Foto/Jairo Chagas
O que era para ser uma visitinha de duas horas no máximo acabou se estendendo por quase todo o dia. Ministro interino da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou das solenidades no aeroporto e de lá seguiu com o prefeito e comitiva para visita à VLi, uma das âncoras do projeto Intervales. No caminho de volta, pegou um “toró” daqueles na estrada.
Calhamaço de pedidos
Se o ministro interino da Infraestrutura achou que viria a Uberaba apenas para inaugurar obras de reforma de pista e área para aeronaves, acabou vendo que não era só isso que estava reservado a ele. Pelo contrário. Prefeito Paulo Piau entregou um calhamaço de ofícios contendo pedidos para destravar projetos e ações de interesse direto de Uberaba, mas que afetam igualmente a região. Um desses projetos, obviamente, refere-se ao projeto do aeroporto internacional de cargas e passageiros no Cinquentão. Esse projeto não depende de recursos do governo federal para sair do papel, já que a ideia é criar uma Parceria Público Privada para alavancar não apenas a construção como também a futura gestão do aeroporto. Aliás, o prefeito Paulo Piau já repetiu várias vezes que há grupos privados interessados nesse negócio, dependendo apenas do sinal verde do governo federal. Mas, em Brasília, o ritmo das decisões ainda continua lento.
Detalhes técnicos
No ofício dirigido ao titular do Ministério da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o prefeito destaca que já existe um estudo de viabilidade do aeroporto internacional do Triângulo Mineiro, desenvolvido pela Urban System, assim como duas grandes empresas já foram autorizadas a desenvolver parceria internacional, sendo este o único projeto brasileiro selecionado pela Kotra (agência de desenvolvimento econômico da Coreia) para participar de um evento realizado em 2019 e que reuniu as maiores empresas coreanas da área de construção. Portanto, interesse externo existe. Falta apenas o aval do governo brasileiro para o assunto ir adiante.
Assim não dá!
Além do aeroporto internacional no Cinquentão, o prefeito rasgou o verbo sobre o descumprimento de contrato por parte das concessionárias que exploram as rodovias BR 050 e BR 262. Embora tenham duplicado as faixas de estrada no acesso à cidade, até hoje não providenciaram a iluminação no perímetro urbano, como de responsabilidade e obrigação de ambas. Só não disse que o acesso à cidade está em frangalhos, especialmente no trevo que interliga as duas rodovias federais. Só tem buraco...
Vida boa
Piau encaminhou um ofício específico ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas reclamando da demora na duplicação da BR 262 entre Uberaba e Campo Florido, o que tem afastado consumidores daquela cidade, que hoje procuram outros centros justamente por conta de ligação rodoviária em melhores condições do que a nossa. Prefeito quer que o ministro exija o cumprimento do contrato pela concessionária, obrigando-a à imediata duplicação desse trecho entre Uberaba e Campo Florido e dali até Nova Serrana. Oremos! Oremos com muita fé!
Olhe nós aqui!
Ainda no calhamaço de ofícios endereçados pelo prefeito ao ministro da Infraestrutura constam pedidos de autorização para Uberaba avançar na implementação do seu anel viário, que já foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento em 2014, mas continua empacado em Brasília. Piau ainda voltou a insistir no pedido de aval do governo federal à implementação do gasoduto (eita novela que não tem fim! Credo!).
Verba “carimbada”
Em entrevista à Rádio JM, na manhã dessa sexta-feira, o presidente Ismar Marão revelou que pediu prioridade à saúde para aplicação dos recursos de R$1 milhão e 300 mil devolvidos pela Câmara ao Município. Segundo ele, a sugestão dada ao prefeito visa a canalização de R$600 mil para custeio de exames de colonoscopia e endoscopia, além de consultas na área de oftalmologia e cirurgias de catarata. Os R$700 mil restantes devem ser destinados à construção de uma UBS no bairro São Benedito.
Vício perigoso
Usar celular no trânsito rendeu multa a 6.880 uberabenses em 2019. Esse número poderia ser até maior, uma vez que muitos motoristas não são flagrados cometendo a infração. Para se ter uma ideia, são quase 600 autuações mensais a motoristas que usam, manuseiam ou tagarelam ao telefone enquanto dirigem. Segurar o celular e o volante ao mesmo tempo respondeu pela maior incidência de autuações, totalizando 4.654 no ano passado, segundo dados levantados pela Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes. Em seguida aparecem os motoristas que manuseiam celular no trânsito, que somaram 1.387 autuações. Por último, mas não por infração menos grave, estão aqueles que dirigiam usando celular, num total de 839 motoristas.
Avanço de sinal
No balanço das infrações de trânsito apuradas em 2019 pela Secretaria de Defesa Social chama a atenção o volume de motoristas que ainda insistem em não usar o cinto de segurança. Foram 3.777 autuações por esse motivo. E mais: os avanços de sinal renderam multa a 2.427 motoristas nas ruas de Uberaba no ano passado.