ALTERNATIVA

Justiça eleitoral prevê anúncio de resultado da votação no mesmo dia

Lídia Prata
Publicado em 28/09/2020 às 21:11Atualizado em 18/12/2022 às 09:48
Compartilhar

DEMOCRACIA COMPLICADA

Ao contrário das eleições anteriores, desta vez a Justiça Eleitoral pouco ou quase nada está usando os Correios para convocar mesários. A maioria tem sido chamada por whatsapp e email. Segundo o chefe do cartório eleitoral da comarca, Alexandre Peterman, os pedidos de dispensa já são muitos. Ser do grupo de risco da Covid-19 é o principal argumento para o convocado tentar se livrar do trabalho como mesário. Mas há muita gente simplesmente alegando medo de contrair a doença. Peterman explica que não basta fazer essas alegações. É preciso apresentar um laudo médico, comprovando as comorbidades, para o convocado conseguir a dispensa. Além disso, ele ressalta que o cidadão simplesmente dizer que está com medo de contrair a Covid no dia da votação não “cola” como justificativa.

Uma vez convocado, o mesário que vier a faltar ao trabalho no dia da eleição estará sujeito ao pagamento de multa de até R$ 350. Fora as complicações essa falta acarreta na vida da pessoa, em especial se for servidor público ou quiser prestar concurso público. Não vale a pena.

LADO B

Se tem gente morrendo de medo da Covid (de verdade ou apenas para fugir do trabalho como mesário), por outro tem muita gente se oferecendo como voluntário. Alexandre Peterman afirma que o número desses voluntários é bastante “generoso”, mas não suficiente, pois a previsão aponta para 3 mil pessoas trabalhando no dia da eleição, aliás, nos dias, porque podemos ter segundo turno em Uberaba.

PRONTO PARA O TIM-TIM

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, Alexandre Peterman revelou que a Justiça Eleitoral trabalha com a expectativa de encerrar as apurações até por volta das 8h da noite do dia 15 de novembro. Além disso, muitas seções eleitorais foram anexadas a outras, como no caso do Sesi e Senai. Haverá um número menor de urnas para cômputo de votos.

Paralelamente, é preciso lembrar que boa parte dos eleitores poderá não comparecer às urnas, com medo da pandemia. Dos 225.412 cidadãos que formam o colégio eleitoral de Uberaba, os presidentes de partidos trabalham com expectativa de 125 mil a 150 mil votos válidos apenas.

TEM CADA UM...

Pedidos de registro de candidatos a vereadores em Uberaba revelam nomes inusitados. Quem duvidar, sugiro acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (divulgacandcontas.tse.jus.br) e conferir algumas bizarrices dignas de risadas. Veja os apelidos indicados por alguns dos candidatos: Help,

Débora Protetora, Júlio Chulé, Benito do Bem, Maria do cemitério, Delei do Tamborete e por aí vai o festival de apelidos estranhos.

CARDÁPIO VARIADO

Em matéria de cardápio, o eleitor uberabense poderá escolher entre Churrasco grego, Torresmo, O fruto de rua, Picanha, Pipoca, Hot Dog, Pudim, dentre outras sugestões gastronômicas. Todos são apelidos registrados por candidatos a vereadores junto ao TSE. 

Senti falta do pão de queijo e do doce de leite... 

NOVA TENTATIVA

Na lista de candidatos a vereadores este ano, o site do TSE revela nomes conhecidos dos eleitores, muitos dos quais já ocuparam cadeira na Câmara Municipal. Nesse rol estão Elmar Goulart e Lourival dos Santos, que foram presidentes do Legislativo e hoje estão fora. E mais: Edivaldo Santos, Massuó, Durval da Farmácia, Professor Godoy, Marcelo Borjão, dentre outros.

FOGUETÓRIO

Enquanto alguns candidatos optaram por infernizar a vida dos vizinhos e maltratar o ouvido dos cachorros com foguetório em plena manhã de domingo, outros tiveram atitudes civilizadas, dignas de registro. Foi o caso da candidata Elisa Araújo, que plantou árvores, juntamente com seu marido, filho, o vice, Professor Moacyr Lopes, e vários apoiadores. Ao todo foram 77 mudas plantadas no corredor ecológico do Rio Uberaba. Vale destacar que 77 é o número do Solidariedade.

O grupo se comprometeu a regar as mudas para garantir a revitalização dessa área ameaçada pelas queimadas.

PRA VALER

Antes do plantio das mudas, Elisa se encontrou com o governador Romeu Zema, em Araxá. Eles conversaram um tempão e Elisa reforçou que, assim como ele, ela nunca disputou nenhum cargo político, mas desde que foi presidente da Federação das indústrias percebeu melhor a necessidade das pessoas, principalmente de emprego para garantir uma vida melhor. Elisa disse a Zema que ele é um exemplo, porque apesar de todos os desafios, ele tem provado que é possível fazer mais com menos, a partir de uma gestão eficiente. E que essa será uma base dela também.

EM CASA

Já o prefeitável Tony Carlos começou a segunda-feira visitando os veículos de comunicação da cidade. No Grupo JM, Tony falou sobre suas expectativas e detalhou alguns de seus planos para educação, saúde e desenvolvimento urbano. Um dos pontos que chamou a atenção foi a proposta de  priorização da ocupação das áreas urbanas que vêm sofrendo processo de esvaziamento, como é o caso do Bairro São Benedito. Tony defende a necessidade de incentivar moradias onde já existe estrutura, como escolas, unidades de saúde, transporte público e coleta de lixo. Tudo isso mediante a concessão de incentivos fiscais pelo município. Está coberto de razão.  Uberaba hoje é uma cidade com bairros extremamente distantes do centro, e nem sempre dotados de estrutura básica para os moradores. Trabalhadores que gastam horas para o deslocamento entre casa e emprego. Essa história precisa mudar.

PRÉDIOS OCIOSOS

Outro ponto destacado pelo prefeitável Tony Carlos refere-se aos prédios ociosos de escolas públicas, como a Frei Eugênio e Castelo Branco. Ele defende um trabalho político sério para melhor aproveitar essas estruturas já prontas para educação.

CAMPANHA MODESTA

Embora seja um empresário bem sucedido, o prefeitável Marcelo Marques, do PV, estabeleceu o teto de R$ 50 mil para os gastos da campanha majoritária e dos seis candidatos a vereadores pelo partido.

Segundo Marcelo, não há necessidade de injetar mais recursos, pois vai concentrar a apresentação das suas propostas às redes sociais. Além disso, o PV não terá recursos do fundo eleitoral para reforçar a campanha em Uberaba.

LADO A LADO

Pastora Regiane Isidoro “vestiu a camisa” pra valer da candidatura de Heli Grilo. Já se integrou à equipe de campanha e participou de quatro reuniões políticas nesta segunda-feira, ao lado do candidato do PSL. 

BARBAS DE MOLHO

Até a noite de domingo, o Corpo de Bombeiros já havia registrado 279 incêndios em Uberaba, o que é 67% maior que o registrado em setembro 2019. Um triste recorde histórico.

MÃO NA MASSA

A propósito, com essa onda de incêndios assustando todos nós, a Prefeitura precisa intensificar a limpeza das suas áreas ociosas em Uberaba, assim como endurecer o jogo contra proprietários de lotes vagos tomados pelo mato. Ao lado da Biblioteca municipal, por exemplo, há terrenos nessa situação, colocando em risco o acervo. A luz amarela está acesa...

OCORRÊNCIA RARA

Não bastassem as queimadas, os Bombeiros tiveram de socorrer uma ocorrência inusitada nesta segunda-feira: um acidente envolvendo carro funerário, que capotou enquanto transportava um caixão para sepultamento em outra cidade. O motorista do veículo foi a óbito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por