacifado desse primeiro turno em Uberaba foi, sem sombra de dúvida, o “new darling” da política local: Wagner do Nascimento Junior. Seus 24.243 votos surpreenderam, principalmente diante da campanha espartana que ele fez.
Elegância
É preciso tirar o chapéu para a elegância com que o deputado Adelmo Carneiro (PT) recebeu o resultado das urnas no domingo. Candidato derrotado geralmente foge da imprensa, mas Adelmo foi diferente: falou abertamente sobre o assunto aos ouvintes da Rádio JM.
Sujeira
É preciso haver mais rigor em relação à sujeira que a eleição deixa pra trás em Uberaba. Nos próximos pleitos, o Ministério Público bem que poderia firmar compromisso com os candidatos, como se viu em Sacramento, onde as sobras de “santinhos” foram recolhidas na véspera para não sujar as ruas no dia da votação. Outra opção é obrigar os sujismundos a bancar do próprio bolso as despesas com a limpeza da cidade após a eleição.
Demora preocupante
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, acha preocupante a demora do governo de Minas em definir o gasoduto para Uberaba. “A promessa feita pelo ex-governador Aécio Neves e referendada pelo seu sucessor Anastasia foi construir o gasoduto, através da Cemig e sua subsidiária Gasmig. Na medida do avanço do projeto da Petrobras, a ausência na definição do gasoduto começa a despertar dificuldades de cronograma do projeto como um todo,” alertou Assis.