ALTERNATIVA

Licitação da gestão das UPAs continua parada na PMU

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 17/11/2022 às 21:37Atualizado em 15/12/2022 às 23:15
Compartilhar

Faltando pouco mais de seis meses para o término do contrato de gestão das UPAs com a Funepu, até agora a Prefeitura ainda não iniciou o processo de licitação do serviço. Segundo revelação feita pela secretária municipal de Administração, Eclair Gomes, a Secretaria de Saúde precisa solicitar essa licitação, o que ainda não aconteceu. No entanto, ele adianta que está sendo criado um grupo de trabalho para avaliar a melhor solução para o caso, assim como para formatar o termo de referência para técnica e preço nessa concorrência.

Vale destacar que o contrato com a Funepu não pode mais ser prorrogado, o que significa que a Prefeitura terá de licitar novamente a gestão das UPAs e assinar o novo contrato até junho do ano que vem. Se tudo correr bem, e não houver questionamentos ao edital, nem judicialização do resultado da licitação, o prazo de seis meses para correr o processo será suficiente. Mas, se houver impugnação ou recurso, a Prefeitura poderá enfrentar situação complicada para o atendimento aos pacientes das UPAs.

DE OLHO

Em que pese a Funepu ter acabado com os problemas graves na gestão das UPAs, que incluíram até urubus flagrados no telhado do prédio da UPA São Benedito no começo do governo Anderson Adauto e atrasos nos pagamentos de prestadores de serviço, o contrato com o município não pode ser aditivado novamente. Daí a preocupação com a demora da Prefeitura em startar o processo licitatório. Afinal, trata-se de um contrato milionário, que certamente atrairá as atenções de organizações sociais de todo o país, além de empresas especializadas em gestão hospitalar.

O problema é se a concorrência vier a ser vencida por uma OS semelhante à Pró-Saúde, que tantos transtornos causou à saúde em Uberaba, tanto no início das operações do Hospital Regional, quanto nas unidades de pronto atendimento. O trauma daquela época continua vivo na memória de todos os uberabenses.

SEM DIRECIONAMENTO

“Essa palavra “direcionamento” causa arrepios em todos nós” - disse a secretária Eclair, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira. Isso significa que o edital de licitação da gestão das UPAs não poderá, em hipótese alguma, beneficiar a Funepu. Por lei, tem de ser um processo aberto, regido pelo princípio da impessoalidade.

Todavia, a secretária admitiu que a Prefeitura tem enfrentado muitos problemas com a judicialização de processos licitatórios realizados nos últimos tempos, fato este que amarra as soluções desejadas pelo governo municipal.

DESINTERESSE

A secretária de Administração ainda se queixou que várias licitações promovidas pelo município estão resultando “desertas” por falta de interesse dos fornecedores. Aliás, reclamou que o empresariado local não tem participado das licitações, ensejando oportunidade para fornecedores de fora levarem o nosso dinheiro embora. “Há itens que nós sabemos que o comércio local vende, mas o comerciante não entra na licitação da Prefeitura, inexplicavelmente. Hoje o município paga rigorosamente em dia, o que nos surpreende esse desinteresse do empresariado uberabense” - desabafou Eclair.

PATINHO FEIO

Mas não é só nos pregões eletrônicos que esse desinteresse se observa. A secretária revelou que os processos seletivos da Saúde têm dado uma enorme dor de cabeça ao seu pessoal, porque não aparecem candidatos para o preenchimento das vagas ofertadas. Há mais de 100 processos seletivos da Secretaria de Saúde para serem feitos, muitos deles pela segunda vez, ou até mais...

FAKE NEWS

Quinta-feira de fake news em Uberaba. Primeiro foi o vereador Samuel Pereira, que passou vergonha para desmentir aquela história fantasiosa de que teria recebido resposta do bilionário Elon Musk, manifestando interesse em instalar uma fábrica da Tesla em Uberaba.

Depois, a secretária Sidneia Zafalon também teve de desmentir boato de que teria pedido exoneração do cargo. Tudo mentira. A secretária participou ontem, normalmente, da 3ª Feira de Empreendedorismo na UFTM e percorreu stand por stand (foto abaixo).

 

LIÇÕES DA REDE

Por falar nesse episódio envolvendo o vereador Samuel Pereira, algumas lições ficam evidentes. Primeir rede social não é lugar para tratar de assuntos como investimentos, assim como a internet não é para amadores. Segund autoridades constituídas não podem prescindir das formalidades de que se revestem os cargos que ocupam. Terceir o uma boa ideia precisa ter um planejamento prévio adequado e preferencialmente um debate responsável com outros atores (vereadores, lideranças políticas, prefeita) para ser viável. O trabalho em conjunto costuma dar melhores frutos do que o individual. Quart a soberba não é boa conselheira. Essas lições devem ser compartilhadas também por todos aqueles que se aventuram em busca da paternidade de iniciativas…

MÚSICA DE QUALIDADE

Nesta sexta-feira, às 20, tem recital de Kayami Satomi (violoncelo) e Grazielle Almeida (piano) no Centro Cultural Cecília Palmério, da Uniube. O recital tem entrada franca. Kayami obteve o título de mestre na Musikhochschule Munster (Alemanha), onde foi bolsista da Fundação Yehudi Menuhin e se formou com nota máxima. Seus mestres no violoncelo foram Nelson Campos, Felipe Aquino e Matias de Oliveira Pinto e em festivais e master classes foram Antonio Meneses, Zygmunt Kubala, Alceu Reis, Colin Carr e Matt Haimovitz. A pianista uberlandense Grazielle Almeida, por sua vez, tem premiações diversas em concursos nacionais de piano, sendo que aos 11 anos de idade atuou pela primeira vez como solista, frente à prestigiada Orquestra de Câmara Camargo Guarnieri. O recital de Kayami e Grazielle (foto abaixo) é uma oportunidade única para os amantes da boa música.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Novidades na Rádio JM. Neste sábado tem Esquenta da Copa, a partir das 11h, sob o comando de Marconi Lima, Luiz Henrique Cruvinel e Bruno Souza, com participação especialíssima de Cláudio Zaidan, um dos ícones do esporte na Band, rede à qual a Rádio JM é filiada.

E na segunda-feira, ao meio dia, estreia o noticiário JM Informa, sob a batuta do jornalista Luiz Henrique Cruvinel trazendo as notícias atualizadas de Uberaba, do Brasil e do mundo. Fique ligado. Na Rádio JM, a informação é tudo!

SEXTA NA FEIRA

Expocigra continua nesta sexta-feira com uma programação de peso. Veja só: rodada de negócios focada em fechar negócios no segmento do Agronegócio, entre 13h e 17h. Às 14h, o diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes, Antonio Meirelles, falará sobre produção e desenvolvimento sustentável na palestra “ESG na prática: estratégias para fortalecer a contribuição das empresas para o desenvolvimento sustentável” e também será realizado o seminário “A potência do Agronegócio no Triângulo Mineiro - Perspectivas na produção de gado de corte: trazendo a excelência para o criador”, entre 15h e 16h30. Nesta programação, serão quatro painéis ressaltando Produção de gado de corte, Produção de leite na bacia leiteira do Triângulo Mineiro, além do Cenário da produção sucroenergética e do Panorama do mercado de trabalho na agroindústria.

MUITO MAIS

Entre 17h às 18h30, a Expocigra apresentará o seminário “Sustentabilidade: Desafios para uma produção mais sustentável”. Serão cinco painéis diferentes ressaltando Práticas sustentáveis para uso e conservação do Solo para os agronegócios; Conservação e recuperação de pastagens – Impactos na produção agrícola e na produção de água; Mudanças Climáticas e o Mercado de Carbon Desafios e Oportunidades e Soluções do Senar para a propriedade rural sustentável e O Novo consumidor da Agroindústria.

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) participarão do painel “Como atrair indústrias para os municípios”. O evento é liderado por Bárbara Botega, assessora estratégica da Agência de Promoção de Investimentos do Estado (Invest Minas), e está previsto para às 15h30.

Passando pela ExpoCigra, não deixe de visitar o estande do JM e retirar seus brindes, em ritmo de Copa.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por