A qualquer momento deve sair publicado no Porta Voz o decreto com as novidades no IPTU 2023. As alterações ainda estão terminando de ser definidas, e, por essa razão, o secretário municipal da Fazenda, Roberto Tosto, não pode adiantar quais serão essas novidades. Ele apenas garante que serão muito interessantes. Quanto ao reajuste do IPTU, que é obrigatório por lei, Tosto destaca que o índice escolhido foi o menor de todos, o IPCA, que gira em torno de 4,7%.
SEM TRAUMAS
Aposentadoria. Essa foi a causa da exoneração da chefe do Departamento de Cadastro Imobiliário, Kelly Fernanda Borges Dias. Ela não quis permanecer na ativa e preferiu o desligamento, que foi publicado na edição extra do Porta Voz de segunda-feira.
REFORÇO NECESSÁRIO
Aos fofoqueiros de plantão, um avis a ex-controladora do município foi nomeada para vice-presidência da Cohagra para desempenhar uma missão guardada a sete chaves, ainda. Esta é a informação passada pela secretária de Comunicação, Celi Camargo, justificando que haverá necessidade de reforço técnico no time da companhia de habitação.
BOLÃO FURADO
Ainda de acordo com a secretária Celi Camargo, não haverá mais mudança no primeiro escalão do governo Elisa programada para este ano. Portanto, os apostadores do “bolão da guilhotina” podem pegar o dinheiro de volta.
ONDE ESTÁ WALLY?
Com a eleição da nova mesa diretora da Câmara definida e sem surpresas - pelo menos ao que tudo indica - a expectativa se volta para a escolha do próximo líder do governo, já que Fernando Mendes deixará a função para assumir a presidência da Casa.
EU NÃO
Diante da sua proximidade com a prefeita Elisa, o nome do atual presidente Ismar Marão tem sido cogitado para assumir a liderança do governo na Câmara. Ouvido a respeito, Ismar Marão disse que a prefeita não falou com ele sobre isso. Por outro lado, ele avalia que 2023 será um ano muito conturbado. “Com certeza será um ano decisivo para o Executivo. Possivelmente com projetos impopulares e desgastes políticos para o líder. Nesse sentido, já estou há 4 anos como Presidente. Acho que está na hora de eu me dedicar mais ao meu mandato e aos projetos do nosso grupo (partido)” - disse Marão.
É HOJE!
Especialista em Agronegócio da CNN, o professor Marcos Fava Neves - o Doutor Agro - tem feito sucesso devido às suas análises precisas sobre o assunto. Marcos tem mais de 80 livros publicados, dá palestras internacionais e já publicou mais de mil artigos sobre o agronegócio, fazendo com que seja considerado um dos maiores expoentes do setor. Por isso, o Sindicato Rural de Uberaba e a Sicoob Credicitrus estão trazendo o Doutor Agro para palestra nesta quarta-feira, dia 30, às 18h30min, na sede do Sindicato. As inscrições estão disponíveis em www.sru.com.br/dragro ou pelo telefone 34 99979-8380. Aproveite esta oportunidade única de ouvir Marcos Fava ao vivo, em Uberaba.
ELEIÇÃO
Encerrando uma campanha disputadíssima, os criadores Gabriel Garcia Cid e Fabiano Mendonça se enfrentam hoje nas urnas da ABCZ. Associados de todo o país vão escolher um dos dois para comandar os destinos da entidade, sucedendo Rivaldo Machado Borges Júnior no cargo.
PÉ ATRÁS
“Torço para dar certo, mas estou receoso”. Afirmação é do ministro Marcos Montes sobre o futuro do agro com a mudança de governo no país. “Vi o desastre que foi o governo Lula para o agro. Não havia investimento estrangeiro por causa da insegurança jurídica, causada pelas invasões. O Presidente Bolsonaro fez um trabalho intenso de valorização e de apoio aos produtores, resgatando a confiança no governo e dando segurança ao setor. Para que o agro continue dando certo, o novo governo terá de seguir esse mesmo caminho, dando autonomia ao Ministério da Agricultura e respeitando o produtor” - ressaltou, lembrando que não há mecanismos para evitar as invasões de propriedades rurais, que são hoje o grande temor do setor. “A linha mestra para a segurança jurídica no campo tem de ser definida pelo mandatário”.
EQUÍVOCO
Ainda na avaliação do ministro Marcos Montes, o presidente eleito está equivocado ou mal assessorado, ao atribuir a fome no Brasil às exportações de alimentos. “As nossas exportações representam 25% a 30% da nossa produção. O resto é destinado ao mercado interno, Além disso, no governo Bolsonaro aumentamos a produção a cada ano. O agro é importantíssimo para a balança comercial brasileira” - ressaltou o ministro. Ele ainda destacou que o Brasil enfrentou a pandemia, a guerra na Ucrânia, e não faltou alimento no mercado interno. “Se mudar essa política que está aí, será um grande retrocesso para o agro e para o Brasil” - arrematou.
EM CAIXA
Ainda na entrevista ao programa O Pingo do Jota, o ministro Marcos Montes revelou que os recursos para a conclusão das obras de reforma e revitalização do Mercado Municipal já estão depositados na Caixa. Com isso, não há perigo de paralisação da obra, com a troca de governo. Amém!
NA BRONCA
Deputado federal Franco Cartafina publicou vídeo nas suas redes sociais nesta quarta-feira, visivelmente indignado com o governo municipal. Segundo o parlamentar, a Prefeitura perdeu nada menos do que R$ 100 mil de uma emenda parlamentar destinada por ele para a compra de adubo para beneficiar os pequenos agricultores do município. No vídeo, Franco acusa a Prefeitura de desistir desses recursos, sob a alegação de que o preço do adubo aumentou por causa da pandemia. Mas, ele ressalta que o governo poderia perfeitamente fazer a contrapartida para assegurar o benefício para os pequenos produtores.
Pois é. Será que se esses recursos tivessem sido destinados pelo deputado Zé Silva também seriam devolvidos pela Prefeitura?
Iluminação de Natal na Praça Rui Barbosa ficou simplesmente maravilhosa! Vale a pena descer até o centro para ver o presépio e a árvore de luzes. Outros pontos da cidade também receberão a iluminação natalina. Há muito não se via um espetáculo de luzes tão bonito em Uberaba nesta época do ano!!! (Foto/Jairo Chagas)