Jairo Chagas
Integrantes da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uberaba visitaram, na tarde de ontem, o Grupo JM de Comunicação
Muitas ideias, grandes realizações
Na visita do presidente e demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal ao JM, nesta terça-feira, emergiram vários projetos dos vereadores para os próximos dois anos. Veterano no cargo de presidente, Luiz Dutra chega em 2015 com muitas ideias e o firme propósito de viabilizar uma sede mais adequada para o Poder Legislativo. Este, aliás, era seu desejo na legislatura anterior, quando defendeu fervorosamente a iniciativa. Agora, de volta à presidência, Dutra está decidido a levantar essa bandeira com firmeza. É agora ou nunca!
Sem remendo
Por enquanto está indefinido o local para a construção do prédio que abrigará plenário, gabinetes dos vereadores e área administrativa da Câmara de Uberaba. Há algumas alternativas em estudo, sendo uma delas lá pelos lados da avenida Nossa Senhora do Desterro, outra nas imediações da Univerdecidade, uma terceira mais distante e próxima à Casa do Folclore, etc. Dutra, porém, tem duas certezas: o Legislativo terá de ficar próximo ao futuro Centro Administrativo da PMU, e ele não vai aceitar reformas e adaptações de prédios já existentes. Quer um prédio novo, planejado e construído de acordo com as necessidades dos legisladores, e que seja um cartão postal de Uberaba.
Por dentro de tudo
Outra proposta da nova Mesa Diretora é realizar mensalmente fóruns de debates técnicos de assuntos polêmicos ou de grande impacto na comunidade. O presidente Luiz Dutra cita, por exemplo, a fábrica de amônia, a ZPE, a região metropolitana, o rodoanel, o terminal de cargas no Cinquentão, dentre outros temas. Objetivo é dar subsídios técnicos e informações precisas aos vereadores para que possam se posicionar sobre esses temas com conhecimento profundo de todos eles.
Presença – Para os fóruns técnicos, o presidente Luiz Dutra quer a presença de deputados estaduais e federais também. Acha importante afinarem o discurso em prol das questões maiores de Uberaba.
De olho – O prédio onde funcionou o Chaves Pálace Hotel pode se transformar em gabinete dos vereadores. Imóvel foi oferecido ao presidente Luiz Dutra, que, por ora, avalia a viabilidade de eventual mudança para o novo endereço.
Sede nova
Por falar em sede nova, o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais está prestes a fixar endereço no palacete da rua São Sebastião, onde funcionou o famoso restaurante Solar 17. Embora seja um imóvel muito bem localizado e imponente, a mudança está gerando uma tremenda polêmica entre os servidores.
De volta
Está de volta ao mercado de locação o imóvel que abrigou a cervejaria Devassa na primeira metade de 2014. Aliás, é de causar espanto a quantidade de imóveis de alto padrão com placa de “aluga-se” em Uberaba. Alguns mais parecem outdoors de imobiliárias, tantas são as que colocam ali suas placas de anúncio...
Sondagem
Nos bastidores políticos, rola o bochicho de que o médico Luciano Luzes Borges teria sido sondado para assumir cargo de primeiro escalão no governo Paulo Piau. Luzes foi secretário de Saúde na gestão Marcos Montes.
Mau gosto
Quem quis saber informação sobre o tempo em Uberaba, ontem, não entendeu a inusitada observação constante no site accuweather.com por volta de meio-dia. Em vez de dar a temperatura e dizer que o dia estava ensolarado, nublado, ou algo semelhante, o site dizia apenas “desagradável”. E desde quando site de previsão de tempo foi feito para dar opinião desse tipo?
Ler pra quê?
Apenas 250 de um total de 6,19 milhões de estudantes conseguiram nota máxima na prova de redação do Enem. A média é de 4 para cada grupo de 100 mil alunos. Em compensação, o número de pessoas que zeraram a mesma prova foi assustador: 529 mil 374. Será que a presidente Dilma sabia desses resultados quando anunciou a Educação como prioridade do seu segundo mandato? E será que vai conseguir seu objetivo, entregando o Ministério da Educação justamente a um ex-governador que viajou com a esposa, sogra e quatro convidados para tour na Europa em voo fretado e hospedagem em hotéis cinco estrelas pagos com dinheiro público? Pois é. Se educamos pelo exemplo, é de se perguntar que exemplo esse ministro pode dar aos nossos estudantes...