RACHADURA VISÍVEL
A oposição está rachadíssima. É o que se conclui depois das entrevistas desta terça-feira no programa O Pingo do Jota, levado ao ar pela Rádio JM FM. Os 4 partidos de oposição parecem não falar a mesma língua, embora no domingo os pré-candidatos Regiane Isidoro, Wagner Júnior, Kaká Carneiro e Roberto Velludo tenham saído apalavrados para marcharem juntos na disputa majoritária. Parece que alguma coisa “azangou” depois desse encontro.
SOB CONDIÇÃO
Kaká Carneiro, por exemplo, disse com todas as letras que colocou três condicionantes para integrar o Grupo dos 4. A primeira delas é que o PSDB entregue os dois cargos que ainda tem no governo Paulo Piau, requisito que ele considera indispensável para o partido se enquadrar como oposição. A segunda condição é que o PDT resolva a disputa interna entre Roberto Velludo e Lerim, para saber com qual deles vai manter o diálogo. E, por último, Kaká disse que só vai se puder levar com ele o colega Thiago Mariscal.
NADA DISSO
Presente em todas as fases do processo de negociação entre os representantes dos partidos para a formação do Grupo dos 4, o advogado Jacob Estevam garante que Kaká deu sua palavra aos outros 3 pré-candidatos a prefeito durante o encontro. E, antes disso, em todas as reuniões que antecederam o anúncio oficial, Kaká foi representado por Karim Mauad e João Lisitas, que falavam em nome dele.
Chiiiiii
ÚLTIMA PALAVRA
Kaká admite que Karim Mauad e João Lisitas podem falar em seu nome, pois integram a coordenação da campanha do Cidadania. “Mas a última palavra é minha. A tomada de decisão é minha e não abro mão” – afirmou na entrevista ao Pingo do Jota. E, segundo ele, Karim e Lisitas não firmaram qualquer compromisso com os outros três pré-candidatos.
TÁ PENSANDO O QUE?
Presidente do PSDB/Uberaba não gostou nadinha das declarações de Kaká ao Pingo do Jota. “Sempre achei o Kaká uma pessoa muito fina, mas ele foi muito deselegante” – desabafou Thiago Tiveron. Segundo ele, o rompimento com o governo deve existir, porque o PSDB terá candidata própria. Mas não admite que Kaká queira interferir e colocar condicionantes para formar uma frente de oposição.
SEM ACORDO
“Não fiquei sabendo dessa conversa de levar o Thiago Mariscal para o grupo. Se tiver mais essa condicionante, o Kaká vai criar mais um obstáculo à união. Não fui consultado, mas não concordo com isso. O Mariscal faz uma oposição agressiva, que não é nosso estilo. Para ele todo político é ladrão, ninguém presta. Quer destruir todo mundo. É totalmente diferente da Regiane, nossa pré-candidata, que é uma pessoa leve, que está crescendo nas pesquisas justamente por isso” – argumentou o presidente do PSDB.
VITÓRIA POR WO
Embora suas declarações ao Pingo do Jota tenham causado o maior rebuliço nos meios políticos nesta terça-feira, num ponto Kaká tem razã “oposição fragmentada significa vitória da situação por WO”.
É TRINCA PRA TODO LADO
Ainda na oposição, o PT também encontra dificuldades para formatar alianças, pelo visto. Segundo a pré-candidata Patrícia Melo, os petistas estão conversando muito, mas até agora não fecharam acordo com outros partidos. Isso significa que o PT pode sair com chapa pura.
NO COMANDO
Bem sucedido empresário Nicolau Laterza deve assumir oficialmente a coordenação política da pré-campanha de Heli Grilo. Anúncio é esperado para a semana que vem, no mais tardar.
NA DIANTEIRA
Na vizinha Uberlândia, Odelmo Leão é considerado franco favorito e pode faturar as eleições no primeiro turno. Está disparado na dianteira, segundo pesquisa registrada pela TV Paranaíba junto ao TRE-MG e divulgada nesta terça-feira. Lá existem mais de 10 pré-candidatos até o momento.
SÓ UM?
Já na vizinha Delta, o prefeito Marcos Estevam pode ser candidato único nas eleições deste ano.
NO GUINESS
Uberaba bem que merecia citação expressa no Guiness Book por suas “invenções de moda”. Uma das mais recentes é a instalação de quatro obstáculos nas rotatórias da Univerdecidade, “em cima” das curvas. A justificativa é a criação de passagens para pedestres, integrando o projeto do Parque Linear. Mas, francamente, atravessar em rotatória, dessa forma, vai ser um tremendo perigo para os pedestres, até porque alguns desses obstáculos ligam nada a lugar nenhum. Francamente!
PEDAL LEGAL
Live promovida pela Funel nesta terça-feira destacou alertas de segurança para a turma do pedal. Dados do Samu apontaram que nos primeiros sete meses deste ano foram atendidos 117 acidentes, contra 101 ciclistas atendidos em todo o ano passado. O problema é que a pandemia incrementou o ciclismo como prática esportiva, levando muita gente a encarar uma bike sem os cuidados necessários. Tanto é que os meses de maior demanda por atendimentos do Samu a ciclistas acidentados foram maio, junho e julho.