Passado o segundo turno, as articulações para a composição da Mesa Diretora da Câmara no próximo biênio se intensificaram neste início de semana. E tudo indica que Ismar Marão poderá voltar ao comando da Casa. Nos últimos 20 dias Marão tem conversado muito com os colegas, inclusive com os recém-eleitos. E, segundo informações de bastidores, ele terá uma reunião definitiva nesta terça-feira, para sacramentar sua chapa. Segundo consta, Ismar já conta com apoio de 14 vereadores.
NEM SIM, NEM NÃO
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, Ismar não confirmou sua candidatura a presidente da Câmara. Mas, admitiu que um presidente do Legislativo, do mesmo partido da prefeita, facilitaria muito a governabilidade e a tramitação dos projetos do Executivo na Câmara. Pra bom entendedor…
ZERO NEGOCIAÇÃO
Por outro lado, Marão confirmou ter conversado demoradamente com Ellen Miziara, presidente do PL e eleita vereadora para a próxima legislatura. Ellen trabalhou com Marão por 8 anos, até decidir seguir seu próprio caminho. Continuam amigos. Porém, Marão negou que tenha negociado cargo na mesa Diretora com Ellen, na eventual formatação da sua chapa.
NOMES NA MESA
Enquanto presidente do PSD em Uberaba, Marão garantiu que não negociou cargos com a prefeita Elisa, durante a campanha. Pelo contrário. Segundo ele, embora o partido tenha nomes excelentes em seus quadros, o PSD não vai impor secretários no próximo mandato. Admitiu, no entanto, que colocará à disposição de Elisa uma lista nominal, para que ela possa analisar e, se for o caso, convidar para integrar seu time. Vale destacar que o PSD conta com alguns filiados no staff de Elisa, incluindo, dentre outros, Sônia Manzan (FETI) e Celso Neto (secretário afastado de Educação).
CADEIRA GARANTIDA
Por falar em Celso Neto, o ex-secretário tem retorno garantido ao governo. Foi o que revelou a prefeita Elisa, em entrevista exclusivaà Rádio JM, imediatamente após o anúncio oficial de sua reeleição. Mas não garantiu que voltará a comandar a secretaria de Educação, onde a atuação de Celso Neto dividiu opiniões.
POR COMPLETO
Todos os integrantes do governo municipal que saíram para disputar as eleições vão voltar para a Prefeitura. Segundo Elisa, alguns vão demorar um pouco mais, porque pediram para descansar uns dias.
RÉDEAS NA MÃO
Ainda na entrevista à Rádio JM minutos depois de ser confirmada sua reeleição, a prefeita Elisa reafirmou o que disse em reunião com a diretoria da Aciu: vai assumir as rédeas do processo eleitoral de 2026. Ela está segura de que Uberaba precisa eleger seus próprios deputados. Aliás, como principal liderança da cidade na atualidade, Elisa assume a responsabilidade de formar novas lideranças também.
ELE VEM
Derrotado pela segunda vez na disputa para prefeito de Uberaba, Tony Carlos já pensa em 2026. Nesta segunda ele pregou abertamente o diálogo entre as lideranças políticas da cidade, despidas de vaidades, para trabalharem juntas por Uberaba.
NOVIDADE
O alto índice de abstenção nas urnas deste segundo turno foi um recado muito claro: o eleitor anseia por novidades. Opinião neste sentido é compartilhada por dois experts em pesquisas eleitorais, Luiz Cláudio Campos (Percent) e Nelson Ranieri (Stats). Aliás, o volume de abstenções no domingo foi maior do que o número de votos obtidos por Tony Carlos.
NOMES NOVOS
Nessa vertente de renovação, as lideranças históricas da política local vão precisar se reinventar, ou dependurar as chuteiras de vez. A reeleição de Elisa colocou em xeque a liderança de nomes consagrados na política local. Só não vê quem não quer…
GRATIDÃO
Audiência da Rádio JM neste domingo de eleições bateu recordes em Uberaba. Muito obrigada a todos que sintonizaram FM 95,5 e nos acompanharam pelas redes sociais. A cada dia que passa a Rádio JM se consolida como a emissora da informação confiável e precisa.