ALTERNATIVA

Jurandir lembra que a vocação do Município é para a atenção básica

Percentuais devem ser invertidos, sendo 45,62% para a (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 11/11/2014 às 10:12Atualizado em 17/12/2022 às 02:45
Compartilhar

Estado de alerta

Sempre vigilante conselheiro estadual Jurandir Ferreira enviou correspondência aos vereadores para alertá-los sobre os valores constantes do Orçamento do Município para 2015, destinados a investimentos em Atenção Especializada e Atenção Básica. Segundo Jurandir, o Município aumentou 16,91% na verba da Saúde para cobrir os custos com a terceirização dos serviços confiados à Organização Social Pró-Saúde, vencedora da licitação para gerir o Hospital Regional e as UPAs. Ele alerta os vereadores para verificarem quanto dos R$135.290.893,00 está sendo destinado à Atenção Básica (20.22%) e quanto para a Atenção Especializada – Média e Alta Complexidade (45.62%).

 Cobrando explicações

Na correspondência aos vereadores, Jurandir Ferreira lembra que “a vocação do Município é para a atenção básica e esses percentuais devem ser invertidos, sendo 45,62% para a Atenção Básica e 20,22% para a Atenção Especializada. Se vocês verificarem nos orçamentos anteriores, verão que nunca colocaram valores de recursos próprios na Atenção Especializada e que a Assistência Farmacêutica vem reduzindo os valores a cada ano – por isso estamos nessa situação caótica!”

Pelo ralo

Ao assumir os serviços das Unidades de Pronto Atendimento, em Uberaba, a Pró-Saúde não deverá arcar com a responsabilidade pelo pagamento dos aluguéis do prédio da rua Tristão de Castro, esquina com José de Alencar. Aliás, o processo de desapropriação daquele imóvel continua caminhando a passos de tartaruga, enquanto o Município paga valores altos pela locação aos proprietários.

Bye-bye, Brasil! – Quem leu a coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de ontem, certamente ficou balançado. Ela revela casos reais de brasileiros que estão trocando o nosso país pelos Estados Unidos, depois do resultado do segundo turno das eleições. Desiludidos com o futuro do Brasil, muitos dos nossos conterrâneos estão de mudança para Miami...

 Visto na mão – Nas redes sociais o que não falta são hashtags sobre brasileiros que desistiram do país. Numa delas há um verdadeiro manual para ensinar o passo a passo da mudança para quem pensa em fixar residência em Miami. Aliás, em Uberaba já tem gente querendo seguir o mesmo caminho em 2015...

 Alto lá!

Voltando ao Jurandir Ferreira, ele esclarece que teve uma reunião com Dom Paulo Mendes, arcebispo metropolitano, a quem indagou sobre os vínculos da Pró-Saúde com a Igreja Católica. Dom Paulo foi categórico ao alegar desconhecer qualquer ligação entre as partes, muito embora em todo o material de divulgação da OS conste o contrário.

 Má qualidade

Moradores do Boa Vista reclamam do mau estado de conservação da rua Artur Machado, nos quarteirões onde o asfalto não chegou. Os paralelepípedos estão soltos em vários pontos da rua, prejudicando o uso da Artur Machado como ligação do bairro ao centro da cidade. Pedem providência, considerando que a alternativa da rua João Pinheiro já anda bastante engarrafada.

Cadê a placa?

Não se sabe de quem foi a “brilhante” ideia de eliminar a placa proibindo estacionamento na rua João Caetano, no quarteirão que antecede a esquina com a rua João Pinheiro. Com estacionamento à esquerda liberado, dobrou a fila indiana de carros em movimento. Não raro a fila chega à Praça Santa Teresinha, como se viu na hora do almoço, nesta segunda-feira. Aliás, poucos veículos conseguem atravessar a João Pinheiro rumo à avenida Fidélis Reis, porque o semáforo é muito rápido.

 Maquiagem

Em nota, a Comunicação da Prefeitura explica que “nunca existiu projeto do Jaime Lerner para os terminais do BRT. Ele apresentou apenas um conceito que, de fato, era bem mais bonito, mas não um projeto. A PMU acertou os projetos no governo passado, até porque o plano era que as empresas arcassem com a construção. O tempo passou e ficou acertado que o da Univerdecidade seria pago pelas concessionárias; o outro, que segundo o ex-prefeito seria pago pela Petrobras, acabou ficando para o caixa da PMU, pois essa negociação não prosperou”. Porém, o secretário de Comunicação, Dênis Silva, adianta que serão instalados enormes painéis na fachada dos terminais, o que deverá melhorar a apresentação visual deles. Oremos!

Fim do pesadelo

A uberabense Ana Paula Gomes acaba de obter uma vitória e tanto no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tudo começou quando ela adquiriu sua casa própria junto à Rodobens e teve que contratar o seguro habitacional exigido pela construtora. Mas enfrentou um pesadelo, diante da negativa do Banco Santander, que argumentou que ela era portadora de deficiência física. Indignada, Ana Paula constituiu o advogado Eduardo Jardim para recorrer ao Judiciário e provar que a deficiência motora era pequena, decorria de sequela de doença anterior que contraiu (doença de Lyme), mas já estava tratada e curada. Tudo não passava de preconceito do Banco. O TJMG fixou uma indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil em favor de Ana Paula, corrigida desde novembro de 2013.

Aplausos

Estreia do premiado escritor e professor Renato Muniz Barreto de Carvalho no Jornal da Manhã, neste domingo, mereceu dezenas de elogios dos leitores. O espaço dominical da página 2 do JM pertenceu à Professora Terezinha Hueb de Menezes por muitos anos e, antes dela, ao Professor Murilo Pacheco de Menezes. Mesmo depois que Terezinha nos deixou, sua filha, Maria Angélica, assumiu a missão de selecionar textos inéditos para publicação. Quando se esgotaram, ficamos num dilema: quem convidar para substituir Terezinha? A escolha de Renato Muniz não poderia ter sido melhor e foi muito bem recebida pelos leitores! Um reforço e tanto para o nosso time de cronistas, sem dúvida!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por