ALTERNATIVA

Judiciário administra mal pagamento de precatórios

Devidamente autorizado pelo Conselho Nacional de Justiça (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 07/03/2014 às 11:02Atualizado em 19/12/2022 às 08:43
Compartilhar

Caixa-preta dos tribunais

É vergonhoso o que acontece no Judiciário brasileiro no que se refere ao pagamento de precatórios. Devidamente autorizado pelo Conselho Nacional de Justiça, através da Resolução nº 123, o Judiciário passou a administrar o dinheiro dos credores de precatórios mediante uma remuneração que fica para quem? Para o Judiciário. Ou seja, o Poder Judiciário, que deveria ser o guardião do dinheiro alheio, pega esse dinheiro, aplica e se aproveita dos juros. Tudo à revelia dos credores, que na maioria dos casos aguardam anos e anos para haver o crédito proveniente de ações judiciais, sobretudo de indenização.

Caixa-preta do TJ

É fato que os precatórios estão se tornando instrumentos de enriquecimento dos Tribunais de Justiça, em detrimento dos seus legítimos credores. Mas a situação é igualmente grave porque não se sabe quando um credor receberá o que lhe é devido. Não há transparência alguma na ordem de pagamento desses precatórios, nem previsão de data, nada. Aliás, agora é que os Tribunais não têm pressa alguma de liberar os pagamentos aos credores. Quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado, maior o lucro dos tribunais.

Boca no trombone

Recentemente a OAB mineira botou a boca no trombone para denunciar que desde 2007 o governo do Estado vem reduzindo drasticamente a destinação de recursos para quitação desses precatórios, que são documentos emitidos pelo governo para pagar quem ganha na Justiça processos contra o poder público, como, por exemplo, indenizações para servidores por questões como remuneração e pensão, ou indenização por desapropriação de imóvel, etc. O assunto chegou até a Assembleia Legislativa mineira em meados de fevereiro, mas ficou por isso mesmo. Uma vergonha!

Paternidade – O TJMG confirmou: José Alencar é pai da professora Rosemary Moraes. O processo de reconhecimento da paternidade arrastava-se há 13 anos e Alencar sempre se negou a fazer o teste de DNA. Com a decisão do TJMG, Rosemary agora poderá se habilitar no inventário como herdeira do milionário ex-vice-presidente da República. Não se sabe se a família vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça para tentar reverter a situação.

 

De olho - Vigilância Sanitária está de olho nas peixarias, açougues, supermercados, feiras livres e similares afins quanto à origem dos produtos e condições de conservação. A partir de segunda-feira começa a Operação Semana. Na verdade, essa fiscalização deveria ser permanente e não esporádica, em datas específicas. Mas...

 

Crime ambiental

Hoje é o dia da indignação e dos absurdos nesta coluna. Veja esta: o vereador Ripposati denunciou na tribuna da Câmara Municipal de Uberaba que empresários (sim, empresários, no plural) estão matando árvores saudáveis e frondosas na avenida Santos Dumont, mediante a utilização de produtos químicos. Acham que as árvores “atrapalham” a fachada de seus estabelecimentos comerciais. Pura falta de consciência. Francamente. Se fossem pessoas sem estudo e desinformadas até se poderia alegar a ignorância como atenuante do crime. Mas, segundo Ripposati, são pessoas que sabem perfeitamente o que estão fazendo. Não tem perdão. E não pode haver complacência das autoridades neste caso.

Utilidade

Vereadora Denise Max pretende transformar os cães vira-latas, ou sem raça definida, em cães guias para deficientes visuais. Projeto neste sentido será apresentado à Câmara Municipal nos próximos dias. Mas hoje a vereadora vai visitar o Instituto de Cegos do Brasil Central, Corpo de Bombeiros e o prefeito Paulo Piau, para expor sua ideia, que é realmente muito interessante.

Comenda da Paz - Solenidade de entrega da Comenda da Paz Chico Xavier movimenta hoje à noite o anfiteatro do Centro Administrativo da PMU, com presença confirmada do secretário de Estado Carlos Melles, representando o governador Anastasia, que está na China. Entre os agraciados com a Comenda está o arrojado empresário uberabense Marco Túlio Paolinelli.

Para elas - Dia Internacional da Mulher será comemorado de diversas formas esta semana em Uberaba. Neste sábado, por exemplo, a partir de 8h, começam as ações promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente na Mata do Ipê, com direito a trilha ecológica monitorada pelo biólogo Marco Túlio de Freitas. Já às 20h30, no Cine Teatro Vera Cruz, a Fundação Cultural promove o show “Delas por Elas”, com participação das cantoras Cláudia Falconi, Regina Basílio, Dri Ribeiro, Ana Carolina, Ana Celeúcia, Kárita Martins e Mara Foroni, acompanhadas pelo Trio Jazz Mineiro e Rafael Camilo. A entrada é franca.

Visita

Jornalistas de oito estados do Brasil vão conhecer, terça-feira, a estrutura da Fazu e seu campus sediado em Uberaba. Referência no Ensino Superior, especialmente na área de Ciências Agrárias, a Fazu tem muito o que mostrar, como os diferenciais que fazem a faculdade ser procurada por estudantes de todo o país e também do exterior. Logo após a visita ao campus da Fazu, o grupo de jornalistas visitará a Estância Orestes Prata Tibery Jr., onde a ABCZ promoverá a ExpoZebu Dinâmica de 7 a 9 de maio e, em seguida, conhecem o Parque Fernando Costa e a sede da associação.

Pra pensar

Morte do deputado federal e ex-presidente nacional do PSDB, ontem, ressaltou mais uma vez a associação do câncer ao tabagismo. Sérgio Guerra lamentavelmente foi vítima de câncer no pulmão. Era um tabagista inveterado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por