
(Foto/Divulgação)
Rio Uberaba com água pra dar e vender. Chuvas diárias, em abundância. Apesar desse quadro de fartura, a Codau tem anunciado o fechamento dos reservatórios praticamente todos os dias, sob justificativas diversas: ora é o calor aumentando o consumo, ora é a turbidez da água nessa época de chuvas intensas, ora falta de energia para mover as bombas na captação e por aí vai. Intrigado com essas explicações oficiais da Codau, o vereador Túlio Micheli (PSDB) protocolou nesta segunda-feira uma denúncia formal ao Ministério Público, pedindo a “apuração de possíveis irregularidades na prestação do serviço de abastecimento de água no município de Uberaba” e instauração de “notícia de fato” com consequente “abertura de Inquérito Civil, requisição de documentos técnicos e financeiros à Codau, oitiva de dirigentes e servidores técnicos, além da realização de auditoria independente no sistema de abastecimento”.
PROBLEMAS
Na denúncia ao MP, Túlio Micheli cita problemas como “o déficit estrutural do sistema, a insuficiência da capacidade das Estações de Tratamento de Água (ETAs), o racionamento recorrente sem regulamentação formal e a falta de transparência nos critérios técnicos adotados pela autarquia”. Túlio está convencido de que a crise atual “não está relacionada à escassez hídrica, mas a limitações operacionais e de gestão”. Um fato é incontestável: nunca antes, na história de Uberaba, se viu fechamento de reservatórios em tempos de chuvas fartas. E falar que as chuvas estão provocando turbidez da água também é algo difícil de entender, porque nessa época do ano sempre foi assim. Não há um fato novo relevante capaz de justificar essa intermitência no fornecimento de água pela Codau.
PELO RALO
Embasado em dados oficiais, o parlamentar destaca que as perdas na distribuição de água correspondem a um terço da água tratada pela Codau. Com esse abre-fecha de reservatórios, o problema está se agravando a cada dia, porque a pressão da água acaba estourando a tubulação em pontos diversos da cidade. Se você prestar atenção vai constatar cavaletes da Codau e equipes de manutenção atuando por todo lado para tentar conter os incontáveis vazamentos, como se viu nesta segunda-feira, na rua Toniquinho dos Santos, no bairro Estados Unidos. Era água que não acabava mais indo pro ralo...
CADÊ O DESCONTO?
É voz corrente entre os consumidores que a intermitência no fornecimento de água deveria levar a Codau a dar desconto na conta de água. Mas isso não aconteceu. Esse é outro ponto que o vereador Túlio Micheli pede ao MP para interferir, em nome da proteção aos direitos do consumidor.
FATALIDADE
Ouvido pela colunista no início da noite desta segunda-feira, o presidente Rui Ramos atribuiu essa desagradável situação da intermitência do fornecimento de água a uma série de fatores, mas, principalmente, a uma questão técnica. Quando começaram as chuvas, os reservatórios estavam baixos. De uma hora para outra não é possível regularizar o armazenamento, porque esbarra na capacidade de tratamento de água. “Essas três ETAs não dão conta de aumentar o volume de tratamento da noite pra noite” – sentenciou. Paralelamente, o presidente da Codau destacou o crescimento da cidade, com a multiplicação de loteamentos, assim como o aumento do consumo decorrente do calor nessa época do ano. De um lado, reservatórios baixos e impossibilidade de recuperação imediata. De outro, consumo elevado. “Tudo isso que aconteceu foi uma fatalidade”, ressaltou Rui Ramos.
CRISE CLIMÁTICA
O presidente da Codau ainda lembrou que a água está faltando não apenas em Uberaba. Citou a cidade de São Paulo, onde o problema está igualmente grave. “O sistema como um todo está em colapso. Não podemos negar que estamos enfrentando uma crise climática sem precedentes e há previsão de que 2026 seja um ano de altas temperaturas, o que pode agravar ainda mais essa situação” – destacou.
MAIS DOIS
Além da assinatura do contrato com a empresa que fará o gerenciamento das obras de captação de água no Rio Grande, nesta terça-feira, o presidente Rui Ramos promete para sexta-feira a assinatura da ordem de serviço para a perfuração de mais dois poços profundos pela Codau.
EM ALTA
Primeiros voos da LATAM entre Uberaba e o aeroporto internacional de Guarulhos e vice-versa tiveram 100% de ocupação. A estreia se deu nesta segunda-feira. Detalhe interessante: os passageiros não era apenas de Uberaba, o que mostra que é possível ampliar a atuação da companhia aérea no nosso aeroporto mediante um trabalho de divulgação bem feito junto às cidades vizinhas.
MUDANÇAS À VISTA
Nesse início de operações, os voos da LATAM estão sendo oferecidos às segundas, quartas e sextas-feiras. Porém, em abril haverá mudança, como noticiado em primeira mão por Celso Martins, no portal “tudoviagem.com”. A partir de 1º de abril, as decolagens serão às terças, quartas e sábados, às 15h50 e não mais às 8h15 (horário atual). Já os voos de ida, a partir do aeroporto de Uberaba, passarão para as 17h40.
NA PISTA
Comunicador e influenciador digital, Emanuel Chaves, o Manu, foi o entrevistado desta segunda-feira no programa O Pingo do Jota. Ele confirmou ter recebido convite do PDT para lançar seu nome como candidato a deputado estadual. Outros cinco partidos também o convidaram. Manu está animado, mas não deslumbrado. Na entrevista ele deixou claro que ainda não se decidiu e que pesará na balança sua viabilidade eleitoral antes de dar uma resposta. Além disso, disse, com todas as letras, que se houver outro nome mais viável, ele não terá dificuldade alguma em apoiá-lo.
NOVO COMANDO
Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba está de volta à ativa. O médico Antônio Fernando Hueb acaba de assumir a presidência da entidade, tendo como companheiros na nova diretoria Carlos Alex Abranches de Aguiar (vice-presidente), Hudson Gomes Pires (secretário geral), Elvi Cristina Rojas Fonseca (primeira secretária), Saul Garrido (tesoureiro geral), Graziela Massa Resende (primeira tesoureira) e Graziella Borges Barreto (diretora social).