Ranking das queixas
Dados divulgados pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira colocam a operadora de telefonia Nextel no topo das empresas que menos resolveram os problemas dos consumidores em 2012. A companhia atendeu apenas 31,7% das reclamações feitas nos Procons do país. O banco Panamericano aparece em segundo lugar, com 38,3% de atendimentos feitos, e a companhia aérea TAM, com 40,2%. São as três piores. Aliás, a TAM já estava nessa lista-negra em 2011, ao lado de Eletropaulo e Carrefour. Já a varejista Novo Mundo, que nem é muito conhecida por aqui, foi a que teve o melhor desempenho ao resolver 93,8% das reclamações. Ela foi seguida pelo site Compra Fácil, com taxa de 85,4%, e pela Britania Eletrodomésticos, que atendeu 84% dos casos. O balanço considera o índice de resolução de reclamações das 50 empresas com mais registros deste tipo nos Procons. O ranking levou em conta apenas os atendimentos que se tornaram processos administrativos ou “reclamações fundamentadas”. No total, foram feitos dois milhões de atendimentos pelos Procons no ano passado, dos quais 211 mil viraram reclamações.
Mais mais
Se a Nextel foi a mais negligente na solução dos problemas, sua concorrente Oi foi a campeã das reclamações de consumidores em 2012, com 9.371 no total em todo o país. Em 2011, a Oi também foi líder de registros, com 6.919 reclamações, quando foi seguida de perto pela Claro/Embratel, com 7.653 reclamações, e pelas redes Insinuante e Ricardo Eletro. Esses dados servem para orientar o consumidor nas suas próximas escolhas para compra ou contratação.
Fomentando parcerias
Presidente do Codau chamou representantes de entidades de classe ligadas ao comércio e indústria para colocar as cartas na mesa. Luiz Guaritá Neto quer maior participação de fornecedores de bens e serviços locais para atender às demandas da autarquia. Luiz Neto anda preocupado com a quantidade de empresas de fora vencendo as licitações e reclamou da falta de interessados no comércio local em fornecer para o Codau. Ele quer mudar essa situação.
Informação – Presidentes das entidades de classe presentes ao encontro com Luiz Neto se comprometeram em intensificar as ações de comunicação direta com o empresariado local e promover rodadas de negócios para estimular o interesse dos fornecedores em relação ao Codau.
Queixume – Esse fato envolvendo o fornecimento de produtos e serviços ao Codau leva à reflexão sobre a necessidade de o empresariado local se manter informado e atento às oportunidades de negócio. Há muito queixume contra as “dificuldades” da economia e “falta de dinheiro” na praça, quando na verdade muitas oportunidades parecem estar sendo desperdiçadas...
Passarinhando
Em visita à Aciu, representantes da Passaredo Linhas Aéreas confirmaram que os voos diretos de Uberaba para Guarulhos (SP) terão início no dia 12 de novembro, com passagens a R$149. A empresa vai operar com avião turboélice ATR-72, com 70 lugares. Presidente Manoel Rodrigues Neto insistiu com a Passaredo para oferecer novos voos a partir de Uberaba, especialmente com destino aos aeroportos de Congonhas (SP) e Pampulha (BH).
Fim de papo
Presidente da OAB/Uberaba deu por encerrada a polêmica com o prefeito Paulo Piau envolvendo o uso de redes sociais por alguns advogados locais para oferecer serviços contra o Município, visando a garantir o fornecimento de remédios a pacientes. Vicente Flávio, porém, ainda não identificou esses profissionais, mas garante que vai apurar os fatos.
Agilidade
Segundo Vicente Flávio, apenas alguns juízes estaduais que atuam na Comarca de Uberaba estão disponibilizando sentenças no site do TJMG. Ele espera para as próximas semanas a disponibilização também por outras varas, bem como dos demais atos, como despachos e decisões interlocutórias, o que, sem dúvida, agilizará o atendimento das secretarias judiciais.
Guarda Municipal
Enquanto novas denúncias pipocam a todo instante, a assessoria de comunicação da Administração Paulo Piau assegura que já está em processo de licitação a compra de fardas e material de uso individual pelos guardas municipais. Verba para esse fim teria sido devolvida no fim do ano passado pelo governo anterior, o que atrasou a compra dos uniformes, coturnos, agasalhos, etc.
Garotão
Aos 51 anos de idade, o senador Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República, brincou com um amigo sobre seu casamento com a estilista gaúcha Letícia Weber, 34, semana passada: “Me precipitei um pouco. Sou muito jovem para casar”.
Presidente do Codau reuniu-se com representantes da Fiemg, Aciu, CDL e Sinduscon para pedir ajuda na sensibilização aos empresários uberabenses, no sentido de participarem das licitações do Codau. Luiz Neto anda preocupado com a falta de interesse do empresariado local em fornecer produtos e serviços à autarquia