A caminho
Licitação da Zona de Processo de Exportação (ZPE) sai ainda neste semestre. Garantia é do prefeito Paulo Piau, em entrevista à Rádio JM esta semana. Segundo ele, o investimento será feito a três mãos: parte pela Prefeitura de Uberaba, parte pelos proprietários do imóvel e a terceira parte por investidores baianos com experiência em loteamentos industriais. Como assunto ZPE é novo no Brasil, o modelo a ser implantado aqui será relativamente inédito. Se fracassar, o investimento não estará totalmente perdido, uma vez que a área poderá se transformar em distrito industrial, mediante a comercialização de lotes.
Mudanças no time
Nem que sim, nem que não. Ao ser indagado pela colega Gisele Barcelos se está pensando em promover mudanças no primeiro escalão, Piau saiu pela tangente. Mas deu a entender que poderá, sim, trocar alguns colaboradores de posto ou mesmo fazer as comentadas substituições...
Novo formato
Técnicos da Fundação Getulio Vargas voltam a Uberaba na semana que vem para arrematar o planejamento estratégico do governo municipal. A partir daí poderá haver a reforma administrativa pretendida pelo prefeito. Entre as mudanças consideradas certas está o desmembramento de duas secretarias. Trânsito e transportes serão apartados da segurança pública, que deverá ganhar secretaria exclusiva. Obras e Serviços Urbanos voltarão a ser autônomas como antigamente, substituindo a Infraestrutura. Já o Arquivo Público, ao que tudo indica, deixará de ser subordinado à Secretaria de Administração, voltando ao comando da Fundação Cultural. Poderão ser criadas as secretarias de Comunicação Social e de Projetos Especiais.
Duplicação – Embora ainda não tenha cronograma definido para início das obras, o prefeito Paulo Piau garante que o pontilhão no final da Leopoldino de Oliveira será duplicado ainda neste governo. Movimento de veículos ali é intenso. Fica pior quando a PM usa uma das pistas para blitz!
Túnel – Muita gente chama de viaduto, mas na verdade será uma passagem tipo trincheira na avenida Claricinda Rezende. Obra já está licitada e autorizada pela FCA, mas um problema técnico no projeto adiou o início do serviço.
Questão de prioridade
Na avaliação do presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, a nova batalha de Uberaba é tornar a construção da fábrica de amônia uma prioridade da Petrobras. A garantia dada pela presidente Dilma Rousseff de que a planta é nossa já foi um enorme passo para consolidar a posição de Uberaba. Agora falta a Petrobras viabilizar o investimento. É certo que a licitação foi feita. Mas ainda falta sair a ordem de serviço, que garantirá a construção da fábrica. “Essa briga para consolidar a planta de amônia precisa ser de Minas, e não apenas de Uberaba. É um investimento enorme para o Estado”, analisa Guaritá.
Antecipando
Extraoficialmente comenta-se no Codau que as obras do Água Viva na Guilherme Ferreira podem terminar antes do prazo previsto, mas, cauteloso, Luiz Guaritá Neto prefere dizer que está “trabalhando para concluí-la o mais rápido possível, e causar o menor transtorno possível para a população”.
Mais cedo - A transposição do rio Claro será antecipada em 30 dias, em relação à data de 2012. Segundo Luiz Neto, a providência é preventiva, de modo a garantir o abastecimento de água a toda a população durante a seca. No entanto, ele volta a pedir para as pessoas evitarem o desperdício, especialmente com lavação de calçadas.
Cara nova - Prefeito Paulo Piau quer agilidade no projeto de revitalização das calçadas da cidade. Vai começar pelas ruas do centro. Segundo Piau, é inadmissível a quantidade degraus e buracos nos passeios de Uberaba. Concordo!
Procissão
Depois de coroarem juntos Nossa Senhora em Romaria, o prefeito Paulo Piau e o deputado estadual Antônio Lerin vão caminhar lado a lado na procissão de Nossa Senhora da Abadia, hoje à tarde. A união faz a força e é disso que Uberaba mais precisa.
Cidadania uberabense
Presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Dinis Pinheiro, desembarca em Uberaba na segunda-feira. Vai receber título de cidadão uberabense, em cerimônia marcada para as 18h30. Antes, às 15h, receberá também o título de cidadania em Conceição das Alagoas. Dinis Pinheiro, do PSDB, é um dos nomes mais cotados para suceder ao governador Anastasia na eleição de 2014.