(Foto/Divulgação)
Falta pouco para o projeto de repaginação do centro da cidade entrar em fase de licitação. Nesta quinta-feira a prefeita Elisa Araújo esteve no programa O Pingo do Jota e confirmou sua intenção de publicar o edital assim que os projetos estiverem revisados pela equipe da Secretaria de Planejamento, e iniciar as obras logo após o período chuvoso no ano que vem. Serão 8 meses de serviços, aproximadamente, mas a prefeita garante que estará tudo pronto antes do Natal de 2026. Quem sabe a nova Artur Machado possa ser inaugurada com apresentações natalinas pelos corais da cidade, como nos velhos tempos em que as famílias desciam ao centro animadas pelo clima de Natal, e se encantavam com vitrines das lojas decoradas e iluminadas?
CALMA, PESSOAL!
Durante a entrevista ao Pingo do Jota, a prefeita Elisa contou que vai se reunir com pais de alunos e professores da Escola Uberaba na semana que vem. Elisa tinha esperança que não precisaria devolver o prédio da antiga Cerâmica Missom à Fecomércio. Mas, essa devolução será irreversível. Todavia, ela ressaltou que o presidente da Federação não colocou a faca no seu pescoço e que há espaço para negociação de um prazo maior para a restituição do imóvel, se for necessário.
ECONOMICIDADE
Ainda sobre as tratativas envolvendo o futuro da Escola Uberaba, Elisa ponderou que há possibilidade de o município vir a comprar vagas na futura Escola Sesc, que será implantada no antigo prédio da Cerâmica Missom. Bastará haver demanda. E mais: a prefeita ressaltou que a compra dessas vagas trará economia para o município, uma vez que poderá negociar os valores. Sem contar que as escolas do Sesc, mantidas pela Fecomércio, têm um nível de qualidade acima da média.
SAÚDE SIM
Mas o ponto alto da entrevista da prefeita ao Pingo do Jota foi o anúncio, em primeira mão, do projeto Saúde Sim. Com o objetivo de reduzir ao máximo as filas para exames, a Prefeitura vai disponibilizar três carretas totalmente equipadas com aparelhos de última geração, para percorrer os bairros mais afastados e levar o atendimento em saúde à população. Segundo Elisa, a Secretaria de Saúde detectou que muitos pacientes agendados para exames perdem a data porque não podem faltar ao trabalho. Por isso, a ideia é que essas carretas ofereçam os exames no período noturno, para facilitar o acesso da população.
FALTÔMETRO
Para se ter uma ideia, apenas na URS São Cristóvão, o “Faltômetro” do mês de agosto mostra que dos 405 pacientes agendados para consulta oftalmológica, 178 não compareceram. Consultas com reumatologista também registraram 69 pacientes faltosos, de um total de 363 agendados. Para exames de ultrassonografia (cuja fila é uma das mais extensas no município), foram chamados 538 pacientes, que159 faltaram, embora tivesse confirmado o horário. O “Faltômetro” ainda mostra que 43 pacientes não compareceram à consulta na área de urologia, de um total de 273 agendamentos em agosto. Na ortopedia, as faltas somaram 216, de um total de 799 pacientes agendados. E assim vai...
PARCERIA
Além das carretas para realização de exames nos bairros mais distantes, Elisa contou que a Prefeitura está firmando parceria com clínicas particulares para acelerar o atendimento à população e reduzir a fila eletrônica. Essa contratação se dá através do consórcio de saúde.
DENTÃO AMBULANTE
Depois do Vacimóvel e das carretas, a Secretaria municipal de Saúde deve colocar em circulação o Odontomóvel. Trata-se de veículo destinado ao atendimento em saúde bucal da população, nos bairros onde moram. Veículo está passando por vistoria e liberação de documentação para começar a circular.
MAIS DUAS
Projeto de adoção de praças da cidade, liderado pelo vice-prefeito Mauricinho de Sá, terá o reforço de dois novos parceiros, o Sicredi e o Sicoob Credileite. O primeiro vai adotar a Praça da Abadia, conforme essa coluna adiantou dias atrás. O Credileite ficará responsável pela Praça Carlos Gomes. Segundo Elisa, muitas empresas estão procurando a Prefeitura, manifestando interesse na adoção de praças.
RADAR, SIM
Embora defenda que mais importante do que multar, é preciso educar, a prefeita Elisa confirmou que vai recorrer aos radares para controle de velocidade no trânsito da cidade. Não se trata de indústria da multa, mas de uma medida para conferir segurança a pedestres e motoristas que respeitam as leis de trânsito. Ouso sugerir que a Avenida Santana Borges seja a primeira contemplada com controle eletrônico de velocidade. É a recordista de acidentes na cidade.
WO
“Política você não ganha por WO”. Opinião é do secretário adjunto de Governo, Netão, um dos experts em eleições na cidade. Netão acredita que é possível viabilizar um projeto de união entre as diversas forças políticas da cidade, com o objetivo comum de resgatar a representatividade política de Uberaba e região em Belo Horizonte e Brasília. Mas ele também admite que 100% de convergência em torno de nomes é quase impossível.
VEZ DO DIÁLOGO
Até meados do ano que vem, quando as candidaturas serão definidas, Netão acredita que muita conversa e muita negociação política vão rolar. E deve ser assim mesmo, já que são muitos “tecidos” para “costurar”.
QUE NADA!
Àqueles que criticam a campanha pró-eleição de candidatos locais em 2026, Netão mandou bem: os candidatos de Uberaba não são só de Uberaba, mas de toda uma região. E toda essa região está órfã de representantes. Foi além, destacando: “Não se faz política de fora pra dentro. Candidato precisa se viabilizar primeiro em Uberaba, porque depois os votos de fora vêm”.
PRA VALER
Em que pese todo partido querer lançar candidatos, Netão ressalta que os candidatos do PSD, seu partido, terão viabilidade eleitoral. Não vão ser “rabo”. E confirma que já começaram a trabalhar para eleger Ismar Marão deputado estadual em 2026.