ALTERNATIVA

Já pensou?

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que aplica a lei seca ao carona

Lídia Prata
Publicado em 06/05/2016 às 09:12Atualizado em 16/12/2022 às 19:00
Compartilhar

Tchau, querido!

Já era fava contada a decisão do Supremo Tribunal Federal determinando o afastamento do deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara Federal. Cunha se segurou no cargo muito mais do que se poderia imaginar, diante das denúncias que pesam contra ele e das manobras que fez para retardar seu julgamento pelo Conselho de Ética. Chegou a ser acintoso o comportamento dele nesse episódio. Se queremos passar o Brasil a limpo, Cunha não poderia ficar impune. Por outro lado, uma coisa não se pode negar: Eduardo Cunha cumpriu seu papel de levar adiante o processo de impeachment contra a presidente Dilma. Bem ou mal, mas cumpriu. E teve coragem para enfrentar a “patrulha governista”.

Pé no freio

Por causa dos altos custos do aparato exigido para a passagem da tocha olímpica, várias cidades mineiras desistiram de participar do evento de revezamento, entre elas Ipatinga, Gouveia e Betim. O tour da tocha por Minas Gerais começa amanhã, com custos estimados em R$180 mil por cidade. Porém, segundo Glauber Fachineli, secretário de Projetos e Capacitação de Recursos do município, Uberaba não terá esses custos porque usará a Guarda Municipal e a PM para a segurança da tocha olímpica aqui. Ainda bem. Seria indefensável uma despesa desse porte para os cofres públicos, num momento de tanta dificuldade financeira, marcada por corte de pessoal, parcelamento de pagamentos aos servidores e atrasos no cumprimento das obrigações com fornecedores.

Tocha aqui

A tocha olímpica vai passar por Uberaba neste domingo, Dia das Mães, às 8h. O percurso de pouco mais de 3km terá início na rotatória do terminal Oeste do BRT, seguindo pela avenida Leopoldino de Oliveira até a UAI. Por isso, atençã a Leopoldino será interditada nesse trecho a partir de 6h de domingo. Moradores de prédios com garagem voltada para a avenida terão de tirar o carro antes das 6h ou esperar o término da passeata.

Pé de guerra – Frederico Cunha Mendes e Arnaldo Manuel Machado Borges, candidatos à presidência da ABCZ, se enfrentam hoje num debate que será transmitido ao vivo para todo o país pelo Canal Rural, a partir de 16h. Os dois candidatos estão em “pé de guerra”.

Água benta – Essa semana foi preciso que o próprio prefeito Paulo Piau jogasse água na fervura, para segurar os ânimos dos apoiadores dos dois presidenciáveis na ABCZ. Na guerra pelos votos dos associados, as duas chapas infringiram leis municipais, especialmente de Posturas. Foi um Deus-nos-acuda. E olha que a eleição na ABCZ só vai acontecer em 1º de agosto. Já pensou?

Pardieiro

Há anos o Sesc comprou o imóvel onde funcionou a Cerâmica Missom, na rua Ricardo Missom, a poucos metros da avenida Leopoldino de Oliveira. Na época, o comprador anunciou que iria reformá-lo e adaptar o galpão para servir de escola, etc. Que nada. O tempo passou e o que se vê hoje é um prédio em ruínas, com telhado destruído, madeiramento aparente por falta de cobertura e janelas com vidros quebrados há um tempão. E ninguém toma providência, embora esses S (Sesc, Senai, Sesi, etc.) recebam verdadeira fortuna de repasses obrigatórios das empresas. Uma vergonha!

Começou?

No evento de entrega das chaves do programa Minha Casa Minha Vida, ontem, em Uberaba, alguns fatos chamaram a atençã a ausência da presidente da Caixa, Miriam Belchior, que estava confirmada para solenidade e preferiu viajar com Dilma para o Norte; a conversa ao pé do ouvido entre o presidente do Codau e o ministro Patrus Ananias, e a quantidade de veículos com o 15 adesivado na lataria externa.

Estranho no ninho

O ex-prefeito Anderson Adauto apareceu no evento da entrega de casas pela Cohagra, Prefeitura e Caixa Econômica Federal, no Jardins Marajó. Inevitável o encontro com o prefeito Paulo Piau, anfitrião da festa. Não houve hostilidade entre os dois. AA não foi convidado pelo Cerimonial, que era do governo federal, a subir no palco das autoridades. Porém, teve seu nome citado pelo ministro Patrus Ananias, do PT, de quem é amigo. E acabou vaiado na festa de seu adversário político.

De olho

Justiça Eleitoral precisa ficar “de olho” na divulgação (ainda que por meio de mera citação disfarçada de despretensiosa) de dados de pesquisa eleitoral não registrada ou inexistente. Alguns pré-candidatos e até mesmo pessoas comuns estão se utilizando de certos veículos de comunicação para dizer que esse ou aquele candidato está bem ou mal nas pesquisas. Vale destacar que não existe ainda em Uberaba nenhuma pesquisa eleitoral válida e registrada até agora. Pode ter pesquisa paralela, mas, sem registro de acordo com os critérios legais, não pode ser divulgada.

Se a moda pega...

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer estender a Lei Seca ao carona. A ideia é proibir que o motorista tenha no banco ao seu lado um passageiro que tenha ingerido bebida alcoólica ou qualquer outra substância psicoativa. O projeto é de autoria do deputado Flávio Silva, do PSB de São Paulo, e prevê que a infração seja considerada gravíssima, sujeitando o motorista à perda de sete pontos na CNH, multa e retenção do veículo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por