ALTERNATIVA

Lá vêm as eleições

Costuras políticas temperam a corrida pelo voto dos uberabenses em caldeirão eleitoral

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 30/06/2016 às 08:34Atualizado em 16/12/2022 às 18:17
Compartilhar

 Redatora Interina: Marilu Teixeira

Costuras políticas

Para quem está do lado de fora, nem parece que estamos em um ano eleitoral, tamanha a calmaria que reina no mundo político da cidade. Ledo engano! Dentro do caldeirão político a fervura está a mil graus. O zunzunzum da semana é que Wagner Júnior estaria fechadíssimo para a chapa de Paulo Piau. Mas, o próprio Wagner já se encarregou de desmentir, aqui mesmo na Rádio JM, ao colega Márcio Gennari, no programa Linha Aberta, sobre essa possibilidade. Ele teria sido curto e grosso. “Não precisa votar em mim”, disse, dispensando o voto para vice. Nossa!!!

Com as origens

Mas, de outro lado, cresce o zunzunzum de que há uma tentativa de “Fuscãozinho” de se aproximar do ex-prefeito Anderson Adauto, que quer voltar à Prefeitura de Uberaba pelas mãos da esposa Angela Mairink, pré-candidata nas próximas eleições. Se é "vero" ou não, não se sabe, mas a vida política de AA tem suas origens na família Nascimento. Lembram-se?

Sobrando candidatos

Mas, para os secretários de Paulo Piau, Marcos Jammal, da Cohagra, e Fernando Hueb, do Gabinete, a questão do vice não incomoda. Ontem mesmo eles disputavam, em tom de brincadeira, a “vaga deixada por Wagner Júnior”. O melhor mesmo era Jammal já com slogan pront "Se tudo vai mal, vote no Jammal, mas se tudo vai bem, vote no Jammal também”. Foi uma farra a inauguração do Terminal de Integração VLi.

Trazendo a praia

Falando no evento, o presidente da Vale, uberabense Murilo Ferreira, participou da solenidade e também entrou no clima de descontração reinante. Não falou da política local, mas disse que com a obra a VLi está trazendo o mar para Uberaba.

Litoral mineiro?!?!

O Terminal de Integração vai escoar toda a produção de grãos para o Porto de Santos, interligando Uberaba ao litoral paulista, reduto dos uberabenses. Só não contaram para Murilo que Uberaba já vai ter sua praia no rio Grande. De água doce, é verdade, mas é praia, uai!!!

Melhor prevenir

Advogado que sempre admirou a obra do falecido pintor Ovídio Fernandes observou que no antigo prédio do Fórum Melo Viana, que fica na rua Lauro Borges, há no Salão do Júri Desembargador Lamartine Cunha Campos um painel pintado pelo grande artista uberabense. “Se o Iphan e o Conphau não agirem rápido, vai lá um desmemoriado e manda passar tinta látex sobre a pintura, autêntica obra-prima, e adeus patrimônio histórico.” Observou bem o advogado e fica o alerta, antes que seja tarde.

Para pensar

Estamos num país em crise, ou melhor, num mundo em crise. Os organismos internacionais especializados afirmam que o cidadão urbano gera em média 500 gramas de lixo por dia. Considerando a expansão urbana de Uberaba e, em contrapartida, a queda do consumo imposta pela escassez de dinheiro, será que estamos aumentando ou diminuindo a produção per capita de lixo?

Em casa

O ex-governador de Minas Gerais Rondon Pacheco já está em casa após internação de 18 dias em hospital de Uberlândia, proveniente de outra instituição no Rio de Janeiro. Ontem, o ex-governador recebeu alta e seguirá em tratamento domiciliar, com o devido acompanhamento médico. A família agradece à imprensa pela cobertura, assim como o respeito à privacidade do paciente e de seus familiares.

Centenário em revista

Será hoje, na Sala Cecília Palmério, na Universidade de Uberaba da avenida Guilherme Ferreira, o lançamento da revista Convergência Especial Mário Palméri 100 anos de história, pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Evento será às 19h30.

Valeu a espera

O engenheiro João Eurípedes Sabino, articulista do JM, conta que nos idos de 1979 encaminhou ao prefeito Silvério Cartafina levantamento justificando a necessidade de se colocar semáforos para pedestres no cruzamento das ruas Major Eustáquio e Coronel Manoel Borges. Ao argumento de não haver verba para tal, o assunto caiu no esquecimento e o mesmo pedido foi reiterado depois a Wagner do Nascimento. O projeto foi esquecido por Wagner e os outros prefeitos seguintes. Agora, 37 anos depois, o prefeito Paulo Piau quebra o tabu: mandou fazer a instalação. Os pedestres não mais ficarão a deus-dará. Água mole em pedra dura...

Doentes ou hipocondríacos?

Conversando com um amigo, ele me disse que em Uberaba dá a impressão de que somos uma cidade de doentes. Ao meu "por quê?", ele deu a seguinte resposta: a proliferação de farmácias indica isso, ou temos um contingente muito grande de hipocondríacos. Realmente, basta ver a frequência de público comprando em todas as unidades. E a concorrência entre elas é feita palmo a palmo. O consumidor agradece!!!

Festa

Ontem falei de reclamações, hoje anuncio a festa em Festa em Louvor a Nossa Senhora do Carmo, na paróquia da Ressurreição, no bairro Santa Marta, de 1º a 24 de julho. Uma ótima oportunidade para os fiéis se encantarem com o novo altar da igreja e seus belos painéis.

Agradecimento

E hoje, com o retorno da titular da coluna, Lídia Prata, encerro minha participação aqui, agradecendo a ela a confiança. Aos colaboradores e leitores um, quem sabe, até breve.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por