ALTERNATIVA

Intervenção no diretório do PMDB

Reunião do PMDB/Minas que decidiu a questão foi tensa, marcada por muitas trocas de...

Lídia Prata
Publicado em 15/05/2012 às 09:30Atualizado em 19/12/2022 às 19:41
Compartilhar

Fato consumado

Muita gente criticou o JM quando este jornal noticiou o pedido de intervenção no diretório do PMDB em Uberaba, sustentando que tudo não passava de boato. Pois é. Caiu do cavalo quem achou que o JM estava blefando. A intervenção foi consumada ontem, com um placar de 10 a 1. Reunião do PMDB/Minas que decidiu a questão foi tensa, marcada por muitas trocas de acusações e de ofensas. A favor da intervenção testemunharam os vereadores Marcelo Borjão e Tony Carlos. Contra, os advogados João Adalberto de Andrade e Alexandre Souza Pires.

A tal infidelidade

Prefeito Anderson Adauto levou munição pesada para a reunião da Executiva estadual do PMDB. A infidelidade partidária foi o alvo principal do tiroteio. Mas, no final, o que ficou constatado é que todos ali tinham mudado de partido tantas vezes que era difícil achar um peemedebista sem passagem por nenhuma outra sigla ao longo da vida pública. O próprio Anderson já trocou o PMDB pelo PL no passado.

Equilíbrio

Um dos autores do pedido de intervenção no diretório municipal do PMDB, o reitor Marcelo Palmério era a personificação do equilíbrio, segundo os presentes. Acusado de infidelidade partidária por ter financiado a campanha do tucano Fahim Sawan a prefeito na disputa com o peemedebista Anderson, Palmério não negou e disse ter ajudado financeiramente outros candidatos, pois todos são seus amigos pessoais. Em Uberaba, é difícil ajudar um e não ajudar outro – explicou Marcelo.

Ibope

Participaram da reunião de ontem na capital os ex-senadores Hélio Costa, Ronan Tito e Wellington Salgado. Ronan Tito fez pronunciamento inflamado a favor da democracia e do diálogo, chamando a atenção para a necessidade de conciliação interna no partido.

Faltosos

Dos 13 membros da executiva do PMDB em Minas, só faltaram à reunião os deputados estaduais Antônio Júlio e Sávio Souza Cruz.

O troco

“Anderson esvaziou o PMDB em Uberaba. Hoje o partido não tem nem chapa completa de vereadores, pois os candidatos foram levados para outros partidos pelas mãos do prefeito”, disse o vereador Tony Carlos. No seu depoimento à Executiva estadual, Tony contou, ainda, que sempre endeusou Anderson, mas quando buscou o apoio do prefeito à sua candidatura a deputado estadual ouviu dele: “Não conte comigo”. AA apoiou o então candidato a deputado José Luiz Alves, de outra sigla.

Mágoa

Outro depoimento contundente na audiência do PMDB em BH foi o do vereador Borjão. Ele contou que teve de deixar o PMDB e buscar uma espécie de asilo político no DEM, em razão das críticas que fazia ao prefeito. “Fui praticamente expulso do partido por ele.”

Juntar os cacos

Ao contrário do prefeito, que não quis dar declaração à imprensa, o deputado Paulo Piau falou em união, arrematando com a declaração de que “o PMDB é o meu partido”. Entende que agora é hora de juntar os cacos e reaglutinar os peemedebistas de Uberaba. “Não podemos perder mais tempo”, disse o pré-candidato.

O futuro

Diante do que se sabe que aconteceu em BH, ontem, dificilmente o prefeito continuará no PMDB. Aliás, a primeira-dama Angela Mairink deixou a reunião em lágrimas, indignada com o placar de 10 a 1 e com as acusações feitas ao marido. Não é segredo pra ninguém o peso da opinião da primeira-dama nas decisões pessoais de Anderson.

Próximos passos

Ainda não estão definidos os cinco interventores no PMDB de Uberaba. A escolha dos nomes caberá à executiva estadual do partido. Mas o critério para definição do prefeitável em Uberaba será a pesquisa de intenção de votos, como disse ao Jornal da Manhã o presidente da sigla em Minas, deputado Toninho Andrade. Por esse critério, Piau está em vantagem, como já apontou pesquisa do Vox Populi registrada em abril junto à Justiça Eleitoral (MG 00045/2012) para saber qual dos quatro pré-candidatos de Uberaba tinha melhor performance.

Desistência

Depois da reunião que decidiu pela intervenção no PMDB de Uberaba, passou a ser especulada a possível desistência de Rodrigo Mateus de disputar a indicação do PMDB a prefeito de Uberaba. Mas Rodrigo não se pronunciou e segue hoje para Brasília, acompanhando o prefeito. Eles vão tentar recursos para a gestão do Hospital Regional.

Herança

Como o prefeito já disse que não apoiará uma eventual candidatura de Paulo Piau a prefeito pelo PMDB, resta saber se ele apoiará o petista Adelmo Carneiro...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por