Gê Alves – redatora interina
Destaque. A CDL entrega em 14 de novembro o Mérito Lojista CDL Uberaba 2014, o “Oscar” do varejo. A “Gosto de Festa”, comandada por Nelson Ribeiro Filho e Núbia, foi eleita a Loja do Ano. Não é por menos. A marca conquistou o mercado e inaugurou novas instalações em área construída de 1,3 mil m². O lixo é todo reciclado e a água da chuva, reaproveitada.
Caldo... Depois de muito ti-ti-ti, o vereador “Kaká Se Liga” se manifesta sobre sua ausência na reunião pró-Aécio convocada pelo deputado federal Marcos Montes. Diz que, enquanto líder do prefeito, apoia a reeleição de Dilma Rousseff e por entender que seu nome é o melhor para Uberaba. “Através dela, o prefeito poderá trazer mais recursos para investir no desenvolvimento da cidade”, diz. Ainda sobre a discórdia, Kaká garante não ter confirmado presença, apenas agradecido o convite. É... faz sentido.
...entornado. Para a coordenação do movimento aecista, como Kaká não recusou o convite, ficou subentendido que estaria presente. O grupo justifica os motivos do convite: o PSL – de Kaká – integrou a coligação que elegeu Antonio Anastasia senador e apoiou a de Pimenta da Veiga a governador e, na campanha para presidente, apoiou Marina Silva. Já manifestaram apoio para o 2º turno PSB, PPS, PV e o PSC. É... não deixa de fazer sentido.
Na rua. Com Kaká ou sem Kaká, certo mesmo é que o movimento sai às ruas a partir de hoje, conforme decidido ontem em reunião preliminar no escritório do deputado federal reeleito Marcos Montes (PSD). Será iniciado com corpo a corpo e distribuição de material de campanha. Hoje, a concentração será no calçadão, às 10h, e amanhã, na feira do bairro Abadia, a partir de 9h30. Agenda foi acertada em reunião promovida ontem.
Afronta. Emissora de rádio fechada semanas atrás pela Polícia Federal e Anatel por funcionamento irregular teria voltado a desafiar a agência reguladora e o Judiciário, inclusive Federal, sendo colocada novamente no ar. Não há, segundo informações, autorização para funcionamento, tanto que os transmissores foram apreendidos.
Cautela. O ressurgimento e o alastramento do ebola pelo continente africano antecipa o retorno do desembargador do TJMG Doorgal Andrada. Ele, que viajou para ficar seis meses em Moçambique, volta em definitivo dia 16, metade do tempo previsto. A doença não para de crescer e aumentar, levando os governos de outros países a retirarem seus nacionais daquela região e muitas companhias aéreas já cancelam voos para a África.
Olhares. Enquanto as autoridades nacionais de saúde pública acalmam a população brasileira quanto ao ebola, em Uberaba o secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan, caminha na linha contrária e sua manifestação pode causar desespero e pânico na comunidade.
Baixíssimo (?). O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, incansavelmente tem garantido que o risco, embora não chegue a zero, é baixo para o Brasil. “A gente não faz programação de que vai ter milhares de casos de ebola porque a análise de risco é baixíssima. O ebola é difícil de transmitir. Se você adota as medidas adequadas, [o vírus] fica quase impossível de ser repassado", garante.
Epidêmico (?). Já Sawan, secretário de Saúde de Uberaba, que é médico patologista e infectologista, disparou ontem que “se a situação do ebola não for controlada, poderá causar uma epidemia maior que a própria Aids”. E anunciou medidas preventivas iniciais e de estrutura especial na cidade para fazer frente à possibilidade de surgimento de casos na cidade. O Brasil apura o primeiro caso suspeito da doença, de um guineense que está no país.
Preocupação. Quem anda muito preocupado mesmo na Saúde são os trabalhadores. Eles temem que com a chegada da Organização Social para gerir o setor possa haver perdas: hora extras, gratificações, por exemplo, e receiam também os desvios de função. É que trabalhadores das UPAs estariam sendo chamados à secretaria e arguidos sobre experiência profissional e outras capacitações que possuem.
Público-privado. É possível fazer a diferença, mesmo no serviço público. A diretora do Cemei Natálya Dayrell, Cedna Lelis, é exemplo disto. Movimentou-se e conseguiu a parceria com a loja Carmen Steffens. Hoje, 10% das vendas serão destinadas à unidade escolar que atende a 187 crianças. A intenção da diretora é montar uma brinquedoteca no local.
Foi bem. Muito bacana a atitude do presidente do Centro das Indústrias (Cigra), Nagib Facury, de começar sua fala no lançamento da ExpoCigra, quinta à noite, lembrando Luiz Cecílio, baleado durante assalto à luz do dia esta semana e que já deixou a UTI. A ExpoCigra acontece de 10 a 13 de dezembro no Parque Fernando Costa, coincidindo com o “Natal de Luz”.
Inovação. Pela sua qualidade e estrutura, o Laboratório de Análises, Biotecnologia e Química de Alimentos da Fazu foi escolhido para sediar esta semana um teste que pode beneficiar milhares de agricultores em todo o país. É o teste final de inseticida biológico para combater a “lagarta do cartucho”. A tecnologia contra a praga é da Embrapa e licenciada pela Vitae Rural Biotecnologia, de Uberaba, para ser fabricada em escala industrial. O teste foi conduzido pelo farmacêutico Paulo César Bittar.