ALTERNATIVA

Investigação sobre “Cemitério de hidrômetros” está perto do desfecho, diz Delegado

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 29/01/2025 às 22:18Atualizado em 30/01/2025 às 21:51
Compartilhar

NÃO É BEM ASSIM...
Que missão impossível que nada! Ao contrário do presidente da Codau, o delegado Felipe Colombari afiança que as investigações da Polícia Civil sobre o chamado cemitério de hidrômetros estão perto do desfecho. E mais: o trabalho da Perícia Criminal já identificou quase a metade das carcaças descartadas. “O caso tem solução sim. Não é missão impossível nem quase impossível” – afiança o delegado chefe do 5º Departamento de Polícia Civil.

PROPRIEDADE INCONTESTÁVEL
O trabalho da perícia estimou em 239 o número de hidrômetros desmontados. Desses, o laudo pericial atesta que 132 pertencem à Codau, “irrefutavelmente”. Ou seja, foram devidamente identificados através da perícia nos lacres. O que não se sabe ainda é se esses hidrômetros identificados estavam no lote que foi furtado em fevereiro de 2023. Caberá agora à Codau checar essa informação em seu sistema de controle. Ou, por outro lado, identificar de onde saíram esses hidrômetros e onde foram instalados, ou se foram dados em pagamento de hidrômetros novos, etc. Obviamente que nesse momento o controle interno da Codau será fundamental para elucidar a questão. Vale destacar que o trabalho pericial foi realizado por um dos mais experientes peritos da Polícia Civil de Minas Gerais, Cláudio Daniel Fonseca

RASTREABILIDADE
A propósito do “cemitério de hidrômetros” na área de preservação permanente do Jardim Nenê Gomes, o vereador Tulio Micheli vai protocolar na segunda-feira (3) projeto de lei tornando obrigatória a inserção do número de série dos hidrômetros na parte plástica dos equipamentos. Traçando um paralelo com veículos, vale destacar que hoje a indústria automobilística chega a gravar o número do chassi nos vidros, para facilitar a rastreabilidade dos veículos. Por que não dos hidrômetros também?

INOVAÇÃO
Falando de segurança, mas em outra área, vejam que interessante a medida adotada pelo prefeito Bruno Augusto, em Frutal. Ele mandou instalar cerca de 40 totens inteligentes (foto acima) para garantir a segurança no município. Todas as escolas e praças, além de pontos estratégicos, têm esse totem com câmeras de monitoramento 360 graus instaladas no topo e um botão ligado diretamente com a Polícia Militar, para ser acionado pelo cidadão em caso de necessidade. Ou seja, se tiver sido alvo de assalto, assédio, ou qualquer outro tipo de crime, basta apertar o botão do totem para registrar a ocorrência e ser imediatamente atendido pela PM. Detalhe: a ligação fornece a localização da vítima de imediato, assim como identifica o autor do acionamento, para evitar “trotes”. Essa tecnologia, segundo o prefeito Bruno Augusto, foi desenvolvida em Curitiba e reduziu consideravelmente os índices de criminalidade em Frutal.

ATITUDE DE CORAGEM
Além de mapear as áreas de risco da cidade, os drones estão sendo usados pela Prefeitura de Frutal para pulverizar inseticida em imóveis desocupados e terrenos vagos. Ação faz parte do enfrentamento ao Aedes aegypti na vizinha cidade, que conta com mais de 280 casos de dengue.

MULHERES EM APUROS
Outro programa inovador de Frutal é um aplicativo para proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. Ao sair de audiência no Fórum, a vítima é cadastrada no app e toda vez que o agressor tenta se aproximar dela, a mulher aciona uma espécie de botão de pânico interligado diretamente com a Polícia Militar. O aplicativo manda automaticamente a localização da vítima e uma viatura chega em poucos minutos.

DESCARTE IRREGULAR
Lá como cá, o prefeito Bruno Augusto conta que a demanda por limpeza urbana é muito grande em Frutal. Tudo por conta de descarte irregular, especialmente de pneus.

DE LASCAR!
Chiadeira generalizada diante da possível fixação da tarifa de 6 reais para o transporte coletivo em Uberaba. Em relação ao preço atual, o reajuste passa de 25%, índice que supera inflação acumulada e o próprio índice de alinhamento de preços ao consumidor. A conta é simples: empresa com 100 colaboradores usuários de ônibus vai gastar cerca de R$24 mil mensais para fornecer dois vales-transportes por dia para cada empregado, de segunda a sexta-feira. Esqueça o desconto de 6% previsto em lei, porque muitas empresas não praticam isso para não perderem seus colaboradores.

FALOU POR QUÊ?
Situação do MDB na ação de investigação judicial eleitoral se complicou ainda mais, às vésperas da audiência de instrução, marcada para o dia 4 de fevereiro. O partido juntou ao processo duas fotos da candidata que supostamente apenas emprestou seu nome para completar a quota de gênero nas eleições proporcionais. As fotos, até onde se sabe, mais atrapalharam do que ajudaram. Uma tatuagem no braço da moça reforçou a ideia de que ela estaria fazendo visitas políticas em empresas, acompanhando outro candidato a vereador pelo partido. Aliás, consta que a moça estaria fazendo campanha justamente para esse candidato, e não para ela.

FALTA POUCO
Até março o atendimento pelo tridígito 193 deve voltar a funcionar 100% em Uberaba. No ano passado, as ligações para a emergência dos bombeiros passaram a cair em Uberlândia, o que gerou uma série de protestos dos uberabenses, obviamente. De acordo com o novo comandante do 8º Batalhão de Bombeiros, tenente-coronel Josias, as operadoras de telefonia têm, aproximadamente, dois meses para procederem à reversão do sistema que centralizou todo o atendimento na cidade vizinha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por