Está hibernando a intenção do vereador Marcos Jammal de propor ação contra o Município, visando reduzir a conta de energia elétrica, contestando a fórmula para cálculo da taxa de iluminação pública. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, Jammal contou que foi chamado pela prefeita Elisa para integrar uma comissão encarregada de rever esse assunto. Na reunião com a chefe do Executivo, Jammal disse ter percebido nela a disposição para reduzir essa taxa de iluminação, mediante a adoção de novos parâmetros de cobrança. Vale lembrar que o vereador colheu mais de 8 mil assinaturas num documento avalizando a propositura da ação judicial para a redução da taxa, mas ele agora se diz satisfeito com a possibilidade de solução amigável para o problema, sem ter de recorrer ao Judiciário.
FÓRMULA IDEAL
A fórmula ideal de cálculo para a cobrança da taxa de iluminação pública ainda não foi encontrada. Mas um fato é cert a fórmula atual está com os dias contados. Ao que tudo indica, a cobrança continuará sendo feita na conta de consumo de energia elétrica, distribuída pela Cemig. A Prefeitura não tem expertise, nem pessoal para cuidar de eventual emissão de contas para cobrança exclusiva da taxa de iluminação pública, independente da conta da Cemig.
MAIS LUZ, POR FAVOR!
Condomínios residenciais de alto padrão, como o Cyrela, ainda padecem com a escuridão das suas ruas. A obrigação da troca das lâmpadas, por LED, é da Concip, mas ainda não chegou lá. Moradores do Cyrela pedem celeridade nessa substituição da iluminação.
ÀS CLARAS
Acessos ao centro da cidade pela rodovia BR 050 também carecem de iluminação mais eficiente. É o caso, por exemplo, do viaduto do Beija Flor. As avenidas que passam por baixo da rodovia estão clarinhas, mas o viaduto (em obras, ainda) e o acesso à avenida Santana Borges estão um breu! Alô Eco 050!
FALTA POUCO
Faltam pequenos ajustes para a Prefeitura transferir oficialmente à concessionária ECO 050 a responsabilidade pela manutenção do viaduto da BR 050, em frente ao antigo clube Cascata. Segundo a prefeita Elisa, tão logo esta transferência seja concretizada a concessionária irá retomar as obras da passagem subterrânea e recapear o pavimento asfáltico na parte superior. No caso dessas pistas de rolamento, elas foram asfaltadas pela Prefeitura há um ano, mas já estão cheias de buracos e ondulações, em razão do desgaste.
FOCO NO BÁSICO
Prefeita Elisa está convencida de que é melhor fazer o básico bem feito, do que marcar seu governo com obras grandiosas. Por isso, pediu um estudo detalhado à Codau para elaboração de um programa de drenagem para a cidade. Mesmo que não seja possível executar todas as obras necessárias neste seu primeiro mandato, poderá deixar o planejamento pronto para quem vier depois. Já se sabe que essas obras não são baratas e demandarão muito empenho da prefeita e dos nossos representantes em Brasília para conseguir os recursos necessários para viabilizá-las.
O BOM DE UBERABA
Tem mais: a prefeita Elisa vai usar suas redes sociais para divulgar o trabalho realizado por empresas locais, especialmente as que vêm recebendo incentivos do governo municipal. É uma iniciativa altamente positiva, porque além de mostrar o que Uberaba tem de bom, servirá para os uberabenses conhecerem um pouco mais do nosso parque industrial. Aliás, esse projeto segue inspiração das missões empresariais que a ACIU vem realizando desde o início do ano, sob o comando do presidente Anderson Cadima. Fardas Uniformes, Televale, Cervejaria Petrópolis, Alta e CCM foram algumas das empresas que receberam a visita de diretores da ACIU. Nesta sexta-feira, a visita será feita na fábrica da Mosaic, no DI 3.
DE UBERABA PARA…
Sabe quantas carretas carregadas de cerveja a nossa fábrica da Petrópolis coloca na estrada todos os dias? Nada menos do que 300 carretas. Tem mais: a fábrica da Crown produz 4 mil latinhas por hora para abastecer a Petrópolis. A cervejaria de Uberaba já atende a mais de 600 municípios mineiros, além de estados como Goiás, Tocantins, dentre outros. É para o uberabense se orgulhar da cervejaria que tem, sem dúvida!
HÁ VAGAS
A Fardas Uniformes recorreu à FETI em busca de ajuda para preencher 400 postos de trabalho como costureiras. Isso mesmo. A Fardas não está conseguindo contratar mão de obra em Uberaba. Segundo a presidente da FETI, Sônia Manzan, a ideia é capacitar interessados (independente da idade) para ocupar essas vagas no setor de corte e costura. Quem se habilita?
PRIMEIRO EMPREGO
Com a abertura de seis novos polos em bairros da cidade, a FETI pretende capacitar pelo menos 600 jovens para atuar no mercado de trabalho local. Os cursos são voltados para jovens na faixa dos 17 e 18 anos, visando atender empresas locais que vão de microempreendedores individuais a multinacionais. O interessante é que ultimamente a FETI tem conseguido colocar esses jovens em empresas que, ao final do contrato de menor aprendiz, acabam efetivando esse pessoal. Sônia Manzan conta que empresas como Usina Delta, Uberserra, Certrim e Magazine Luiza, por exemplo, são algumas das que efetivaram egressos da FETI.
NOVAS OPÇÕES
Além das rotinas administrativas, a FETI vai oferecer novos cursos a partir de agosto, dentre os quais curso de Libras, grafite, rotinas administrativas, manutenção de micro e rota da beleza (em parceria com o Senac).
REFRESCANDO A MEMÓRIA
Em pré-campanha para deputado estadual, o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, postou em suas redes sociais um bom refresco para a memória dos uberabenses. Veja: “Foi desafiador negociar um dos maiores investimentos da história recente de Uberaba. Ao lado do ex-prefeito Paulo Piau, conseguimos conquistar o maior terminal de grãos do mundo e um dos principais investimentos do agronegócio de toda a nossa história. O TIUB (Terminal Integrador Uberaba) da VLI, instalado no km 116 da BR-050, assegurou para Uberaba um investimento de R$230 milhões e conectou a cidade ao mar. A produção de grãos vindo de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás chega ao TIPLAM (Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita), no Porto de Santos, e de lá para o mundo. Ele movimenta mais de 8 milhões de toneladas de grãos por ano, o equivalente a 1.200 carretas por dia. É gratificante lembrar que fiz parte de um projeto que faz toda a diferença para o nosso país e para o mundo”.