Último confronto
Debate entre os quatro principais candidatos a prefeito pela TV Integração encerrou de forma melancólica a campanha eleitoral este ano em Uberaba. O que se viu foi muita falta de informação (proposital ou não), algumas promessas impraticáveis, e muito destempero nas palavras e postura. Embora sejam quatro adversários em confronto, não deveriam comportar-se como inimigos. Mas o que se viu foi uma lamentável demonstração de descortesia e até desrespeito por parte de um ou outro no relacionamento dos candidatos entre si. Esqueceram-se que debate foi feito para discussão de ideias, de pontos de vista, de propostas. Não para ficar com esse nhenhenhém próprio de criança birrenta. Francamente. Foi lamentável.
No grito
Inconformado por não ter sido convidado para o debate, o candidato Froidinho protagonizou uma cena dramática na porta da TV Integração, minutos antes do início do debate. A emissora precisou acionar a polícia, em busca de segurança.
Peito aberto
Ao chegar para o debate, o prefeito Paulo Piau foi hostilizado por apoiadores do adversário Lerin, alguns com cartazes e adesivos do candidato. Obviamente a intenção era desestabilizá-lo emocionalmente. Mas Piau não se intimidou e foi até os manifestantes, cumprimentando todos eles.
Notificação - TV Integração notificou a campanha de candidato Wagner Júnior por descumprimento das regras do debate por ela promovido na noite de quinta-feira. Ele teria editado cenas para divulgar nas redes sociais, o que ficou expressamente proibido pelas regras.
Foi mal – Ao contrário dos debates anteriores, a candidata Angela Mairink foi dominada pelo nervosismo diante das câmeras da TV Integração e não conseguiu o mesmo bom desempenho.
Hospital Regional
Essa lenga-lenga do Hospital Regional dominou a campanha deste ano, e cada candidato posicionou-se de uma forma. Uns acusando o prefeito de retardar a abertura do HR, outros criticando a gestão da Pró-Saúde, e por aí afora. Mas num ponto o prefeito tem razã abrir as portas do hospital sem saber de onde virá o dinheiro para mantê-lo em funcionamento é uma tremenda irresponsabilidade. Da mesma forma, Uberaba não pode arcar com o pagamento das despesas (que serão altas) de custeio de um hospital que vai atender pacientes de toda a região.
Repetir o erro
Ainda no debate da TV Integração, mesmo sem ser provocado, o candidato Wagner Júnior rasgou o verb garantiu que não apoiará Piau num eventual segundo turno, porque não quer repetir o mesmo erro da eleição passada.
Por dentro
Neste domingo, a partir de 5h30, toda a equipe da Rádio JM estará a postos para a maior e mais completa cobertura das eleições em Uberaba. Começa logo cedinho com Carlos Paiva trazendo as primeiras notícias e a crônica policial do fim de semana. Às 7h uma edição especial do JM News, com Geórgia Santos e equipe trazendo tudo o que você precisa saber sobre as eleições em Uberaba. A partir de 8h, Márcio Gennari comandará o Linha Aberta Especial, com flashes ao vivo sobre as primeiras movimentações nas principais sessões eleitorais, o voto de cada candidato a prefeito de Uberaba, análises, comentários e muita informação para você. A partir do meio-dia até as 17h, Clésio Honorato e Tulio Micheli se alternam no comando da bancada da cobertura especial, com apoio da competente jornalista Renata Gomide. E no fim da tarde, a apuração, voto a voto, com toda a equipe da Rádio JM em ação para levar a você os resultados em primeira mão. Não perca. Sintonize AM 730, ou acompanhe pela internet no jmonline.com.br. Vai valer a pena!
Viva Uberaba
Shopping Uberaba está lançando o momento Viva Uberaba. A cada foto compartilhada interagindo com o monumento (que está sendo instalado na rotatória da avenida Santa Beatriz, em frente do shopping) com a hashtag #vivauberaba, o Shopping Uberaba doará um real ao Hospital Dr. Hélio Angotti. A meta é atingir 20 mil fotos. O monumento será iluminado de cor-de-rosa em alusão ao início da campanha de prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa.
Em branco
Deputado estadual Tony Carlos comemorou o aniversário nesta sexta-feira trabalhando. Desde cedo até a noite, Tony esteve em campanha para eleger o prefeito Paulo Piau e o candidato a vereador Thiago Mariscal, por ele apoiado. Mas durante todo o dia recebeu os cumprimentos dos amigos e admiradores, aos quais juntamos os nossos.
Voto
Nos Estados Unidos, o voto é um privilégio, não é uma obrigação como no Brasil. O cidadão que quiser votar tem de enviar uma carta solicitando permissão para votar. A vida do candidato a eleitor é analisada pelas autoridades judiciais e se estiver tudo em ordem ele é autorizado a votar. Recebe, pelo correio, uma correspondência informando dia, hora e local da votação (para evitar filas). E, uma vez habilitado a votar, o cidadão tem de se informar sobre os candidatos, acompanhar debates, enfim, conhecer as propostas de cada um para votar com convicção. Afinal, é o destino do país que está em jogo. Bom seria se aqui houvesse um sistema semelhante para as escolhas dos nossos representantes. Enquanto isso não acontece, só me resta desejar bom voto a todos amanhã, com consciência e responsabilidade.