E A CORAGEM?
“Queria saber se o dono da Nutriplus teria coragem de servir ao filho o arroz com feijão que ele colocou no kit dos alunos da rede municipal”. Desafio foi lançado pelo vereador Marcos Jammal durante o programa O Pingo do Jota, desta sexta-feira, pela Rádio JM. Jammal foi além, dizendo que ele gostaria de cozinhar os alimentos (sem óleo e sem sal, porque não foram entregues no kit da Nutriplus) para servir ao dono da empresa.
SERENIDADE
Prefeito em exercício vai falar sobre a situação da Nutriplus com a prefeita Elisa, neste sábado. Segundo Moacyr Lopes, “a situação é crítica e delicada. Precisamos de sabedoria e serenidade. Resolver no ímpeto pode levar a uma situação complicada”.
Nos bastidores comenta-se que a Nutriplus enfrenta grandes dificuldades para manter as portas abertas, fato este que certamente deve ter chegado ao conhecimento do prefeito em exercício, a ponto de levá-lo a ponderar que o melhor, nesse momento, é ter calma.
NOVA HISTÓRIA
Ao que tudo leva a crer, a Prefeitura deve terminar 2021 com a Nutriplus e partir provavelmente para nova licitação no ano que vem. A palavra final, no entanto, caberá à prefeita Elisa, no seu retorno a Uberaba.
BANHO-MARIA
Imbróglio envolvendo a retomada das obras do conjunto Alfredo Freire IV continua empacado. E dificilmente sairá do buraco em que se meteu, desde que a construtora abandonou o canteiro de obras. Nada andou desde a vinda do ministro Rogério Marinho a Uberaba, com direito a visita ao local. Na avaliação do vereador Marcos Jammal, ex-presidente da Cohagra, há interesse do governo federal em incentivar conjuntos habitacionais do Minha Casa Verde Amarela, nem recursos específicos para financiar obras paralisadas.
Perguntar não ofende: não seria melhor a Prefeitura abandonar esse projeto e investir em outro, melhor localizado, em terreno plano, e dotado de infraestrutura? O custo para a conclusão do Alfredo Freire IV talvez fique mais alto do que começar um novo núcleo habitacional do zero.
NOTA MÁXIMA
Ao contrário de entidades de classe locais, que enfrentam disputas acirradas nas suas eleições, na Aciu o clima é de aprovação geral à excelente gestão do presidente Anderson Cadima. Tanto assim que ele lidera chapa única nas eleições marcadas para o dia 1º de dezembro. Como vice-presidente da entidade, sou testemunha do empenho e da dedicação de Cadima na defesa do empresariado uberabense, assim como de sua competência enquanto administrador. Equilibrado, sensato, coerente, “antenado”, Cadima tem se destacado como uma liderança respeitada e uma voz que todos ouvem com atenção. Nesses dois últimos anos, apesar da pandemia, a Aciu teve participação ativa e efetiva em várias frentes de trabalho, consolidando seu slogan “a associação do desenvolvimento”.
TEM MAIS
No dia seguinte à eleição para renovação de diretoria, a ACIU capitaneará o evento de inauguração da Antena 5G Agro em Uberaba. Muitos questionam por que a Aciu está à frente deste projeto, pois não é entidade de classe ligada ao agronegócio. Muito simples: sempre bem informado, o presidente Cadima percebeu a oportunidade de trazer essa conquista para Uberaba, tão logo foi divulgado que Minas Gerais seria contemplada com uma antena do 5G Agro. Imediatamente ele ligou para o secretário executivo do MAPA, Marcos Montes, externando interesse. Não deu outra: Uberaba vai a ser a primeira cidade mineira a contar com essa tecnologia voltada para o setor rural.
PEGA AQUI?
Sim. Quem estiver na Univerdecidade terá acesso à tecnologia do 5G, a partir do mês que vem. A antena será instalada no IFTM, mas sua abrangência alcançará um raio de 5 a 7 km de distância.
MINISTRA CONFIRMADA
Ministra Teresa Cristina virá para a inauguração da antena 5G Agro, no dia 2 de dezembro. Embora não esteja confirmada, não está descartada a vinda do presidente Bolsonaro também. Essa definição, porém, somente será conhecida na semana da inauguração.
BOAS NOVAS
Diretamente de Londres, o governador Romeu Zema anunciou nas suas redes sociais que a britânica Anglo American vai investir mais de R$ 4 bilhões em Minas nos próximos quatro anos, em tecnologias sustentáveis da mineração. Segundo o governador, “também haverá investimento na melhoria das rodovias estaduais na região do Médio Espinhaço, contemplando cidades como Conceição do Mato Dentro, Jaboticatubas e Santana do Riacho. Além de ações de conservação de áreas verdes e de geração de energia solar”.
Agora vamos esperar os resultados de Dubai!
MINAS NA COP26
Ainda nas suas redes sociais, o governador Zema destacou nesta sexta-feira: "Na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, ressaltei o compromisso do Governo do estado e da indústria mineira em zerar as emissões de carbono até 2050. E já temos o que mostrar: Minas é destaque na produção de energia limpa e ações e ações de recuperação ambiental. Também somos o Estado que mais refloresta no Brasil. Uma importante parcela do aço que é produzido em Minas usa carvão vegetal, que é uma fonte renovável. Além disso estamos fomentando a energia solar, fonte em que somos o principal produtor brasileiro".
BYE BYE
Trabalhadora braçal deve ser a primeira servidora demitida por justo motivo no governo Elisa. Oficialização do ato está no Porta Voz desta sexta-feira.